Pular para o conteúdo principal

12 Frases que você deve evitar em um contexto profissional



Dizer as coisas certas é importante, especialmente quando se trata de sua carreira. Não importa se você é um fundador de negócios ou um empregado em início de carreira, existem, provavelmente, palavras e frases que você está usando que geram dificuldades no seu trabalho.

Remover estas frases de suas conversas cotidianas no trabalho, pois é importante que seja mais ponderado em ambas as suas vidas profissionais e pessoais:

1. "Isso não é meu trabalho". Esse tipo de frase de autosserviço não só vai irritar seus colegas de trabalho ou gerente, ela também poderia custar o seu trabalho. Enquanto a tarefa pode não se encaixar diretamente dentro de sua descrição original de cargo, é para o bem maior da empresa que você ajude onde e quando possível.

2. "Eu vou tentar". Se você quer inspirar dúvida em quem você está falando, dia essa frase. Não só você vai eliminar a confiança dos colegas de trabalho, como também colocar dúvida na mente de seus clientes. Substitua “tentar” por "farei" para obter melhores resultados.

3. "Eu não gosto de ... " Se você está constantemente compartilhando sua aversão às coisas, seus colegas de trabalho rapidamente perceberão. Evite negatividade constante e foque em mais positividade. Por exemplo, em vez de dizer que você não gosta de reuniões, porque são muitas ou longas, descubra uma maneira para energizá-las ou mantê-las curtas.

4. "Estou muito ocupado. "É hora de encarar a música: Todo mundo é muito ocupado. Substitua essa frase com algo como: "Depois que eu resolver esta tarefa, ficarei feliz em dar uma olhada nisso".


Evite essas frases durante uma entrevista:

1. "Eu acho ..." Esta declaração só mostra insegurança, algo que você não pode arriscar em uma entrevista. Largue essa frase e a substitua por algo mais confiante como "Na minha experiência... ".

2. "Para ser honesto ... ". Afirmando isso antes de responder a uma pergunta pode levar o entrevistador a acreditar que você não estava sendo honesto, durante o resto de sua entrevista. Evite esta frase completamente e nunca minta durante uma entrevista.

3. "Eu, eu, eu”. Se todo o seu processo de pensamento durante a sua entrevista é em relação a si mesmo, ele virá através de como você vai responder a perguntas. A empresa quer saber o que você vai trazer para a posição em aberto.

4. "Meu emprego anterior era horrível ...". Falar mal nunca é uma boa ideia, isso mostra que você é desonesto ou desleal. Se você não tem algo bom a dizer sobre o seu emprego atual ou anterior, então é melhor não dizer nada disso. Qualquer tipo de negatividade em relação a uma empresa ou gerente pode rotulá-lo como uma má contratação.


Remover estas palavras do seu currículo:

1. "Altamente qualificado". Mostre, não diga. Basta escrever isto, liste as experiências que fazem você altamente qualificado.

2. "Familiarizado com ...". Mais uma vez, é essencial mostrar a um entrevistador exatamente como você já usou programas, técnicas ou habilidades específicas. Basta listar sua familiaridade.

3. "Trabalho em equipe". Como você participou na equipe? Evite serviço de apoio e compartilhe experiências e realizações que obteve através de trabalho em equipe, algo concreto.

4. "Solucionador de problemas". Em vez disso, escreva em seu currículo as suas habilidades que o caracteriza um solucionador de problemas. Por exemplo, compartilhe uma conquista de resolução de problemas que beneficiou seu empregador anterior ou um cliente.

Não deixe que o que você diz impeça o deslanchar de sua carreira! Avalie seu vocabulário para garantir que você demonstra positividade e confiança.


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

POZIN, Ilya.  12 Phrases you should never say in a professional context. Business Insider.  Disponível em http://www.businessinsider.com/unprofessional-phrases-2014-2 > Acessado em 02 de Mar. de 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: FTA

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas
FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a:
-Melhoria de um produto ou processo já em operação. A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto.
A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e eliminar problemas potenciais de forma siste…

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC (Process Decision Program Chart)

O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota
O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas.
Deve-se usá-lo quando:
1.A tarefa é nova ou única; 2.O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.A eficiência de implementação é crítica. 4.Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.Desenvolvimento e introdução de novos produtos
O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável.
Roteiro para Construção:
O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas:
• Fluxo básico • Macro-DPD • Micro-DPD

Roteiro Básico:
1.Definir os pontos de partida e de chegada 2.Traçar um plano otimista  3.Pensar sobre fatos qu…