Pular para o conteúdo principal

12 Frases que você deve evitar em um contexto profissional



Dizer as coisas certas é importante, especialmente quando se trata de sua carreira. Não importa se você é um fundador de negócios ou um empregado em início de carreira, existem, provavelmente, palavras e frases que você está usando que geram dificuldades no seu trabalho.

Remover estas frases de suas conversas cotidianas no trabalho, pois é importante que seja mais ponderado em ambas as suas vidas profissionais e pessoais:

1. "Isso não é meu trabalho". Esse tipo de frase de autosserviço não só vai irritar seus colegas de trabalho ou gerente, ela também poderia custar o seu trabalho. Enquanto a tarefa pode não se encaixar diretamente dentro de sua descrição original de cargo, é para o bem maior da empresa que você ajude onde e quando possível.

2. "Eu vou tentar". Se você quer inspirar dúvida em quem você está falando, dia essa frase. Não só você vai eliminar a confiança dos colegas de trabalho, como também colocar dúvida na mente de seus clientes. Substitua “tentar” por "farei" para obter melhores resultados.

3. "Eu não gosto de ... " Se você está constantemente compartilhando sua aversão às coisas, seus colegas de trabalho rapidamente perceberão. Evite negatividade constante e foque em mais positividade. Por exemplo, em vez de dizer que você não gosta de reuniões, porque são muitas ou longas, descubra uma maneira para energizá-las ou mantê-las curtas.

4. "Estou muito ocupado. "É hora de encarar a música: Todo mundo é muito ocupado. Substitua essa frase com algo como: "Depois que eu resolver esta tarefa, ficarei feliz em dar uma olhada nisso".


Evite essas frases durante uma entrevista:

1. "Eu acho ..." Esta declaração só mostra insegurança, algo que você não pode arriscar em uma entrevista. Largue essa frase e a substitua por algo mais confiante como "Na minha experiência... ".

2. "Para ser honesto ... ". Afirmando isso antes de responder a uma pergunta pode levar o entrevistador a acreditar que você não estava sendo honesto, durante o resto de sua entrevista. Evite esta frase completamente e nunca minta durante uma entrevista.

3. "Eu, eu, eu”. Se todo o seu processo de pensamento durante a sua entrevista é em relação a si mesmo, ele virá através de como você vai responder a perguntas. A empresa quer saber o que você vai trazer para a posição em aberto.

4. "Meu emprego anterior era horrível ...". Falar mal nunca é uma boa ideia, isso mostra que você é desonesto ou desleal. Se você não tem algo bom a dizer sobre o seu emprego atual ou anterior, então é melhor não dizer nada disso. Qualquer tipo de negatividade em relação a uma empresa ou gerente pode rotulá-lo como uma má contratação.


Remover estas palavras do seu currículo:

1. "Altamente qualificado". Mostre, não diga. Basta escrever isto, liste as experiências que fazem você altamente qualificado.

2. "Familiarizado com ...". Mais uma vez, é essencial mostrar a um entrevistador exatamente como você já usou programas, técnicas ou habilidades específicas. Basta listar sua familiaridade.

3. "Trabalho em equipe". Como você participou na equipe? Evite serviço de apoio e compartilhe experiências e realizações que obteve através de trabalho em equipe, algo concreto.

4. "Solucionador de problemas". Em vez disso, escreva em seu currículo as suas habilidades que o caracteriza um solucionador de problemas. Por exemplo, compartilhe uma conquista de resolução de problemas que beneficiou seu empregador anterior ou um cliente.

Não deixe que o que você diz impeça o deslanchar de sua carreira! Avalie seu vocabulário para garantir que você demonstra positividade e confiança.


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

POZIN, Ilya.  12 Phrases you should never say in a professional context. Business Insider.  Disponível em http://www.businessinsider.com/unprofessional-phrases-2014-2 > Acessado em 02 de Mar. de 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o