A
crítica fere a maioria das pessoas, mas se for dada da forma correta, ela pode
inspirar tanto quem critica e quanto criticado.
Não
há nada agradável sobre a crítica. Mesmo a mais bem intencionada crítica ainda
incomoda. As pessoas gostam de estarem certas, corretas e realizadas, e quando
elas não estão, dói ouvir a verdade, não importa quão bom sua crítica tenta
ser. Ainda assim, para aqueles que se esforçam em melhorar, o valor de feedback
direto, não importa quão dolorosa seja a crítica. E, enquanto a crítica não seja
mal-intencionada, ela pode realmente construir um maior nível de confiança,
fornecendo uma crítica construtiva com cuidado e empatia.
Então,
se você está avaliando um empregado, um membro da família ou amigo, aqui estão
cinco dicas para tornar a sua crítica uma experiência positiva.
1. Tenha
objetivos claros
Pergunte
a si mesmo qual é o melhor resultado possível dessa crítica. Se você está
simplesmente contestando, sem intenção, provavelmente não vai conseguir nada,
mas somente rancor e ressentimento. Talvez só esteja prolongando um eventual caso
de rompimento, por desperdício de energia e emoção, adiando o inevitável.
Por
outro lado, se você se encontrar o alvo de uma crítica, veja se pode contornar
a situação, informando a seu criticado o que se espera que ele faça. Na melhor
das hipóteses, você pode obter uma compreensão do problema real. Na pior das
hipóteses, você saberá que é hora de sair de forma graciosa e voluntária.
2. Crie
um ambiente neutro
Considere
o tempo e lugar certos para a sua crítica. Normalmente a crítica na frente de
uma multidão não ajuda muito e, geralmente leva à humilhação. Políticas de
recursos humanos podem exigir a presença de um terceiro, mas é melhor ter
certeza de que a pessoa seja bastante neutra, para que ninguém se sinta pressionado.
A melhor maneira de neutralizar a tensão é com humor apropriado. Você pode
construir uma conexão e derrubar as defesas, partilhando a sua experiência
pessoal de erros bobos que já teve ao longo de sua carreira. Isso ajuda o
sujeito a se relacionar com a sua humanidade, antes de abordar suas próprias
inadequações.
Se
você é o único na berlinda e se sente ameaçado ou constrangido com o seu
ambiente ao ser criticado, fale. Peça para se deslocar para uma área privada ou
para marcar um encontro em um futuro próximo. Prepare-se para as informações
que você receberá. Fique atento com a linguagem corporal aberta para que seu
crítico relaxe também.
3. Use poucas palavras com mais significado
O
sujeito tem uma voz interior forte durante uma crítica e fica provável ansioso,
de modo a manter a sua crítica breve e direta ao ponto. Quanto mais você fala,
mais provável que se distrairá dos pontos-chave e será difícil de lembrá-los.
Planeje sua conversa com antecedência e por escrito, de modo que o sujeito
possa ficar com uma direção clara sobre como melhorar.
Quando
você está recebendo uma crítica, deixe-a falar a sua mente. Se você discute de
imediato, aparenta que você está fechado e defensivo. Melhor concordar e
considerar o feedback dado. Depois, você pode revisitar a conversa com o
pensamento cuidadoso e talvez um pouco de autocrítica, se justifica. Você vai
ser levado mais a sério quando sua resposta for bem contemplada e bem
articulada.
4. Alinhe
a crítica com os objetivos da pessoa
A
crítica de autosserviço cai em ouvidos surdos. Conheça os seus assuntos bem o
suficiente para explicar como as suas sugestões irão ajudá-los a alcançar seus
objetivos desejados. Se eles são comprometidos com o resultado, provavelmente
serão mais abertos a sugestões, independentemente de como se sentem sobre você
ou outras pessoas envolvidas. Por exemplo, se o seu objetivo é ser um líder
incrível, então lidar com objeções de outras pessoas torna-se essencial para o
seu sucesso. Forneça o contexto para o progresso e a crítica será bem-vinda.
Quando
você é o único que está sendo criticado tente voltar par si mesmo. Ouça
objetivamente o que está sendo dito. Se você conhece bem os seus objetivos, será
capaz de melhor identificar e filtrar os bons conselhos do falatório
injustificado de lunáticos.
5. Incentive a autocrítica
Em
vez de simplesmente expor uma lista de infrações, descreva cenários a partir de
um ponto de vista objetivo e faça perguntas-chave para que possa tirar suas
próprias conclusões sobre suas fraquezas. Fazer perguntas para entender a
partir de uma perspectiva de gestão porque de um comportamento diferente é mais
adequado. Quando declarar algo, fique longe de ataques diretos. Use uma
linguagem "Eu" e fale de sua própria experiência.
Todos
devem fazer regularmente a sua própria autoavaliação. Tente antecipar os
pontos-chave de qualquer crítica antes que aconteça. Se você é capaz de iniciar
a conversa, listando suas próprias falhas e sugerindo soluções no início, vai
desarmar seus críticos e, provavelmente, impressioná-los também. Então, com essa
experiência você vai se sentir como uma relação do tipo ganha - ganha para
ambos.
REFERÊNCIAS:
Tradução e adaptação do texto original de:
DAUM, K. How
to give (and receive) positive criticism.
Inc. Magazine. Disponível em < http://www.inc.com/kevin-daum/how-to-give-and-recieve-positive-criticism.html?nav=next
> Acessado em
01 de Jun. 2013.
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