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Como dar e receber crítica positiva



A crítica fere a maioria das pessoas, mas se for dada da forma correta, ela pode inspirar tanto quem critica e quanto criticado.

Não há nada agradável sobre a crítica. Mesmo a mais bem intencionada crítica ainda incomoda. As pessoas gostam de estarem certas, corretas e realizadas, e quando elas não estão, dói ouvir a verdade, não importa quão bom sua crítica tenta ser. Ainda assim, para aqueles que se esforçam em melhorar, o valor de feedback direto, não importa quão dolorosa seja a crítica. E, enquanto a crítica não seja mal-intencionada, ela pode realmente construir um maior nível de confiança, fornecendo uma crítica construtiva com cuidado e empatia.

Então, se você está avaliando um empregado, um membro da família ou amigo, aqui estão cinco dicas para tornar a sua crítica uma experiência positiva.


1.   Tenha objetivos claros

Pergunte a si mesmo qual é o melhor resultado possível dessa crítica. Se você está simplesmente contestando, sem intenção, provavelmente não vai conseguir nada, mas somente rancor e ressentimento. Talvez só esteja prolongando um eventual caso de rompimento, por desperdício de energia e emoção, adiando o inevitável.

Por outro lado, se você se encontrar o alvo de uma crítica, veja se pode contornar a situação, informando a seu criticado o que se espera que ele faça. Na melhor das hipóteses, você pode obter uma compreensão do problema real. Na pior das hipóteses, você saberá que é hora de sair de forma graciosa e voluntária.

2.   Crie um ambiente neutro

Considere o tempo e lugar certos para a sua crítica. Normalmente a crítica na frente de uma multidão não ajuda muito e, geralmente leva à humilhação. Políticas de recursos humanos podem exigir a presença de um terceiro, mas é melhor ter certeza de que a pessoa seja bastante neutra, para que ninguém se sinta pressionado. A melhor maneira de neutralizar a tensão é com humor apropriado. Você pode construir uma conexão e derrubar as defesas, partilhando a sua experiência pessoal de erros bobos que já teve ao longo de sua carreira. Isso ajuda o sujeito a se relacionar com a sua humanidade, antes de abordar suas próprias inadequações.

Se você é o único na berlinda e se sente ameaçado ou constrangido com o seu ambiente ao ser criticado, fale. Peça para se deslocar para uma área privada ou para marcar um encontro em um futuro próximo. Prepare-se para as informações que você receberá. Fique atento com a linguagem corporal aberta para que seu crítico relaxe também.

3.    Use poucas palavras com mais significado

O sujeito tem uma voz interior forte durante uma crítica e fica provável ansioso, de modo a manter a sua crítica breve e direta ao ponto. Quanto mais você fala, mais provável que se distrairá dos pontos-chave e será difícil de lembrá-los. Planeje sua conversa com antecedência e por escrito, de modo que o sujeito possa ficar com uma direção clara sobre como melhorar.

Quando você está recebendo uma crítica, deixe-a falar a sua mente. Se você discute de imediato, aparenta que você está fechado e defensivo. Melhor concordar e considerar o feedback dado. Depois, você pode revisitar a conversa com o pensamento cuidadoso e talvez um pouco de autocrítica, se justifica. Você vai ser levado mais a sério quando sua resposta for bem contemplada e bem articulada.

4.   Alinhe a crítica com os objetivos da pessoa

A crítica de autosserviço cai em ouvidos surdos. Conheça os seus assuntos bem o suficiente para explicar como as suas sugestões irão ajudá-los a alcançar seus objetivos desejados. Se eles são comprometidos com o resultado, provavelmente serão mais abertos a sugestões, independentemente de como se sentem sobre você ou outras pessoas envolvidas. Por exemplo, se o seu objetivo é ser um líder incrível, então lidar com objeções de outras pessoas torna-se essencial para o seu sucesso. Forneça o contexto para o progresso e a crítica será bem-vinda.

Quando você é o único que está sendo criticado tente voltar par si mesmo. Ouça objetivamente o que está sendo dito. Se você conhece bem os seus objetivos, será capaz de melhor identificar e filtrar os bons conselhos do falatório injustificado de lunáticos.

5.    Incentive a autocrítica

Em vez de simplesmente expor uma lista de infrações, descreva cenários a partir de um ponto de vista objetivo e faça perguntas-chave para que possa tirar suas próprias conclusões sobre suas fraquezas. Fazer perguntas para entender a partir de uma perspectiva de gestão porque de um comportamento diferente é mais adequado. Quando declarar algo, fique longe de ataques diretos. Use uma linguagem "Eu" e fale de sua própria experiência.

Todos devem fazer regularmente a sua própria autoavaliação. Tente antecipar os pontos-chave de qualquer crítica antes que aconteça. Se você é capaz de iniciar a conversa, listando suas próprias falhas e sugerindo soluções no início, vai desarmar seus críticos e, provavelmente, impressioná-los também. Então, com essa experiência você vai se sentir como uma relação do tipo ganha - ganha para ambos.

REFERÊNCIAS: 

Tradução e adaptação do texto original de:

 

DAUM, K. How to give (and receive) positive criticism.  Inc. Magazine. Disponível em < http://www.inc.com/kevin-daum/how-to-give-and-recieve-positive-criticism.html?nav=next > Acessado em 01 de Jun. 2013.

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