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As reais implicações da regra 80-20 do Princípio de Pareto.



Imagine um estádio de futebol lotado de 50.000 clientes e potenciais clientes de sua empresa. Como aumentar o negócio que você administra a partir desses clientes? Bem, com um público cativo como este você pode anunciar nos cartazes dentro e fora do estádio, no placar do estádio, ou talvez patrocinar alguns anúncios nos uniformes dos times. Pode colocar seus logotipos nos encostos das cadeiras ou os nos guardanapos dos cachorros quentes... Todos os itens acima.

Mas, a verdade é que alguns desses clientes serão inevitavelmente muito mais valiosos para você do que os outros, e seu investimento em marketing seria muito mais produtivo se você soubesse quem eles são.

O Princípio de Pareto, também conhecido como regra 80-20, sugere que há uma inclinação para o valor de seus clientes, e que 80% de seu lucro vêm provavelmente de apenas 20% de seus clientes. Claro que, a magnitude real desta inclinação seja diferente em diferentes tipos de empresas. Para uma companhia aérea provavelmente, seja tão íngreme a distribuição 90-10, enquanto que para um supermercado, por exemplo, pode ser 70-30 ou mesmo superficial. Qualquer que seja a inclinação, o resultado é uma espécie de "distribuição de lei de potência" de valores, e isso é muito diferente de uma curva normal padrão ou curva de Gauss.

O que algumas pessoas esquecem sobre este tipo de distribuição é que, se 20% dos seus clientes correspondem a 80% do seu negócio, em seguida, os 20% dos 20% que mais impactam os 80% correspondem a 80% dos 80%, e assim por diante. Isto significa que os 4% mais de sua pasta de clientes representam 64% de seu lucro, a parte superior de 0,8% de seus clientes são responsáveis ​​por cerca de 50% de seu lucro, e os 0,16% dos clientes dão-lhe cerca de 40% de seu lucro.

Se a sua pasta de clientes tem uma inclinação de 80-20, então em algum lugar neste estádio lotado de 50.000 clientes há cerca de 80 clientes que correspondem cerca de 2/3 da quantidade de negócios realizados pelas outros 49.920 clientes juntos!

Então, ao invés de pagar para divulgar a sua mensagem publicitária para todos os 50 mil clientes com uma série de iniciativas em todo o estádio, por que não investir um pouco do seu orçamento de marketing em primeiro lugar apenas para descobrir onde no estádio essas 80 pessoas realmente estão sentadas? Então, você pode contratar algumas pessoas para subir para as arquibancadas, sentarem ao lado de cada um desses 80 clientes e oferecê-los um cachorro-quente e bebidas. Durante a conversa com eles, não se esqueça de dizer-lhes: "Se você pode nos dizer o que é preciso para fazê-los mais felizes com a nossa marca, que é o que temos que fazer para você...”.

Até o final do jogo você terá disseminado para 40% do mercado, e todo o processo foi conduzido longe dos olhos dos seus concorrentes. Este é o verdadeiro poder do marketing direto e interativo. Marketing um a um. Marketing centrado no cliente.

Claro, o estádio é apenas uma metáfora, e no mundo real há muito mais do que isso.

1.      Análise primeiro. Você precisará de análises confiáveis ​​e sofisticadas não apenas para classificar os clientes por valor, mas também para determinar onde e como você pode interagir com eles individualmente (ou seja, onde eles estão "sentados no estádio").

2.      Interação. Você também terá que ser capaz de conduzir discussões individuais com cada cliente, a fim de obter o feedback deles (conhecimento dos clientes) sobre o que seria necessário para comprar mais do seu negócio.

3.      Personalização (por último, mas provavelmente a capacidade mais difícil de todos). Você precisará tratar clientes diferentes de forma diferente, adaptando o seu tratamento a um cliente individual com as especificações dos clientes, de modo que você possa atender a sua promessa de serviço personalizado para cada um deles.


REFERÊNCIAS:

Extraído, traduzido e adaptado do texto original de:

PEPPERS, Don. The real implications of the 80-20 rule.  Linkedin.com. Disponível em< http://www.linkedin.com/today/post/article/20121002115903-17102372-the-real-implications-of-the-80-20-rule > Acessado em 07 de Jun. 2013.

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