Quando
uma empresa se esforça para implementar uma estratégia, muitas vezes a primeira
reação é a de redesenhar o organograma. Isto é dispendioso e muitas vezes
ineficaz. Ao invés de mexer com a estrutura e os incentivos, as organizações
devem olhar para o funcionamento interno da empresa e desenvolver alavancas
mais eficazes, como tomada de decisão, fluxo de informação e motivadores. Enfatize
nos clientes, pois não se trata apenas de estrutura. Acredite que a mudança na
estrutura é apenas uma componente que permite uma organização implementar a estratégia.
O segredo da implementação da estratégia bem sucedida está em como os executivos podem entender o "DNA" de suas organizações: não apenas as linhas do organograma, mas a forma como as decisões são tomadas, como os fluxos de informação e o que motiva as pessoas. Então, eles podem usar esse entendimento para limpar o caminho para que eles sejam capazes de realizarem sua estratégia.
Mas, como as ideias podem ser aplicadas em suas próprias organizações? Entenda por meio de uma ideia na prática, que fornece um vislumbre de como uma organização superou os obstáculos que as impediam de implementar e mudar uma estratégia crítica. Executivos de uma empresa europeia de bens industriais identificaram as questões culturais e organizacionais que estavam no caminho que alteravam a tomada de decisão e o fluxo de informações ao invés de fazer alterações caras e prejudiciais para a estrutura formal da organização.
Há várias lições importantes a partir da experiência desta empresa na “Ideia na Prática”. Aqui está uma prévia:
1. Encontre uma linguagem comum. Certifique-se de que todos podem falar sobre os problemas que enfrentam na implementação da mesma maneira.
2. Faça o que diz (walk the talk). As pessoas no topo da organização precisam
acreditar nas mudanças e visivelmente apoiá-los para que os demais na
organização estejam motivados para mudarem o comportamento.
3. Concentre-se em mudanças tanto organizacionais quanto comportamentais. É mais eficaz mudar ambos do que focar em um ou noutro.
4. Conheça sua organização. Não há uma abordagem única para melhorar a capacidade de uma organização para implementar uma estratégia. Você deve encontrar o que funciona melhor para a organização.
Para saber mais sobre como sua empresa pode melhorar a sua capacidade para implementar, leia, aplique as quatro dicas acima e compartilhe o que você aprendeu.
REFERÊNCIAS:
Comentários
Postar um comentário