Pular para o conteúdo principal

Os segredos para execução da estratégia de sucesso: a ideia em prática



Quando uma empresa se esforça para implementar uma estratégia, muitas vezes a primeira reação é a de redesenhar o organograma. Isto é dispendioso e muitas vezes ineficaz. Ao invés de mexer com a estrutura e os incentivos, as organizações devem olhar para o funcionamento interno da empresa e desenvolver alavancas mais eficazes, como tomada de decisão, fluxo de informação e motivadores. Enfatize nos clientes, pois não se trata apenas de estrutura. Acredite que a mudança na estrutura é apenas uma componente que permite uma organização implementar a estratégia.

O segredo da implementação da estratégia bem sucedida está em como os executivos podem entender o "DNA" de suas organizações: não apenas as linhas do organograma, mas a forma como as decisões são tomadas, como os fluxos de informação e o que motiva as pessoas. Então, eles podem usar esse entendimento para limpar o caminho para que eles sejam capazes de realizarem sua estratégia.

Mas, como as ideias podem ser aplicadas em suas próprias organizações? Entenda por meio de uma ideia na prática, que fornece um vislumbre de como uma organização superou os obstáculos que as impediam de implementar e mudar uma estratégia crítica. Executivos de uma empresa europeia de bens industriais identificaram as questões culturais e organizacionais que estavam no caminho que alteravam a tomada de decisão e o fluxo de informações ao invés de fazer alterações caras e prejudiciais para a estrutura formal da organização.

Há várias lições importantes a partir da experiência desta empresa na “Ideia na Prática”. Aqui está uma prévia:


1. Encontre uma linguagem comum. Certifique-se de que todos podem falar sobre os problemas que enfrentam na implementação da mesma maneira.

2. Faça o que diz (walk the talk). As pessoas no topo da organização precisam acreditar nas mudanças e visivelmente apoiá-los para que os demais na organização estejam motivados para mudarem o comportamento.

3. Concentre-se em mudanças tanto organizacionais quanto comportamentais. É mais eficaz mudar ambos do que focar em um ou noutro.

4. Conheça sua organização. Não há uma abordagem única para melhorar a capacidade de uma organização para implementar uma estratégia. Você deve encontrar o que funciona melhor para a organização.

Para saber mais sobre como sua empresa pode melhorar a sua capacidade para implementar, leia, aplique as quatro dicas acima e compartilhe o que você aprendeu.

REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

STEFFEN, I; CANNER, N e NEILSON, G.  The Secrets to Successful Strategy Execution: The Idea in Practice. Havard Business Review. Disponível em <http://blogs.hbr.org/cs/2012/01/the_secrets_to_successful_stra.html?referral=00563&cm_mmc=email-_-newsletter-_-daily_alert-_-alert_date&utm_source=newsletter_daily_alert&utm_medium=email&utm_campaign=alert_date> Acessado em 25 de Mai. 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...