Pular para o conteúdo principal

4 Traços de um líder extraordinário



Vamos ser honestos: Ninguém quer falhar. Mas, se você é um líder, provavelmente já falhou em um ponto ou outro.

Uma das razões mais comuns para o fracasso é a falta de elementos essenciais necessários para liderar agora e bem. Aqui estão quatro traços que você deve possuir, se quiser ser bem sucedido como um líder:

1. Autenticidade

Todos os líderes enfrentam a tentação de projetarem uma personalidade, em vez de serem eles mesmos. Pensam que, para manterem a confiança de sua equipe, devem ser impecáveis, sem defeitos e sábios. No entanto, a maioria das organizações precisa de um líder autêntico, não um perfeito.

Os líderes atuais precisam desenvolver a arte da autoconsciência. Pare de tentar imitar alguém e comece a ser você mesmo. Compartilhe e seja honesto sobre suas próprias lutas. Ao fazer isso, você vai ganhar imediatamente influência.

2. Coragem

Como líder, você não pode ser covarde. Deve estar disposto a ser ousado e correr riscos. Será que vai ser difícil? Absolutamente. Será que às vezes vai ser assustador? Provavelmente. Mas, a coragem não está à espera que seu medo vá embora, a coragem é sempre enfrentar decisões difíceis e conversas de cabeça erguida.

Você pode achar que não nasceu com essa característica. A boa notícia é que a coragem pode ser aprendida. Comece a praticar agora.

3. Princípios

Cada organização falha em um momento ou outro. Se um líder é íntegro, no momento da falha, ele será muito mais propenso a aprender com ela e seguir em frente para o sucesso.

Líderes são definidos por seus pontos fortes e convicções internas, não pela representação externa de quem eles são. Seu personagem vai determinar o seu nível de liderança e seu legado.

Viver em princípio é uma essência que irá ajudá-lo a liderar bem e terminar bem. Há três elementos para se tornar um líder de princípios: humildade, disciplina e integridade.

Quer saber se você possui estes três princípios valiosos? Comece a procurar no seu discurso frases como: "Me desculpe", "obrigado" e "eu confio em você". Atente para os padrões de "nós" e "nós" versus "eu" e "meu".

Pratique a arte desses princípios e estabeleça um sistema de responsabilização para ajudar a mantê-lo fundamentado. Ninguém gosta de um líder birrento.

Cada grande líder compartilha pelo menos um desejo: Crescer. Muito poucos líderes bem sucedidos dizem: "Eu acho que estamos quase tão bem sucedidos quanto precisamos ser. Decidi que deveríamos desacelerar a partir de agora".

Se você quer crescer, comece a colaborar. Os líderes tendem a se afastar dos outros líderes, porque eles não querem revelar os seus segredos, mas essa mentalidade é atrasada.

Colaboração cria inovação, reduz riscos desnecessários e amplia o sucesso. Se você deseja avançar o seu nível de liderança, uma das melhores coisas que pode fazer é construir pontes.

4. Espírito de colaboração

Comece a procurar dois tipos de organizações: uma que tem diferenças filosóficas profundas e outra que está na mesma linha de trabalho, mas que não seja uma concorrente direta. Uma vez que você as encontrou, marque uma reunião e comece a compartilhar as melhores práticas e ideias. Você será reconhecido pelo que fez.

Tem-se dito que se seguir é fácil, mas liderar é difícil. Isto é, sem dúvida, verdadeiro. Liderar neste século é uma tarefa difícil. Mas, se você mover em direção a esses hábitos e características saudáveis o ajudará a se tornar um promotor de mudanças bem sucedidas capazes de alavancar a sua influência para o bem do mundo e para o bem coletivo.


REFERÊNCIAS:      

Extraído, traduzido e adaptado do texto original de:

CARR, S. J. e LIFE, B. 4 Traits Of Extraordinary Bosses.  Business Insider – Careers contributors. Disponível em< http://www.businessinsider.com/4-traits-of-extraordinary-bosses-2013-5?nr_email_referer=1&utm_source=Triggermail&utm_medium=email&utm_term=Business%20Insider%20Select&utm_campaign=Business%20Insider%20Select%202013-05-23&utm_content=emailshare > Acessado em 23 de Mai. 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o