Muitos
gerentes erroneamente temem que os esforços focados na redução do estresse
empregado exijam a redução da produtividade ou a criação de um clima de “clube
privado” de baixas expectativas e cargas de trabalho reduzidas.
Assim, eles evitam até mesmo falar sobre o stress dos empregados. No entanto, a percepção de que a redução do estresse empregado requer práticas, políticas ou padrões de trabalho que reduzam a produtividade dos empregados não poderia estar mais distante da verdade.
Assim, eles evitam até mesmo falar sobre o stress dos empregados. No entanto, a percepção de que a redução do estresse empregado requer práticas, políticas ou padrões de trabalho que reduzam a produtividade dos empregados não poderia estar mais distante da verdade.
Na verdade, o oposto é verdadeiro.
O custo mais elevado de empregados estressados
Quando as organizações gerenciam de forma que trazem o melhor das pessoas, elas também reduzem o estresse dos empregados. É por isso que a maioria das 100 Melhores Empresas para se Trabalhar da Revista Fortune, são as líderes da indústria e desfrutam de alta produtividade dos empregados. Empregados estressados, cansados e aborrecidos são menos propensos a produzirem produtos de alta qualidade, prestar serviços de excelência ao cliente ou inovarem.
Empregados estressados, cansados e aborrecidos incorrem em maiores custos com saúde, acidentam-se mais, cometem mais erros, têm medo e resistência mudança, pensam dentro da caixa e prestam um péssimo serviço aos clientes.
Os empregados que se sentem apaixonados pelo seu trabalho e energizados para ir ao trabalho são a chave para o sucesso de um empregador.
A chave para maximizar a produtividade e minimizar o estresse é compreender os fatores que influenciam se as pessoas que trabalham muito vão sentir-se estressadas e aborrecidas, ou se elas vão sentir-se motivadas, estimuladas e comprometidas. A investigação científica sobre o estresse, combinada com as melhores práticas de empresas de alto desempenho oferece pistas claras sobre que fatores determinam se os empregados serão estressados ou energizados por demandas de trabalho.
Para maximizar a produtividade e o desempenho e reduzir o estresse dos empregados, as organizações podem:
1.
Dê ao empregado tanto quanto possível,
o controle sobre seu trabalho.
Décadas
de pesquisas mostram que o controle é o maior fator para sabermos se as pessoas
se sentem estressadas ou revigoradas quando enfrentam um desafio. Quanto
mais as pessoas têm controle sobre suas atividades, teremos maior satisfação no
trabalho, maior qualidade de seu trabalho e o menor nível de estresse. Dar
empregados controle aos empregados inclui: Dar-lhes o poder de tomada de
decisões relacionadas com as suas atividades, a flexibilidade para organizar
melhor seu trabalho e autoridade para proporem e implementarem melhorias em
suas atividades. Fazer isso requer que você forneça a formação, informação e
treinamentos que eles precisam para tomar decisões inteligentes.
2.
Comunique de forma clara e frequente sobre
tudo que é importante para eles e para a organização. Uma das maiores fontes de estresse dos
empregados é não saber: Não saber sobre as mudanças que ocorrem na empresa, não
saber das expectativas do seu supervisor
e dos seus desempenhos e não saber se eles estão fazendo um bom trabalho.
Comunicar-se claramente nestas áreas não só reduz o estresse dos empregados,
como também, ajuda a fazer um trabalho muito melhor. Se
você for como a maioria dos gerentes e a maioria dos empregadores, os realmente
bons, você pode fazer muitas coisas melhores sobre este assunto.
3.
Comunique
continuamente com seus empregados sobre o que torna a sua empresa grande, como
você trazer valor para seus clientes, e como seus empregados fazem com que isso
seja possível. As
pessoas querem sentir-se parte de algo grande e saberem que elas estão dando
uma contribuição significativa para o crescimento e realização dos objetivos da
organização. Quando elas se sentem dessa forma, não só se tornam energizados
por desafios, como também, podem suportar pressões muito maiores e serem
demandas sem se tornarem aborrecidas.
Coloque
esse princípio em ação, certificando-se sempre de fornecer um produto de alta
qualidade ou serviço. Compartilhe com seus empregados histórias sobre o valor que
a sua empresa fornece a seus clientes e ligue essas histórias de como o seu
trabalho de alta qualidade tornou tudo possível. Compartilhe
histórias, não apenas passando um e-mail
do cliente ou dizendo alguma história boba de segunda mão em um boletim da
empresa. Entreviste o cliente. Mantenha-os em foco. Mostre-os
aos seus colegas de trabalho em reuniões da empresa e no seu site. Use-os
como ferramentas de ensino, explicando como que eles tornaram essa história
possível.
4.
Certifique-se de que os supervisores
saibam identificar o melhor nas pessoas. Supervisores,
obviamente, desempenham um grande papel no moral, no desempenho e nível de
estresse dos empregados. Supervisores
com habilidades deficientes de gestão ou com problemas pessoais, não só não
podem ajudar os empregados a lidarem com momentos de estresse, como eles
próprios são uma grande fonte de stress. O
tempo e os recursos financeiros que você investe em seleção e treinamento de
gestores vão pagar grandes dividendos na redução do stress dos empregados,
aumentando a produtividade e minimizando a rotatividade (turnover). Além
disso, a coragem de expor os gestores que continuam maltratando as pessoas, ou
simplesmente gerenciando mal, será compensada em termos de redução do estresse e
maior desempenho do empregado. Também, aumentará
o respeito dos empregados com a liderança.
5.
Incentive
os empregados a cultivarem a sua rede social interna. Um “ambiente
que prima tudo pelo trabalho e nada de divertimento" faz com que as
pessoas se estressem e se aborreçam rapidamente. Ter
um ambiente de trabalho onde os colegas de trabalho podem falar de forma
transparente é especialmente importante em cargos que exigem alta pressão. Incentivar
as conexões entre os colegas de trabalho também reduz o stress, pois o apoio
social reduz os efeitos negativos de situações estressantes.
De
acordo com várias pesquisas científicas, ter apoio de amigos e dos membros da
família é um dos fatores mais importantes que influenciam a capacidade da
pessoa em lidar com o stress e grandes crises da vida, sem se tornar
fisicamente ou emocionalmente comprometido. Assim,
os empregadores com uma cultura de “trabalhador saudável” e camaradagem
normalmente têm uma força de trabalho muito mais flexível e resistente.
6.
Ajude os empregados a estruturarem suas
atividades as mais recompensadoras possíveis. Embora,
nem todos os trabalhos são igualmente gratificantes e satisfatórios, muito pode
ser feito para torná-los cada vez mais desejável e mais agradável. Quanto
mais oportunidades os empregados tiverem para a tomada de decisões, usarem as
suas mentes e assumirem responsabilidades, mais satisfeitos eles serão. Portanto,
os empregados precisam estar envolvidos no processo de enriquecimento do
trabalho. Se
os empregados trabalharam durante anos em um ambiente onde sempre lhes disseram
o que fazer, provavelmente levará tempo para eles aprenderem a ter uma
abordagem mais responsável e ativa.
7.
Melhore os processos de recrutamento, seleção,
alocação e ambientação.
Porque
os primeiros meses no cargo são frequentemente os mais estressantes, os novos empregados
são frequentemente os mais vulneráveis a acidentes e lesões. Para
as empresas que têm uma abordagem "nadar ou afundar" para os novos empregados,
estes primeiros meses são também um momento de alta rotatividade. Quanto
mais eficaz for o processo de recrutamento e seleção, a alocação e a
ambientação do novo contratado, provavelmente, eles estarão melhores adequados
e preparados para os seus empregos.
8.
Certifique-se que os empregados têm os
recursos e os treinamentos necessários e adequados para realizarem bem seu
trabalho. Em
uma estrutura de trabalho configurada para falhar, os empregados regularmente
sentem "agonia da derrota" e são forçados a irem todos os dias para o
trabalho. Muitos empregadores fazem com que os empregados experimentem esta
agonia, não oferecendo as ferramentas, tecnologias, tempo, pessoal, ou
treinamentos para fazerem o e seus trabalhos bem feitos.
Quando os
empregados experimentam a “agonia da derrota” diariamente, torna-se uma
frustração, um fracasso e uma derrota. E eles usaram todas as suas energias
apenas lidar com os obstáculos ao sucesso espalhados em seus caminhos. Esta
energia não estará disponível para alta produtividade, atendimento de
excelência ao cliente e terem atitudes proativas quando confrontados com
grandes desafios.
REFERÊNCIAS:
Tradução e adaptação do texto original de:
LEE, David. Yes, you
can reduce employee stress – and maximize performance, too. TLNT. Disponível
em< http://www.tlnt.com/2012/07/26/yes-you-can-reduce-employee-stress-and-maximize-performance-too/?utm_source=TLNT&utm_campaign=9ebdc5942e-tlnt-daily-how-you-can-reduce-employee-stress-and&utm_medium=email
> Acessado em 03 de Ago. de 2012
Comentários
Postar um comentário