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8 dicas para reduzir o stress e maximizar o desempenho do empregado simultaneamente.


Muitos gerentes erroneamente temem que os esforços focados na redução do estresse empregado exijam a redução da produtividade ou a criação de um clima de “clube privado” de baixas expectativas e cargas de trabalho reduzidas.

Assim, eles evitam até mesmo falar sobre o stress dos empregados. No entanto, a percepção de que a redução do estresse empregado requer práticas, políticas ou padrões de trabalho que reduzam a produtividade dos empregados não poderia estar mais distante da verdade.

Na verdade, o oposto é verdadeiro.

O custo mais elevado de empregados estressados

Quando as organizações gerenciam de forma que trazem o melhor das pessoas, elas também reduzem o estresse dos empregados. É por isso que a maioria das 100 Melhores Empresas para se Trabalhar da Revista Fortune, são as líderes da indústria e desfrutam de alta produtividade dos empregados. Empregados estressados, cansados e aborrecidos são menos propensos a produzirem produtos de alta qualidade, prestar serviços de excelência ao cliente ou inovarem.

Empregados estressados, cansados e aborrecidos incorrem em maiores custos com saúde, acidentam-se mais, cometem mais erros, têm medo e resistência mudança, pensam dentro da caixa e prestam um péssimo serviço aos clientes.

Os empregados que se sentem apaixonados pelo seu trabalho e energizados para ir ao trabalho são a chave para o sucesso de um empregador.


A chave para maximizar a produtividade e minimizar o estresse é compreender os fatores que influenciam se as pessoas que trabalham muito vão sentir-se estressadas e aborrecidas, ou se elas vão sentir-se motivadas, estimuladas e comprometidas. A investigação científica sobre o estresse, combinada com as melhores práticas de empresas de alto desempenho oferece pistas claras sobre que fatores determinam se os empregados serão estressados ou energizados por demandas de trabalho.

Para maximizar a produtividade e o desempenho e reduzir o estresse dos empregados, as organizações podem:

1.   Dê ao empregado tanto quanto possível, o controle sobre seu trabalho. Décadas de pesquisas mostram que o controle é o maior fator para sabermos se as pessoas se sentem estressadas ​​ou revigoradas quando enfrentam um desafio. Quanto mais as pessoas têm controle sobre suas atividades, teremos maior satisfação no trabalho, maior qualidade de seu trabalho e o menor nível de estresse. Dar empregados controle aos empregados inclui: Dar-lhes o poder de tomada de decisões relacionadas com as suas atividades, a flexibilidade para organizar melhor seu trabalho e autoridade para proporem e implementarem melhorias em suas atividades. Fazer isso requer que você forneça a formação, informação e treinamentos que eles precisam para tomar decisões inteligentes.

2.    Comunique de forma clara e frequente sobre tudo que é importante para eles e para a organização. Uma das maiores fontes de estresse dos empregados é não saber: Não saber sobre as mudanças que ocorrem na empresa, não saber das  expectativas do seu supervisor e dos seus desempenhos e não saber se eles estão fazendo um bom trabalho. Comunicar-se claramente nestas áreas não só reduz o estresse dos empregados, como também, ajuda a fazer um trabalho muito melhor. Se você for como a maioria dos gerentes e a maioria dos empregadores, os realmente bons, você pode fazer muitas coisas melhores sobre este assunto.

3.    Comunique continuamente com seus empregados sobre o que torna a sua empresa grande, como você trazer valor para seus clientes, e como seus empregados fazem com que isso seja possível. As pessoas querem sentir-se parte de algo grande e saberem que elas estão dando uma contribuição significativa para o crescimento e realização dos objetivos da organização. Quando elas se sentem dessa forma, não só se tornam energizados por desafios, como também, podem suportar pressões muito maiores e serem demandas sem se tornarem aborrecidas.

Coloque esse princípio em ação, certificando-se sempre de fornecer um produto de alta qualidade ou serviço. Compartilhe com seus empregados histórias sobre o valor que a sua empresa fornece a seus clientes e ligue essas histórias de como o seu trabalho de alta qualidade tornou tudo possível. Compartilhe histórias, não apenas passando um e-mail do cliente ou dizendo alguma história boba de segunda mão em um boletim da empresa. Entreviste o cliente. Mantenha-os em foco. Mostre-os aos seus colegas de trabalho em reuniões da empresa e no seu site. Use-os como ferramentas de ensino, explicando como que eles tornaram essa história possível.

4.   Certifique-se de que os supervisores saibam identificar o melhor nas pessoas. Supervisores, obviamente, desempenham um grande papel no moral, no desempenho e nível de estresse dos empregados. Supervisores com habilidades deficientes de gestão ou com problemas pessoais, não só não podem ajudar os empregados a lidarem com momentos de estresse, como eles próprios são uma grande fonte de stress. O tempo e os recursos financeiros que você investe em seleção e treinamento de gestores vão pagar grandes dividendos na redução do stress dos empregados, aumentando a produtividade e minimizando a rotatividade (turnover). Além disso, a coragem de expor os gestores que continuam maltratando as pessoas, ou simplesmente gerenciando mal, será compensada em termos de redução do estresse e maior desempenho do empregado. Também, aumentará o respeito dos empregados com a liderança.

5.    Incentive os empregados a cultivarem a sua rede social interna. Um “ambiente que prima tudo pelo trabalho e nada de divertimento" faz com que as pessoas se estressem e se aborreçam rapidamente. Ter um ambiente de trabalho onde os colegas de trabalho podem falar de forma transparente é especialmente importante em cargos que exigem alta pressão. Incentivar as conexões entre os colegas de trabalho também reduz o stress, pois o apoio social reduz os efeitos negativos de situações estressantes.

De acordo com várias pesquisas científicas, ter apoio de amigos e dos membros da família é um dos fatores mais importantes que influenciam a capacidade da pessoa em lidar com o stress e grandes crises da vida, sem se tornar fisicamente ou emocionalmente comprometido. Assim, os empregadores com uma cultura de “trabalhador saudável” e camaradagem normalmente têm uma força de trabalho muito mais flexível e resistente.

6.    Ajude os empregados a estruturarem suas atividades as mais recompensadoras possíveis. Embora, nem todos os trabalhos são igualmente gratificantes e satisfatórios, muito pode ser feito para torná-los cada vez mais desejável e mais agradável. Quanto mais oportunidades os empregados tiverem para a tomada de decisões, usarem as suas mentes e assumirem responsabilidades, mais satisfeitos eles serão. Portanto, os empregados precisam estar envolvidos no processo de enriquecimento do trabalho. Se os empregados trabalharam durante anos em um ambiente onde sempre lhes disseram o que fazer, provavelmente levará tempo para eles aprenderem a ter uma abordagem mais responsável e ativa.

7.    Melhore os processos de recrutamento, seleção, alocação e ambientação. Porque os primeiros meses no cargo são frequentemente os mais estressantes, os novos empregados são frequentemente os mais vulneráveis ​​a acidentes e lesões. Para as empresas que têm uma abordagem "nadar ou afundar" para os novos empregados, estes primeiros meses são também um momento de alta rotatividade. Quanto mais eficaz for o processo de recrutamento e seleção, a alocação e a ambientação do novo contratado, provavelmente, eles estarão melhores adequados e preparados para os seus empregos.

8.    Certifique-se que os empregados têm os recursos e os treinamentos necessários e adequados para realizarem bem seu trabalho. Em uma estrutura de trabalho configurada para falhar, os empregados regularmente sentem "agonia da derrota" e são forçados a irem todos os dias para o trabalho. Muitos empregadores fazem com que os empregados experimentem esta agonia, não oferecendo as ferramentas, tecnologias, tempo, pessoal, ou treinamentos para fazerem o e seus trabalhos bem feitos.

Quando os empregados experimentam a “agonia da derrota” diariamente, torna-se uma frustração, um fracasso e uma derrota. E eles usaram todas as suas energias apenas lidar com os obstáculos ao sucesso espalhados em seus caminhos. Esta energia não estará disponível para alta produtividade, atendimento de excelência ao cliente e terem atitudes proativas quando confrontados com grandes desafios.


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

LEE, David.  Yes, you can reduce employee stress – and maximize performance, too. TLNT. Disponível em< http://www.tlnt.com/2012/07/26/yes-you-can-reduce-employee-stress-and-maximize-performance-too/?utm_source=TLNT&utm_campaign=9ebdc5942e-tlnt-daily-how-you-can-reduce-employee-stress-and&utm_medium=email >  Acessado em 03 de Ago. de 2012

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