Pular para o conteúdo principal

10 maneiras para criar clima motivacional sem o apelo financeiro


Apenas porque as pessoas trabalham para você (e, portanto, você supõe que eles fazem o que você diz a eles) não significa que não seja melhor criar um ambiente favorável á motivação para que eles realmente queiram realizar o trabalho.

Aqui estão 10 ideias para que você possa criar um ambiente motivacional sem o apelo financeiro.

Aspectos pessoais acima dos aspectos financeiros


1. Seja pessoal. O dinheiro é a maneira mais fácil e menos pessoal para motivar as pessoas (se você tiver dinheiro). Se não fizer isso, você precisa fazer um esforço pessoal para conseguir com que as pessoas realmente se preocupem com o que elas estão fazendo.

2. Persuasão versus comando. Dinheiro não compra a lealdade, só aluga esforço. Nós estamos falando sobre como persuadir as pessoas para trabalhar para você e construir a lealdade e apoio real.

Remova a incerteza

3. Seja claro. O maior fator desmotivador que você pode ter é quando as pessoas não sabem exatamente o que e por que fazer. Seu trabalho como líder é criar a clareza para que a sua equipe quando você não estiver presente. Nós estamos falando do “como”.

4. Lide com o caos que vem da direção. E quando a gestão continua mudando a direção? Ou quando sua equipe não concorda, ou é cética, ou se irritada sobre as orientações gerenciais. Você necessita encontrar ou criar alternativas de segurança para sua equipe. Estamos falando em termos várias abordagens.

Comunique-se muito

5. Comunique-se frequentemente. Comunicação clara e consistente é um motivador mágico que tantos líderes esquecem. Você se transforma em referência em liderança e credibilidade quando você se comunica bem.

6. Construa a confiança. As pessoas estão sempre mais motivadas a trabalhar para as pessoas de elas confiam, conheçam e respeitam. As pessoas sabem quem você é por meio de suas comunicações. Estruture um plano de comunicação direita com o conteúdo certo e no horário certo.

7. Esteja presente. Se você não conseguir comunicar-se regularmente com sua equipe, use a tecnologia da informação para que você esteja sempre presente, mesmo a distância.  As pessoas precisam ouvir de você.




Descubra o que é importante

8. Não julgue o que preocupa as pessoas, pergunte a elas! Pessoalmente peça opiniões a cada pessoa que trabalha para você. Você se surpreenderá com as respostas e descobrirá que existem muitas coisas que pode fazer sem dinheiro que fará uma diferença material para elas.

Agradeça sempre

9. Reconheça um bom trabalho. Crie um hábito em sua organização para reconhecer as contribuições das pessoas. Isto é importante para motivar não apenas pessoas selecionadas, mas todos se você fizer isso direito.

10. Não crie processos, indicações, críticas e planilhas complicadas. Deixe claro para sua equipe o que você deseja e reconheça alguém na sua organização quando fizer algo notável e, então, encontre uma forma pessoal e direta de dizer, "obrigado".



REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

AZZARELLO, Patty.  10 ways you can really motivate employees – without using money. TLNT. Disponível em http://www.tlnt.com/2010/09/15/10-ways-you-can-really-motivate-employees-without-using-money/ >  Acessado em 02 de Ago. De 2012


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...