Pular para o conteúdo principal

10 razões para recusar uma oferta de emprego


Em alguns casos, é preciso se afastar de uma oferta de emprego. Eu entendo que o dinheiro pode ser curto, mas assumindo um trabalho que nós não gostamos pode causar mais problemas do que resolvê-los.
Aqui estão 10 razões para dizer "não" a uma oferta de emprego:

1.            Quando você foi entrevistado percebeu que algumas perguntas foram respondidas vagamente, como oportunidades de crescimento. O entrevistador informou que você terá as respostas no momento "certo". Você concorda, mas não está confortável com a resposta.
2.             Durante o almoço, você percebeu que o entrevistador "orientou" os participantes como agirem. Eles observaram os meus movimentos e até senti medo de dizer qualquer coisa que pudesse desorientá-lo.
3.            O pacote de benefícios é diferente do anúncio de emprego. Você está essencialmente candidatando para uma posição que paga menos. Além disso, disseram que o plano de incentivo está "sob revisão" e a decisão será tomada no próximo semestre.
4.            Você descobriu que para crescer na carreira é muito difícil e que sua qualificação de vários anos, não depende de quão bem você desempenha. O sistema de promoção é baseado principalmente no tempo de empresa e muitas pessoas estão aqui há séculos. Você está basicamente na parte inferior da lista de promoção.
5.            A empresa não tem processos ou procedimentos. Todo o trabalho é feito a base da experiência. Vai demorar muito tempo para resolver esse problema. Em essência, todos trabalham a buscando sua fatia do bolo. Você faz o seu trabalho e eles vão fazer o trabalho deles. É quase impossível trabalhar em projetos multifuncionais.
6.            O horário de trabalho é imprevisível. Você pode trabalhar 40 horas em uma semana e 70 na seguinte. Você é informado na semana em curso o número de horas necessárias. Em alguns casos, a comunicação é feita na sexta-feira tarde que você precisará trabalhar no final de semana. O entrevistador informa que as horas extras de trabalho são importantes e a recusa de pedidos vai "afetar" o seu desempenho.
7.            Você é informado que o orçamento para o desenvolvimento profissional é inexistente. Isso lhe dá a sensação de que a empresa está apenas interessada em se manter no mercado e não se tornar competitivo no setor.
8.            Você tem a sensação de que ninguém realmente se importa se você aceitar ou não o trabalho. Se você desistir, eles vão ofertar a vaga para a próxima "vítima".
9.            Durante uma conversa particular com vários colaboradores da empresa para saber sobre a cultura corporativa, você descobre que, na verdade, eles estão procurando um novo emprego.
10.          Você tem uma voz interior que diz que este é o trabalho errado para você. Você precisa do dinheiro, mas você sabe que será infeliz.
Há muitas mais razões por que devemos recusar uma oferta de emprego. O ponto aqui é que você tenha um plano. Certifique-se de que você está tomando uma decisão de carreira inteligente. Saiba aonde você quer ir e você vai encontrar uma posição que é certa para você, mesmo se você ficar por pouco tempo antes de ter uma promoção.

REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

Here are 10 reasons to turn down a job offer. JMBOX. Disponível em <http://www.jmbok.com/blog/2012/07/here-are-10-reasons-to-turn-down-a-job-offer/> Acessado em 13 de Jul. 2012.
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o