Pular para o conteúdo principal

Não há idade para ser um empreendedor: persiga sempre o seu sonho!

 Não existe uma idade "certa" para se tornar um empreendedor. É claro que ter experiência ajuda, mas o que importa mais do que a idade é sua equipe, sua ideia e sua capacidade de colocá-la em prática. Portanto, primeiro, reúna uma equipe com um conjunto diversificado de habilidades. Isso pode incluir mentores, consultores ou pessoas com experiência em crescimento de empresas desde o início. Inclui alguém que sabe como gerenciar pessoas, bem como alguém com as habilidades tecnológicas necessárias para o desenvolvimento e as operações, e assim por diante. Em seguida, identifique um problema que você realmente deseja resolver. Encontre investidores que estejam igualmente entusiasmados em abordar os pontos fracos de seu interesse e transmita sua paixão em uma história sucinta e clara para ajudar a motivar os outros. E, finalmente, seja o maior defensor da sua ideia. Se você se deparar com preconceito de idade ou outras formas de discriminação, esteja preparado para lidar com essas preocupações demonstrando sua competência, confiança e cuidado. Com a ideia, a atitude e as pessoas certas, você pode transformar sua ideia em realidade - em qualquer momento de sua carreira.

Tradução livre e adaptado de "Pursue Your Entrepreneurial Dreams — No Matter Your Age". The Management Tip of the Day, HBR, 03 de jan. 2022. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produt...