Pular para o conteúdo principal

3 perguntas-chave a serem feitas antes de abrir um laboratório de inovação

Abrir um laboratório de inovação, também conhecido como incubadora de empresas ou um centro de Pesquisa de desenvolvimento (P&D) pode ser uma boa maneira de sua empresa desenvolver novos produtos e ideias. Mas, as pesquisas mostram que muitos desses laboratórios não realizam seu potencial e, a maioria falha totalmente. Antes de fazer um investimento tão grande, faça algumas perguntas a si mesmo:
Primeiro, qual é o propósito para o laboratório? A menos que a incubadora tenha um objetivo claro e bem definido, será difícil medir o sucesso. 
Segundo, o que acontece quando uma ideia nascida no laboratório precisa ser mais desenvolvida? Talvez o projeto volte ao negócio principal ou seja repassado para um acelerador, não importa necessariamente desde que todos conheçam o processo. 
Terceiro, como você gerenciará do laboratório? Os melhores centros de pesquisa e desenvolvimento têm novos talentos de fora da empresa e especialistas que sabem como a empresa funciona. Essa mistura de habilidades e conhecimentos ajudará as ideias a ganharem vida e continuarem crescendo além das paredes do laboratório.

Fonte: Tradução livre de 3 questions to ask before starting an innovation lab. The management tip of day. HBR - Harvard Business Review. September, 16 de setembro de 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produt...