Se você está em uma posição de liderança, provavelmente disse aos empregados
algo de efeito do tipo "minha porta está sempre aberta". É provável
que você realmente quis fazer esta declaração. Você pode sentir que é um líder bastante
acessível, e que outros se sentem à vontade para chegar a você com seus
problemas e ideias. Isso pode ser verdade, mas também, pode não ser. Os líderes
geralmente têm uma ideia inflada de como é fácil para os outros falar-lhes com
honestidade. Se você deseja que as pessoas sejam sinceras, comece fazendo-se
várias perguntas: Você está honestamente interessado nas opiniões dos outros?
Você considerou o quanto é difícil para os outros falarem com você? O que
especificamente você precisa fazer e dizer para permitir que outros falem? Depois
de ter uma melhor sensação da forma que impedem as pessoas de falarem, seja seu
comportamento ou não, você pode tomar medidas para remover esses obstáculos. Reduza
as diferenças de status ao se vestir de forma mais casual; apresente um
"cartão vermelho" nas reuniões dos comitês executivos para garantir
que alguém tenha a capacidade de desafiá-lo; ou mantenha sua extroversão sob
controle para que outros consigam um momento para falar.
Fonte:
Tradução livre e adaptação do texto original Leaders, Are You Really Open to Hearing Feedback?. HBR – The Management Tip of the Day, July,
3, 2017
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