Pular para o conteúdo principal

Desenvolvimento de Talentos: O que provavelmente você está esquecendo



Que tipos de pensadores você precisa no seu negócio? Que tipos de liderança terá os resultados desejados? Para responder a essas perguntas, você tem que pensar em um tipo diferente de aprendizagem.

Você provavelmente fornece todos os tipos de oportunidades para o que conhecemos como desenvolvimento horizontal. Desenvolvimento horizontal fundamenta-se em conhecimentos, habilidades e informações.

Mas, o desenvolvimento vertical é completamente diferente. Trata-se de formas mais complexas e sofisticadas de pensar. É chamado de desenvolvimento vertical, porque é baseado em níveis, ou estágios de pensar. Trata-se de ganhar novas perspectivas e mentalidades de liderança necessárias para fazer o trabalho de estratégia de negócios.

Por exemplo, gerentes e grupos de aprendizagem ao lidar com uma investigação de um problema, perguntas, observação e reflexão são feitas antes de decidir. Isso abre a porta para uma compreensão mais profunda, maior clareza, mais opções e múltiplas respostas certas, o que são especialmente necessários para liderar em situações complexas e incertas.

O quê, quem e como do desenvolvimento vertical

Para Nick Petrie existem três condições "primárias" que suportam o desenvolvimento da liderança vertical:

1.    Experiências intensivas.

O líder enfrenta uma situação complexa que perturba e desorienta sua maneira habitual de pensar. Ele descobre que sua forma atual de perceber o mundo é inadequada. Sua mente começa a abrir e procurar novas e melhores maneiras de fazer sentido do seu desafio. Isto é o que inicia o desenvolvimento.

2.     Colisão de perspectivas.

O líder é então exposto a pessoas com visões de mundo, opiniões, experiências e treinamentos diferentes. Isso desafia tanto os seus modelos mentais existentes e aumenta o número de perspectivas por meio da qual ele pode ver o mundo. Este é o que habilita o desenvolvimento.

3.    Elevada significância.

O líder, em seguida, utiliza um processo ou um coach para ajudá-lo a integrar e dar sentido a essas perspectivas e experiências de estágios mais elevados de desenvolvimento. Uma maior e mais avançada visão de mundo emerge e, com o tempo, se estabiliza. Esta é a forma como que integra o desenvolvimento.
 

Muitos bem-intencionados programas de desenvolvimento de liderança não dão resultados porque eles atuam em apenas em uma ou duas das condições para o desenvolvimento vertical. Qualquer um pode fornecer algum valor, mas é a combinação dos três que o desenvolvimento realmente decola.

Onde a sua função de RH Foca?

O desenvolvimento vertical está focado em como você pensa sobre o seu talento, a sua cultura e como as pessoas aprendem e crescem? Petrie oferece um check list de avaliação do o desenvolvimento da liderança vertical, que inclui perguntas sobre as perspectivas das funções dos recursos humanos / desenvolvimento organizacional, incluindo:

-       O desenvolvimento organizacional proporciona às pessoas entenderem a diferença entre o desenvolvimento horizontal e vertical?  Tanto o desenvolvimento vertical quanto o horizontal são incorporados em nos métodos de desenvolvimento de liderança?

-       A organização alinha a cultura da liderança com estratégia? A cultura de liderança é desenvolvida por meio de diferentes estágios verticais: Dependente / conformista, independente / empreendedor, interdependente / colaborador. A equipe tem desenvolvido a cultura de liderança que a estratégia requer? O projeto do desenvolvimento de liderança combina a estratégia e cultura?

-       Será que as pessoas responsáveis ​​pelo desenvolvimento de liderança têm uma boa compreensão do desenvolvimento integral e como os líderes percebem o mundo de forma diferente em cada uma das fases? Se explícita ou implicitamente, é esse o entendimento combinado na forma como os líderes são desenvolvidos?

Adaptação do desenvolvimento de liderança

Lembre-se, os empregados assumem seus papéis com diferentes experiências, habilidades, perspectivas e estágios de desenvolvimento. Seu papel é o de orientar o desenvolvimento e conhecer as pessoas onde elas estão; nem todo mundo está pronto para a mesma coisa ao mesmo tempo.

Por exemplo, você pode enfatizar o desenvolvimento horizontal para o seu talento em início de carreira, mas você pode plantar as sementes para o desenvolvimento vertical, para eles, também. Aprendendo com as experiências intensivas, colisão de perspectivas e elevada significância podem apoiá-los por meio de muitos desafios iniciais e acelerar a sua aprendizagem. Para os líderes seniores ou experientes, o seu processo de desenvolvimento vertical será provavelmente mais complexo e colaborativo, mas sua mentalidade ou abordagens podem ser mais constantes.

Há uma diferença importante entre ajudar um líder a crescer e tentar força-lo para tal.  Cada estágio de desenvolvimento e os dois tipos de desenvolvimento são importantes. Seu desafio é criar as condições adequadas para que as pessoas diferentes possam crescer.

.
REFERÊNCIAS:

Tradução livre e adaptação do texto original de:

PETRIE, N. Developing talent: what you’re probably missing. Center for Creative Leadership. Disponível em < http://insights.ccl.org/articles/leading-effectively-articles/developing-talent-what-youre-probably-missing/  > Acessado em 04 de Ago. 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado Prático do 5S

Gerisval Alves Pessoa*
Daniel da Silva Jatahy**
Conceito de 5S


È um programa de educação e treinamento que busca a mudança no comportamento e nos hábitos das pessoas, de maneira simples e ao mesmo tempo revolucionária, por meio da prática de ações de melhorias contínuas no ambiente de trabalho e no gerenciamento do dia a dia das organizações.

Tem como objetivo principal preparar uma empresa, um departamento, um bairro, uma escola, uma cidade ou qualquer espaço físico para uma intervenção de melhoria no ambiente, por meio do envolvimento das pessoas e do trabalho em equipe.

Os 5S são uma derivação de cinco palavras de origem japonesa adaptadas para o português conforme descritas abaixo:


- Seiri: Senso de Utilização
- Seiton: Senso de Ordenação
- Seisou: Senso de Limpeza
- Seiketsu: Senso de Higiene, Saúde ou Bem Estar
- Shitsuke: Senso de Autodisciplina

Mas para torná-lo simples, é necessário que entendamos de forma prática o conceito de cada senso e que o torne uma ferramenta para ser utilizada …

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas
FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a:
-Melhoria de um produto ou processo já em operação. A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto.
A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e eliminar problemas potenciais de forma siste…

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC (Process Decision Program Chart)

O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota
O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas.
Deve-se usá-lo quando:
1.A tarefa é nova ou única; 2.O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.A eficiência de implementação é crítica. 4.Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.Desenvolvimento e introdução de novos produtos
O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável.
Roteiro para Construção:
O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas:
• Fluxo básico • Macro-DPD • Micro-DPD

Roteiro Básico:
1.Definir os pontos de partida e de chegada 2.Traçar um plano otimista  3.Pensar sobre fatos qu…