Pular para o conteúdo principal

Desenvolvimento de Talentos: O que provavelmente você está esquecendo



Que tipos de pensadores você precisa no seu negócio? Que tipos de liderança terá os resultados desejados? Para responder a essas perguntas, você tem que pensar em um tipo diferente de aprendizagem.

Você provavelmente fornece todos os tipos de oportunidades para o que conhecemos como desenvolvimento horizontal. Desenvolvimento horizontal fundamenta-se em conhecimentos, habilidades e informações.

Mas, o desenvolvimento vertical é completamente diferente. Trata-se de formas mais complexas e sofisticadas de pensar. É chamado de desenvolvimento vertical, porque é baseado em níveis, ou estágios de pensar. Trata-se de ganhar novas perspectivas e mentalidades de liderança necessárias para fazer o trabalho de estratégia de negócios.

Por exemplo, gerentes e grupos de aprendizagem ao lidar com uma investigação de um problema, perguntas, observação e reflexão são feitas antes de decidir. Isso abre a porta para uma compreensão mais profunda, maior clareza, mais opções e múltiplas respostas certas, o que são especialmente necessários para liderar em situações complexas e incertas.

O quê, quem e como do desenvolvimento vertical

Para Nick Petrie existem três condições "primárias" que suportam o desenvolvimento da liderança vertical:

1.    Experiências intensivas.

O líder enfrenta uma situação complexa que perturba e desorienta sua maneira habitual de pensar. Ele descobre que sua forma atual de perceber o mundo é inadequada. Sua mente começa a abrir e procurar novas e melhores maneiras de fazer sentido do seu desafio. Isto é o que inicia o desenvolvimento.

2.     Colisão de perspectivas.

O líder é então exposto a pessoas com visões de mundo, opiniões, experiências e treinamentos diferentes. Isso desafia tanto os seus modelos mentais existentes e aumenta o número de perspectivas por meio da qual ele pode ver o mundo. Este é o que habilita o desenvolvimento.

3.    Elevada significância.

O líder, em seguida, utiliza um processo ou um coach para ajudá-lo a integrar e dar sentido a essas perspectivas e experiências de estágios mais elevados de desenvolvimento. Uma maior e mais avançada visão de mundo emerge e, com o tempo, se estabiliza. Esta é a forma como que integra o desenvolvimento.
 

Muitos bem-intencionados programas de desenvolvimento de liderança não dão resultados porque eles atuam em apenas em uma ou duas das condições para o desenvolvimento vertical. Qualquer um pode fornecer algum valor, mas é a combinação dos três que o desenvolvimento realmente decola.

Onde a sua função de RH Foca?

O desenvolvimento vertical está focado em como você pensa sobre o seu talento, a sua cultura e como as pessoas aprendem e crescem? Petrie oferece um check list de avaliação do o desenvolvimento da liderança vertical, que inclui perguntas sobre as perspectivas das funções dos recursos humanos / desenvolvimento organizacional, incluindo:

-       O desenvolvimento organizacional proporciona às pessoas entenderem a diferença entre o desenvolvimento horizontal e vertical?  Tanto o desenvolvimento vertical quanto o horizontal são incorporados em nos métodos de desenvolvimento de liderança?

-       A organização alinha a cultura da liderança com estratégia? A cultura de liderança é desenvolvida por meio de diferentes estágios verticais: Dependente / conformista, independente / empreendedor, interdependente / colaborador. A equipe tem desenvolvido a cultura de liderança que a estratégia requer? O projeto do desenvolvimento de liderança combina a estratégia e cultura?

-       Será que as pessoas responsáveis ​​pelo desenvolvimento de liderança têm uma boa compreensão do desenvolvimento integral e como os líderes percebem o mundo de forma diferente em cada uma das fases? Se explícita ou implicitamente, é esse o entendimento combinado na forma como os líderes são desenvolvidos?

Adaptação do desenvolvimento de liderança

Lembre-se, os empregados assumem seus papéis com diferentes experiências, habilidades, perspectivas e estágios de desenvolvimento. Seu papel é o de orientar o desenvolvimento e conhecer as pessoas onde elas estão; nem todo mundo está pronto para a mesma coisa ao mesmo tempo.

Por exemplo, você pode enfatizar o desenvolvimento horizontal para o seu talento em início de carreira, mas você pode plantar as sementes para o desenvolvimento vertical, para eles, também. Aprendendo com as experiências intensivas, colisão de perspectivas e elevada significância podem apoiá-los por meio de muitos desafios iniciais e acelerar a sua aprendizagem. Para os líderes seniores ou experientes, o seu processo de desenvolvimento vertical será provavelmente mais complexo e colaborativo, mas sua mentalidade ou abordagens podem ser mais constantes.

Há uma diferença importante entre ajudar um líder a crescer e tentar força-lo para tal.  Cada estágio de desenvolvimento e os dois tipos de desenvolvimento são importantes. Seu desafio é criar as condições adequadas para que as pessoas diferentes possam crescer.

.
REFERÊNCIAS:

Tradução livre e adaptação do texto original de:

PETRIE, N. Developing talent: what you’re probably missing. Center for Creative Leadership. Disponível em < http://insights.ccl.org/articles/leading-effectively-articles/developing-talent-what-youre-probably-missing/  > Acessado em 04 de Ago. 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: FTA

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas
FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a:
-Melhoria de um produto ou processo já em operação. A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto.
A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e eliminar problemas potenciais de forma siste…

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC (Process Decision Program Chart)

O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota
O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas.
Deve-se usá-lo quando:
1.A tarefa é nova ou única; 2.O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.A eficiência de implementação é crítica. 4.Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.Desenvolvimento e introdução de novos produtos
O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável.
Roteiro para Construção:
O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas:
• Fluxo básico • Macro-DPD • Micro-DPD

Roteiro Básico:
1.Definir os pontos de partida e de chegada 2.Traçar um plano otimista  3.Pensar sobre fatos qu…