O
final do ano é um ótimo momento para refletir sobre o que funcionou para você no
passado e o que quer fazer de diferente no futuro, o que para muitas pessoas
significa a tomada de decisões de Ano Novo para as coisas que querem mudar em
suas vidas.
Se
você é um tomador de decisões, não se esqueça de incluir o seu trabalho no
planejamento anual.
Aqui
estão sete decisões a serem tomadas para a sua carreira no ano que se inicia:
1. Defina
um ou dois grandes objetivos e crie planos para atingi-los. Se você passou o mês de dezembro perguntando
como o passou depressa e o que você tem para mostra-lo, prometa não deixar que isso
se repita este ano. O que você quer alcançar no Ano Novo de modo que não fique sentado
esperando dezembro próximo chegar? Descubra agora o que seria um o ano de
sucesso para você e crie um plano para que isso aconteça, com benchmarks mensais ou trimestrais. (Mas,
quando se trata de grandes objetivos, atenha-se a um ou dois, para que não fique
“atirando” em várias direções e nada disso aconteça).
2. Delegue
mais. Se você tem uma
equipe, a qual pode delegar o trabalho para os outros, provavelmente não está
aproveitando ao máximo esta oportunidade. Se você é como muitas pessoas, que
conduz projetos que alguém poderia conduzir, porque o trabalho é confortável ou
não confia em ninguém para fazer isso direito. Mas, recusando-se a delegar
significa que você não vai se libertar para assumir projetos maiores e mais
importantes do seu trabalho, que irá mantê-lo atuante. Isto pode, portanto,
manter seus colegas mais jovens atuante também, negando-lhes a capacidade de
crescer no trabalho que você faz atualmente.
3. Pare
de levar para o lado pessoal as críticas recebidas. É fácil aceitar as críticas como um
ataque pessoal ou como um sinal de que tudo que você fez certo não é apreciado.
Essa postura vai prejudicá-lo em longo prazo. Isto o impede de receber feedback que verdadeiramente irá ajudá-lo
em sua carreira, da mesma forma que desencoraja as pessoas a darem-lhe feedbacks valiosos no futuro. Em vez
disso, tente ao menos lembrar se você finalmente concorda com a crítica, pois é
valioso para você entender como seu trabalho é percebido, e resolva responder
às críticas da mesma forma que faria com qualquer outra questão de negócios, porque
é negócio, não é pessoal.
4. Registre
os elogios. Configure
um arquivo (eletrônico ou em papel) para manter os elogios que você recebe de
pessoas ao longo do ano, quer seja um e-mail de seu chefe elogiando o seu
trabalho em um grande projeto, um agradecimento de um cliente por tornar sua
vida mais fácil ou uma nota de um colega de trabalho agradecendo por sua ajuda
em uma emergência de última hora. Quando você tiver um dia ruim, olhe este arquivo
para lembrá-lo que você é bom no que faz, e pode, portanto, ajudar a lembrar
coisas que você fez bem, quando das avaliações de desempenho no final do ano ou
quando você está pedindo um aumento.
5. Tire umas férias de verdade. Trabalhar durante um ano inteiro,
sem uma verdadeira trégua é ruim para a sua saúde mental e até mesmo ruim para
a sua produtividade, por isso comprometa-se a tirar pelo menos duas semanas inteiras,
de preferência, duas vezes ao ano. Se você não pode dar ao luxo de viajar para
qualquer lugar, passe esse tempo relaxando em casa, desconectado de e-mail e
outras demandas de seu trabalho. (Faça isso sem culpa, pois as férias fazem
parte de seus benefícios).
6. Pare
de reclamar. Se a comunicação
ocasional sobre seu trabalho, sua empresa, seus colegas de trabalho ou seu
chefe se transformou em reclamação regular, resolva logo no primeiro dia do
ano, pois queixa crônica pode criar um ambiente tóxico para você e as pessoas
que têm de ouvi-lo, e pode demonstrar que você se tornou ainda mais infeliz. Dê
uma moratória nas reclamações e veja se seu ponto de vista mudou. Se isso não
acontecer, decida se você está disposto a viver com o que está tornando-o tão
infeliz. Reclame com alguém que possa realmente fazer alguma coisa sobre isso,
ou mude as circunstâncias.
7. Desafie-se.
Se você é como muitas
pessoas, que preferem áreas de acomodação em seu trabalho onde estejam mais confortáveis
e não sabem que podem ter sucesso, esta abordagem é uma forma segura, mas diminui
as chances de fazer grandes saltos na carreira, e isso pode significar que você
ficará para trás dos colegas mais tolerantes ao risco. Em vez disso, no Ano
Novo, faça algo muito além de seu nível de conforto, quer seja aprender uma
nova habilidade, propor e liderar um novo projeto ou mesmo apenas participar de
eventos de networking.
REFERÊNCIAS:
Tradução
e adaptação do texto original de:
GREEN, A. 7 Resolutions for a stronger career in 2014.
Business
Insider. Disponível em <http://www.businessinsider.com/new-year-career-resolutions-2013-12?nr_email_referer=1&utm_source=Triggermail&utm_medium=email&utm_term=Business%20Insider%20Select&utm_campaign=BI%20Select%20%28Wednesday%20Friday%29%202014-01-01&utm_content=emailshare>
Acessado em 01 de Jan. de 2014.
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