Pular para o conteúdo principal

Três importantes e sutis maneiras de reconhecimento do empregado



Reconhecer os empregados é importante. Mas, o reconhecimento estratégico, frequente e oportuno é mais importante ainda. O reconhecimento específico de comportamentos dos empregados e as realizações alinhadas com os valores e os objetivos estratégicos da empresa contribuem para aumentar o envolvimento, a produtividade, o desempenho e a retenção dos empregados.

A comunicação detalhada de elogios e agradecimentos é a chave para alcançar estes resultados.

Incorpore os elogios e agradecimentos na sua rotina diária

No entanto, não devemos esquecer outras três formas críticas de reconhecimento do empregado que devem ser incorporadas no dia a dia:

1. Confiança - Você confia em seus empregados? Você delegar plenamente as responsabilidades a eles, sem micro gerenciar o resultado?

2.   Apoio - Você disponibiliza aos empregados as informações necessárias para que eles desenvolvam bem o trabalho? Você se disponibiliza para falar por meio de abordagens de projeto e sobre os resultados desejados? Você, quando necessário, atua como um ponto de apoio para ajudar seus empregados a superarem obstáculos internos?

3.   Facilitação - Você se certifica que seus empregados têm as ferramentas ou informações necessárias desempenharem bem suas atividades? Você eliminar a burocracia e ajuda os empregados a vencerem a burocracia para se concentrar no trabalho?

Como tornar esses três aspectos da gestão e da função de liderança como reconhecimento do empregado? Todos estes, quando bem feito, comunica aos empregados que você reconhece suas habilidades e quer ajudá-los a obterem o sucesso.

Indo à essência

Essa é a essência do reconhecimento do empregado:

    Eu vejo o que você faz.
    Você faz isso bem.
    Encorajo-vos a fazê-lo novamente e novamente.

Na verdade, a confiança, o apoio e a facilitação do líder são elementos centrais do "engajamento exponencial" (Towers Watson), um nível mais elevado de engajamento capaz de entregar o aumento da margem operacional em dobro em comparação com as empresas com o envolvimento padrão dos empregados e três vezes a margem operacional das empresas com empregados desengajados.

Você confia, apoia e facilita o sucesso de seus empregados?

REFERÊNCIAS:      

Tradução e adaptação do texto original de:

IRVINE, Derek.  Three important (but subtle) forms of employee recognition.  TLNT. The business of HR. Disponível em< http://www.tlnt.com/2013/10/15/three-important-but-subtle-forms-of-employee-recognition/?utm_source=TLNT&utm_campaign=9a2e0206ec-tlnt-daily-bosss-day-survey-finds-how-workers&utm_medium=email&utm_term=0_087d6f0c22-9a2e0206ec-287621617 > Acessado em 15 de Out. 2013.

Comentários

  1. Toda interação com foco comportamental nas pessoas será sempre melhor que que o foco nos resultados da empresa. Primeiro a pessoa, depois os resultados vem como boa e necessária consequência. Essas, sem dúvidas, são excelentes maneiras de interação!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el