Pular para o conteúdo principal

Três importantes e sutis maneiras de reconhecimento do empregado



Reconhecer os empregados é importante. Mas, o reconhecimento estratégico, frequente e oportuno é mais importante ainda. O reconhecimento específico de comportamentos dos empregados e as realizações alinhadas com os valores e os objetivos estratégicos da empresa contribuem para aumentar o envolvimento, a produtividade, o desempenho e a retenção dos empregados.

A comunicação detalhada de elogios e agradecimentos é a chave para alcançar estes resultados.

Incorpore os elogios e agradecimentos na sua rotina diária

No entanto, não devemos esquecer outras três formas críticas de reconhecimento do empregado que devem ser incorporadas no dia a dia:

1. Confiança - Você confia em seus empregados? Você delegar plenamente as responsabilidades a eles, sem micro gerenciar o resultado?

2.   Apoio - Você disponibiliza aos empregados as informações necessárias para que eles desenvolvam bem o trabalho? Você se disponibiliza para falar por meio de abordagens de projeto e sobre os resultados desejados? Você, quando necessário, atua como um ponto de apoio para ajudar seus empregados a superarem obstáculos internos?

3.   Facilitação - Você se certifica que seus empregados têm as ferramentas ou informações necessárias desempenharem bem suas atividades? Você eliminar a burocracia e ajuda os empregados a vencerem a burocracia para se concentrar no trabalho?

Como tornar esses três aspectos da gestão e da função de liderança como reconhecimento do empregado? Todos estes, quando bem feito, comunica aos empregados que você reconhece suas habilidades e quer ajudá-los a obterem o sucesso.

Indo à essência

Essa é a essência do reconhecimento do empregado:

    Eu vejo o que você faz.
    Você faz isso bem.
    Encorajo-vos a fazê-lo novamente e novamente.

Na verdade, a confiança, o apoio e a facilitação do líder são elementos centrais do "engajamento exponencial" (Towers Watson), um nível mais elevado de engajamento capaz de entregar o aumento da margem operacional em dobro em comparação com as empresas com o envolvimento padrão dos empregados e três vezes a margem operacional das empresas com empregados desengajados.

Você confia, apoia e facilita o sucesso de seus empregados?

REFERÊNCIAS:      

Tradução e adaptação do texto original de:

IRVINE, Derek.  Three important (but subtle) forms of employee recognition.  TLNT. The business of HR. Disponível em< http://www.tlnt.com/2013/10/15/three-important-but-subtle-forms-of-employee-recognition/?utm_source=TLNT&utm_campaign=9a2e0206ec-tlnt-daily-bosss-day-survey-finds-how-workers&utm_medium=email&utm_term=0_087d6f0c22-9a2e0206ec-287621617 > Acessado em 15 de Out. 2013.

Comentários

  1. Toda interação com foco comportamental nas pessoas será sempre melhor que que o foco nos resultados da empresa. Primeiro a pessoa, depois os resultados vem como boa e necessária consequência. Essas, sem dúvidas, são excelentes maneiras de interação!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Significado Prático do 5S

Gerisval Alves Pessoa*
Daniel da Silva Jatahy**
Conceito de 5S


È um programa de educação e treinamento que busca a mudança no comportamento e nos hábitos das pessoas, de maneira simples e ao mesmo tempo revolucionária, por meio da prática de ações de melhorias contínuas no ambiente de trabalho e no gerenciamento do dia a dia das organizações.

Tem como objetivo principal preparar uma empresa, um departamento, um bairro, uma escola, uma cidade ou qualquer espaço físico para uma intervenção de melhoria no ambiente, por meio do envolvimento das pessoas e do trabalho em equipe.

Os 5S são uma derivação de cinco palavras de origem japonesa adaptadas para o português conforme descritas abaixo:


- Seiri: Senso de Utilização
- Seiton: Senso de Ordenação
- Seisou: Senso de Limpeza
- Seiketsu: Senso de Higiene, Saúde ou Bem Estar
- Shitsuke: Senso de Autodisciplina

Mas para torná-lo simples, é necessário que entendamos de forma prática o conceito de cada senso e que o torne uma ferramenta para ser utilizada …

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas
FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a:
-Melhoria de um produto ou processo já em operação. A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto.
A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e eliminar problemas potenciais de forma siste…

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC (Process Decision Program Chart)

O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota
O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas.
Deve-se usá-lo quando:
1.A tarefa é nova ou única; 2.O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.A eficiência de implementação é crítica. 4.Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.Desenvolvimento e introdução de novos produtos
O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável.
Roteiro para Construção:
O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas:
• Fluxo básico • Macro-DPD • Micro-DPD

Roteiro Básico:
1.Definir os pontos de partida e de chegada 2.Traçar um plano otimista  3.Pensar sobre fatos qu…