Pular para o conteúdo principal

10 Dicas simples de linguagem corporal que impulsionarão a sua carreira



A linguagem corporal é um dos tipos mais importantes e poderosos de comunicação na história do mundo. Um simples piscar de olhos transmite um ar de misticismo e charme, uma simples mão levantada à frente de seu rosto diz a todos que você não vai mais concordar com o que está acontecendo e uma perna curvada combinada com a cabeça inclinada para trás é o símbolo internacional de alegria e fantasia.

Como você se apresenta fisicamente no trabalho pode realmente ajudar (ou atrapalhar) a sua carreira. De acordo com um estudo liderado por Amy JC Cuddy, um professor de administração de empresas na Harvard Business School, ficar de pé em uma pose de poder por alguns minutos antes de uma entrevista pode, literalmente, ajudá-lo a conseguir o emprego. De acordo com a Amy Cuddy (Palestrante TED), a pose de poder também aumenta a tolerância das pessoas para o risco e dor, e sua capacidade de pensar abstratamente.

Então, quais são alguns truques simples que você pode fazer para tornar-se um melhor negociador, Transformar uma tarefa difícil em uma fácil e incentivar uma maior colaboração? A Dra.Carol Goman Kinsey, autora de 12 livros, incluindo a linguagem silenciosa dos líderes: Como a linguagem corporal pode ajudá-lo ou atrapalhá-lo - como você a conduz, apresenta suas melhores dicas de trabalho de linguagem corporal.

1. Para chegar a um acordo, envie sinais de engajamento

Grupos de trabalho podem chegar a acordos mais rapidamente, mostrando sinais de comunicação não verbal, como sorrindo, acenando ou gesticulando.

2. Para fazer uma tarefa difícil parecer mais fácil, sorria

Esta é basicamente a ideia de fingir até que a incorpore para o seu corpo. Você está enganando a si mesmo em pensar que está gostando dessa tarefa muito difícil. Não importa a tarefa, quando você faz uma careta ou franze a testa, está enviando ao cérebro a mensagem: "Esta tarefa é realmente difícil. Eu deveria parar. O cérebro responde enviando produtos químicos de estresse em sua corrente sanguínea. E isso cria um círculo vicioso: Quanto mais estressado você estiver, mais difícil a tarefa se tornará". Mas se você sorri, você começará eventualmente pensar que este trabalho não é realmente tão ruim.

3. Para reduzir a resistência, entregue o seu cartão de visita

Se você estiver em uma sala com seus braços cruzados e olhando para baixo, ninguém vai se aproximar de você. Sentado com as pernas cruzadas dá o mesmo sinal. No entanto, se você literalmente abrir o seu corpo, quando uma pessoa entra na sala ou dando-lhe um cartão ou oferecendo-lhe uma xícara de café, isso vai diminuir a resistência.
 

4. Para maximizar a sua autoridade, contenha o seu entusiasmo

Às vezes apresentar-se mais animado pode fazê-lo parecer fraco. Em situações nas quais deseja maximizar sua autoridade minimize seus movimentos. Respire fundo, traga seus gestos até ao nível da cintura e faça uma pausa antes de fazer uma colocação chave. Quando você parece calmo e contido, parece mais poderoso.

5. Para neutralizar uma situação tensa, realinhe seu corpo

Se uma pessoa está argumentando, é muito provavelmente porque ela sente que não está sendo ouvida. Uma maneira de fazer essa pessoa se sentir melhor e mostrar uma boa liderança é alinhar-se fisicamente com a outra pessoa ou em pé ou sentado ao lado dela. Por outro lado, algo que fará com que o argumento piore é a quadratura do seu corpo em relação a outra pessoa ou mover-se para mais perto dela.

6. Para aumentar a participação, demonstre que está ouvindo

Se você realmente quer mostrar às pessoas que você está ouvindo, desligue o seu telefone. Você pode mostrar o seu foco girando a cabeça e busto para enfrentá-los diretamente e fazendo contato com os olhos. Inclinar-se para frente, balançar a cabeça e inclinar a cabeça são outras formas não-verbais para mostrar que você está engajado e prestando atenção.

7. Para incentivar a colaboração, remova as barreiras

Literalmente remova todas as barreiras.  Tire qualquer coisa que bloqueie a sua visão ou forme uma barreira entre você e o resto da equipe. Mesmo em uma pausa para o café, saiba que você pode criar uma barreira, segurando sua xícara e pires de uma forma que pareça deliberadamente, bloquear seu corpo ou distanciar você dos outros.

8. Para conectar-se instantaneamente com alguém, aperte as mãos

Um bom aperto de mão é a base de muito bom negócio. As pessoas estão duas vezes mais propensas a lembrar de você se você apertar as mãos delas. O toque é a sugestão não-verbal mais primitiva e poderosa. Tocar alguém no braço, mão ou ombro ligeiramente como 1/40 de um segundo cria um vínculo humano. No local de trabalho, o contato físico e o calor são estabelecidos por meio do tradicional aperto de mão, e esse contato tátil faz uma impressão duradoura e positiva.

9. Para mostrar acordo, reproduza expressões e posturas.

Quando os clientes ou colegas de trabalho inconscientemente imitam sua linguagem corporal, é a maneira não verbal deles dizerem que gostam ou concordam com você. Quando você imita outras pessoas intencionalmente, pode ser uma parte importante da construção de relacionamento e nutrição de sentimentos de mutualidade.

10.   Para melhorar o seu discurso, use as mãos.

Embora às vezes as pessoas dizem que fazer muitos movimentos com as mãos denota nervosismo, mas isso é apenas se você não está fazendo isso da maneira certa. Desde que o gesto esteja integralmente ligada à fala, gesticular como falamos pode realmente ligar o nosso pensamento.

REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

LEPORE, Meredith.  10 Simple body language tips that will boost your career. Business Insider.  Disponível em < http://www.businessinsider.com/author/meredith-lepore>  Acessado em 14 de Out. de 2013.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o