Pular para o conteúdo principal

As 20 palavras mais poderosas em negócios


Sucesso nos negócios é relativamente simples: Tome boas decisões com mais frequência do que as erradas, e você ganha. Tome decisões erradas, muitas vezes, e você perde.

Simples? Sim. Fácil? Não. Principalmente porque, como seu negócio cresce e se torna mais complexo, mais e mais pessoas se envolvem no processo de tomada de decisão.

Em primeiro lugar, frequentemente, é só você e seu instinto. Fazer tudo certo significa que seu negócio é bem-sucedido e cresce. Crescer significa agregar pessoas e complexidade. E antes que você perceba, as decisões mais importantes estão sendo feitas não por você, sozinho, mas por equipes, algumas das quais você faz parte e outras não.

E as equipes, como todo mundo descobre rapidamente, geralmente aprendem a tomada de decisões de alta qualidade de forma consistente.

Agendas ocultas, atuação passiva-agressiva, intimidação manipuladora e falta de compromisso: São inúmeras maneiras pelas quais as equipes podem estragar o processo simples de uma boa tomada de decisão, e por isso intermináveis livros, oficinas, dinâmicas e instrumentos de avaliação foram produzidos, cada qual dando dicas para resolver a questão das equipes disfuncionais.

No entanto, em torno de 70/80 por cento dos problemas que ocorrem quando boas pessoas se reúnem em um processo de tomada de decisão conjunta pode ser erradicados pelo uso consciente de uma declaração de 20 palavras simples, chamada de Compromisso Empresarial:

"Ao trabalhar em um ambiente de equipe ou de grupo, coloque os interesses da empresa acima dos seus interesses pessoais."

Esta simples declaração de intenções é muito poderosa que irá manter o seu time focado na alta qualidade de tomada de decisão.

A Declaração que faz uma declaração.

Pense em uma equipe de alto desempenho, como um grupo de cirurgiões altamente qualificados reunidos em torno de um paciente na mesa de operação: Sem distração desnecessária, foco total, dados de alta qualidade, análise precisa, apoio mútuo e execução clínica.

Por que é esta analogia é tão diferente, na maioria dos conselhos de administração? Não é porque as pessoas envolvidas são menos capazes ou menos comprometidos. É simplesmente que o "paciente" não está claramente definido. Para o cirurgião em uma sala de cirurgia, não há dúvida sobre quem ela está lá para servir.

Para um executivo na sala de reuniões, o "paciente" (o negócio) é amorfo, indistinto e, às vezes esquecido por completo. O Compromisso Empresarial, mas poderoso, mantém o foco de todos no que é verdadeiramente importante, as necessidades da empresa como um todo.

A propósito, essa dinâmica se aplica não só para organizações inteiras, mas para qualquer empreendimento realizado por duas ou mais pessoas, incluindo um negócio, uma divisão, departamento, projeto, grupo ou equipe.

Tente usar o Compromisso Empresarial nas próximas reuniões de sua equipe. Você pode imprimi-lo em cartões flash para que outros membros da equipe lembrem-se sempre e saibam quem realmente é o paciente, na hora da tomada de decisão.

REFERÊNCIAS:     

Tradução e adaptação do texto original de:

MCKEOWN, L.  The 20 most powerful words in business. Inc. Disponível em< http://www.inc.com/les-mckeown/the-most-powerful-20-words-in-business.html?cid=sf01002 > Acessado em 26 de Out. 2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado Prático do 5S

Gerisval Alves Pessoa*
Daniel da Silva Jatahy**
Conceito de 5S


È um programa de educação e treinamento que busca a mudança no comportamento e nos hábitos das pessoas, de maneira simples e ao mesmo tempo revolucionária, por meio da prática de ações de melhorias contínuas no ambiente de trabalho e no gerenciamento do dia a dia das organizações.

Tem como objetivo principal preparar uma empresa, um departamento, um bairro, uma escola, uma cidade ou qualquer espaço físico para uma intervenção de melhoria no ambiente, por meio do envolvimento das pessoas e do trabalho em equipe.

Os 5S são uma derivação de cinco palavras de origem japonesa adaptadas para o português conforme descritas abaixo:


- Seiri: Senso de Utilização
- Seiton: Senso de Ordenação
- Seisou: Senso de Limpeza
- Seiketsu: Senso de Higiene, Saúde ou Bem Estar
- Shitsuke: Senso de Autodisciplina

Mas para torná-lo simples, é necessário que entendamos de forma prática o conceito de cada senso e que o torne uma ferramenta para ser utilizada …

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas
FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a:
-Melhoria de um produto ou processo já em operação. A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto.
A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e eliminar problemas potenciais de forma siste…

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC (Process Decision Program Chart)

O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota
O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas.
Deve-se usá-lo quando:
1.A tarefa é nova ou única; 2.O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.A eficiência de implementação é crítica. 4.Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.Desenvolvimento e introdução de novos produtos
O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável.
Roteiro para Construção:
O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas:
• Fluxo básico • Macro-DPD • Micro-DPD

Roteiro Básico:
1.Definir os pontos de partida e de chegada 2.Traçar um plano otimista  3.Pensar sobre fatos qu…