Pular para o conteúdo principal

As 20 palavras mais poderosas em negócios


Sucesso nos negócios é relativamente simples: Tome boas decisões com mais frequência do que as erradas, e você ganha. Tome decisões erradas, muitas vezes, e você perde.

Simples? Sim. Fácil? Não. Principalmente porque, como seu negócio cresce e se torna mais complexo, mais e mais pessoas se envolvem no processo de tomada de decisão.

Em primeiro lugar, frequentemente, é só você e seu instinto. Fazer tudo certo significa que seu negócio é bem-sucedido e cresce. Crescer significa agregar pessoas e complexidade. E antes que você perceba, as decisões mais importantes estão sendo feitas não por você, sozinho, mas por equipes, algumas das quais você faz parte e outras não.

E as equipes, como todo mundo descobre rapidamente, geralmente aprendem a tomada de decisões de alta qualidade de forma consistente.

Agendas ocultas, atuação passiva-agressiva, intimidação manipuladora e falta de compromisso: São inúmeras maneiras pelas quais as equipes podem estragar o processo simples de uma boa tomada de decisão, e por isso intermináveis livros, oficinas, dinâmicas e instrumentos de avaliação foram produzidos, cada qual dando dicas para resolver a questão das equipes disfuncionais.

No entanto, em torno de 70/80 por cento dos problemas que ocorrem quando boas pessoas se reúnem em um processo de tomada de decisão conjunta pode ser erradicados pelo uso consciente de uma declaração de 20 palavras simples, chamada de Compromisso Empresarial:

"Ao trabalhar em um ambiente de equipe ou de grupo, coloque os interesses da empresa acima dos seus interesses pessoais."

Esta simples declaração de intenções é muito poderosa que irá manter o seu time focado na alta qualidade de tomada de decisão.

A Declaração que faz uma declaração.

Pense em uma equipe de alto desempenho, como um grupo de cirurgiões altamente qualificados reunidos em torno de um paciente na mesa de operação: Sem distração desnecessária, foco total, dados de alta qualidade, análise precisa, apoio mútuo e execução clínica.

Por que é esta analogia é tão diferente, na maioria dos conselhos de administração? Não é porque as pessoas envolvidas são menos capazes ou menos comprometidos. É simplesmente que o "paciente" não está claramente definido. Para o cirurgião em uma sala de cirurgia, não há dúvida sobre quem ela está lá para servir.

Para um executivo na sala de reuniões, o "paciente" (o negócio) é amorfo, indistinto e, às vezes esquecido por completo. O Compromisso Empresarial, mas poderoso, mantém o foco de todos no que é verdadeiramente importante, as necessidades da empresa como um todo.

A propósito, essa dinâmica se aplica não só para organizações inteiras, mas para qualquer empreendimento realizado por duas ou mais pessoas, incluindo um negócio, uma divisão, departamento, projeto, grupo ou equipe.

Tente usar o Compromisso Empresarial nas próximas reuniões de sua equipe. Você pode imprimi-lo em cartões flash para que outros membros da equipe lembrem-se sempre e saibam quem realmente é o paciente, na hora da tomada de decisão.

REFERÊNCIAS:     

Tradução e adaptação do texto original de:

MCKEOWN, L.  The 20 most powerful words in business. Inc. Disponível em< http://www.inc.com/les-mckeown/the-most-powerful-20-words-in-business.html?cid=sf01002 > Acessado em 26 de Out. 2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o