Sucesso nos negócios é relativamente simples: Tome boas decisões com mais frequência do que as erradas, e você ganha. Tome decisões erradas, muitas vezes, e você perde.
Simples? Sim. Fácil? Não. Principalmente porque, como seu negócio cresce e se torna mais complexo, mais e mais pessoas se envolvem no processo de tomada de decisão.
Em primeiro lugar, frequentemente, é só você e seu instinto. Fazer tudo certo significa que seu negócio é bem-sucedido e cresce. Crescer significa agregar pessoas e complexidade. E antes que você perceba, as decisões mais importantes estão sendo feitas não por você, sozinho, mas por equipes, algumas das quais você faz parte e outras não.
E as equipes, como todo mundo descobre rapidamente, geralmente aprendem a tomada de decisões de alta qualidade de forma consistente.
Agendas ocultas, atuação passiva-agressiva, intimidação manipuladora e falta de compromisso: São inúmeras maneiras pelas quais as equipes podem estragar o processo simples de uma boa tomada de decisão, e por isso intermináveis livros, oficinas, dinâmicas e instrumentos de avaliação foram produzidos, cada qual dando dicas para resolver a questão das equipes disfuncionais.
No entanto, em torno de 70/80 por cento dos problemas que ocorrem quando boas pessoas se reúnem em um processo de tomada de decisão conjunta pode ser erradicados pelo uso consciente de uma declaração de 20 palavras simples, chamada de Compromisso Empresarial:
"Ao trabalhar em um ambiente de equipe ou de grupo, coloque os interesses da empresa acima dos seus interesses pessoais."
Esta simples declaração de intenções é muito poderosa que irá manter o seu time focado na alta qualidade de tomada de decisão.
A Declaração que faz uma declaração.
Pense em uma equipe de alto desempenho, como um grupo de cirurgiões altamente qualificados reunidos em torno de um paciente na mesa de operação: Sem distração desnecessária, foco total, dados de alta qualidade, análise precisa, apoio mútuo e execução clínica.
Por que é esta analogia é tão diferente, na maioria dos conselhos de administração? Não é porque as pessoas envolvidas são menos capazes ou menos comprometidos. É simplesmente que o "paciente" não está claramente definido. Para o cirurgião em uma sala de cirurgia, não há dúvida sobre quem ela está lá para servir.
Para um executivo na sala de reuniões, o "paciente" (o negócio) é amorfo, indistinto e, às vezes esquecido por completo. O Compromisso Empresarial, mas poderoso, mantém o foco de todos no que é verdadeiramente importante, as necessidades da empresa como um todo.
A propósito, essa dinâmica se aplica não só para organizações inteiras, mas para qualquer empreendimento realizado por duas ou mais pessoas, incluindo um negócio, uma divisão, departamento, projeto, grupo ou equipe.
Tente usar o Compromisso Empresarial nas próximas reuniões de sua equipe. Você pode imprimi-lo em cartões flash para que outros membros da equipe lembrem-se sempre e saibam quem realmente é o paciente, na hora da tomada de decisão.
Comentários
Postar um comentário