A
maioria das pessoas tem trabalhado para um líder ruim, mas os líderes
excelentes muitas vezes não recebem a atenção da imprensa. A maioria dos empregados
daria muito para ter a oportunidade de trabalhar para um líder com algumas
destas características abaixo:
1. Faz
crítica construtiva
Há
uma grande diferença entre uma crítica e uma conversa que envolve o empregado e
o ajuda de forma construtiva a planejar como mudar para melhor. Um grande líder
sabe como se aproximar de um subordinado com a combinação certa de orientação e
direção.
2. Fornece
feedback consistente
No
trabalho de hoje, não é incomum aos supervisores estarem sobrecarregados com
suas cargas de trabalho. Muitas vezes, algo que é primeiro a sair de lista de
atividades é fornecer feedback
regular aos empregados. Um líder forte faz questão de dar feedback regularmente e comentar sobre as melhorias ou
desenvolvimentos necessários para que o empregado saiba exatamente onde ele está.
3. Recompensa
pelo bom trabalho
Enquanto
as mãos do líder podem estar amarradas quando se trata de salário ou
benefícios, um bom líder reconhece os melhores empregados, mesmo que o
reconhecimento seja apenas uma nota escrita divulgada a todos.
4. Sabe
como coordenar e conciliar
Todos
os empregados hoje estão assumindo mais responsabilidades, e cabe a cada pessoa
gerenciar os detalhes de vários projetos simultaneamente. Os melhores líderes não
estressam as pessoas que lideram. Em vez de agir apagando incêndio em cada
projeto, bons líderes ajustam e delegam o trabalho com base no que precisa ser
feito imediatamente.
5. Mentores
e Coaches dos empregados
Empregados
sortudos têm a oportunidade de trabalhar para um líder que está realmente
interessado em suas carreiras e em ajudá-los a conseguirem promoções. Os
melhores líderes identificam e valorizam os pontos fortes de seus empregados e os
alocam em projetos que lhes permitam brilhar e serem notados.
6. Aceita
a responsabilidade, não apenas os créditos dos resultados.
A
maioria das pessoas tem trabalhado para líderes que estão felizes em tomar o
crédito quando as coisas estão indo bem, mas poucos têm a chance de ver um
verdadeiro líder em ação: o que intensifica e assume a responsabilidade quando
as coisas ficam difíceis.
7. Comunica-se
com clareza
Bons
líderes sabem que a comunicação só será tão boa de acordo com a forma na qual ela
seja recebida, não importa se você acha que já explicou o que precisa ser feito
se seus empregados não entendem o que você disse. Os melhores supervisores sabem
como explicar o que quer que seja feito de forma sucinta e direta, e estão
disponíveis para responderem perguntas, se necessário.
8. Oferece
desafio e apoio
Este
delicado equilíbrio escapa a maioria das pessoas: Como você pode desafiar seus empregados
a melhorarem, proporcionando os recursos e o apoio de que precisam para terem
sucesso? Os empregados precisam de ambos, a fim de melhorar a si mesmos.
9. Assume
riscos calculados
Às
vezes, é um risco real para um supervisor em confiar a um empregado um projeto
que o chefe sabe que está um pouco além dos seus pontos fortes. Os melhores
supervisores sabem quando é o momento certo para dar um passo atrás e permitir
que as pessoas que supervisionam tomem as rédeas de um grande projeto.
10.
Reconhece o equilíbrio trabalho e
qualidade de vida
A
maioria dos empregados detesta a ideia de relatar a alguém que parece não ter
vida fora do trabalho. A mensagem não declarada é: "Eu não tenho vida,
então você também não deveria ter." Esses empregados costumam passar
longas horas no trabalho, porque acham que é a única maneira de impressionar os
superiores. Líderes confiantes e competentes podem motivar as pessoas a
trabalharem horas extras quando necessário, mas não espere 100% dedicação ao
trabalho o tempo todo.
11.
Não tem empregados favoritos na equipe
Se
for evidente que há um favorito no trabalho, é um desafio para os demais da
equipe de engajarem como uma unidade, pois há uma desnecessária concorrência
sadia. Os melhores líderes tentam
eliminar esta concorrência desleal proporcionada por ter um favorito, incutindo
um sentido de trabalhar em conjunto para o bem comum da organização ou
departamento.
REFERÊNCIAS:
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