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11 Hábitos dos líderes extraordinários



A maioria das pessoas tem trabalhado para um líder ruim, mas os líderes excelentes muitas vezes não recebem a atenção da imprensa. A maioria dos empregados daria muito para ter a oportunidade de trabalhar para um líder com algumas destas características abaixo:

1.   Faz crítica construtiva

Há uma grande diferença entre uma crítica e uma conversa que envolve o empregado e o ajuda de forma construtiva a planejar como mudar para melhor. Um grande líder sabe como se aproximar de um subordinado com a combinação certa de orientação e direção.

2.   Fornece feedback consistente

No trabalho de hoje, não é incomum aos supervisores estarem sobrecarregados com suas cargas de trabalho. Muitas vezes, algo que é primeiro a sair de lista de atividades é fornecer feedback regular aos empregados. Um líder forte faz questão de dar feedback regularmente e comentar sobre as melhorias ou desenvolvimentos necessários para que o empregado saiba exatamente onde ele está.

3.   Recompensa pelo bom trabalho

Enquanto as mãos do líder podem estar amarradas quando se trata de salário ou benefícios, um bom líder reconhece os melhores empregados, mesmo que o reconhecimento seja apenas uma nota escrita divulgada a todos.

4.   Sabe como coordenar e conciliar

Todos os empregados hoje estão assumindo mais responsabilidades, e cabe a cada pessoa gerenciar os detalhes de vários projetos simultaneamente. Os melhores líderes não estressam as pessoas que lideram. Em vez de agir apagando incêndio em cada projeto, bons líderes ajustam e delegam o trabalho com base no que precisa ser feito imediatamente.

5.   Mentores e Coaches dos empregados

Empregados sortudos têm a oportunidade de trabalhar para um líder que está realmente interessado em suas carreiras e em ajudá-los a conseguirem promoções. Os melhores líderes identificam e valorizam os pontos fortes de seus empregados e os alocam em projetos que lhes permitam brilhar e serem notados.

6.   Aceita a responsabilidade, não apenas os créditos dos resultados.

A maioria das pessoas tem trabalhado para líderes que estão felizes em tomar o crédito quando as coisas estão indo bem, mas poucos têm a chance de ver um verdadeiro líder em ação: o que intensifica e assume a responsabilidade quando as coisas ficam difíceis.

7.   Comunica-se com clareza

Bons líderes sabem que a comunicação só será tão boa de acordo com a forma na qual ela seja recebida, não importa se você acha que já explicou o que precisa ser feito se seus empregados não entendem o que você disse. Os melhores supervisores sabem como explicar o que quer que seja feito de forma sucinta e direta, e estão disponíveis para responderem perguntas, se necessário.

8.   Oferece desafio e apoio

Este delicado equilíbrio escapa a maioria das pessoas: Como você pode desafiar seus empregados a melhorarem, proporcionando os recursos e o apoio de que precisam para terem sucesso? Os empregados precisam de ambos, a fim de melhorar a si mesmos.

9.   Assume riscos calculados

Às vezes, é um risco real para um supervisor em confiar a um empregado um projeto que o chefe sabe que está um pouco além dos seus pontos fortes. Os melhores supervisores sabem quando é o momento certo para dar um passo atrás e permitir que as pessoas que supervisionam tomem as rédeas de um grande projeto.

10.   Reconhece o equilíbrio trabalho e qualidade de vida

A maioria dos empregados detesta a ideia de relatar a alguém que parece não ter vida fora do trabalho. A mensagem não declarada é: "Eu não tenho vida, então você também não deveria ter." Esses empregados costumam passar longas horas no trabalho, porque acham que é a única maneira de impressionar os superiores. Líderes confiantes e competentes podem motivar as pessoas a trabalharem horas extras quando necessário, mas não espere 100% dedicação ao trabalho o tempo todo.

11.         Não tem empregados favoritos na equipe

Se for evidente que há um favorito no trabalho, é um desafio para os demais da equipe de engajarem como uma unidade, pois há uma desnecessária concorrência sadia.  Os melhores líderes tentam eliminar esta concorrência desleal proporcionada por ter um favorito, incutindo um sentido de trabalhar em conjunto para o bem comum da organização ou departamento.


REFERÊNCIAS: 

Tradução e adaptação do texto original de:

 

SALPETER, Miriam. 11 Habits of amazing bosses. Business Insider. Disponível em < http://www.businessinsider.com/habits-of-amazing-bosses-2013-7?nr_email_referer=1&utm_source=Triggermail&utm_medium=email&utm_content=emailshare> Acessado em 17 de Jul. 2013.

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