Pular para o conteúdo principal

10 Características de grandes líderes e seus seguidores



Sem grandes seguidores, nenhum líder alcança a grandeza. Veja aqui se você tem o que é preciso para ser as duas coisas.

Muito já foi escrito e ensinado sobre como se tornar um grande líder. Muitos se esforçam para a liderança e muitos realmente se tornaram grandes. Como disse Shakespeare em Noite de Reis: “Não temeis a grandeza; alguns nascem grandes, alguns conseguem grandeza, a alguns a grandeza lhes é imposta e a outros a grandeza lhes fica grande”.

Se você já nasceu com as características de um grande líder ou as adquiriu ao longo da vida, certamente, é para ser admirada. E muitas vezes elas são um pré-requisito para gerenciar uma equipe de alto desempenho ou para conduzir uma start-up de origem humilde ao grande sucesso. Mas o relacionamento saudável entre liderança e seguidores é crítico. Estando sozinho, o líder não consegue nada, senão a mediocridade. Abaixo estão as 10 principais características compartilhadas por grandes líderes e também por grandes seguidores. Juntos, eles trabalham melhor.

1.   Ambição

Grandes líderes conduzem corajosamente a equipe o sucesso, com paixão crescente a novos desafios, abrindo um caminho para aqueles que os seguem.

Grandes seguidores corajosamente seguem o caminho, aproveitando as oportunidades que lhes são oferecidas pelos líderes.

2.   Paciência

Grandes líderes usam as rodas do tempo a seu favor, sabendo que ser rápido e primeiro são raramente os atributos de sucesso em longo prazo.

Grandes seguidores são metódicos e deliberados, confiando que com um ritmo constante entregará um produto melhor do que uma abordagem precipitada.

3.   Humildade

Grandes líderes são energizados não por estarem certos, mas pela glória que vem de toda a equipe em alcançar o auge do sucesso.

Grandes seguidores estão focados em implementar as melhores ideias, independentemente de quem lhes forneceram ou de quem recebe o crédito.

4.   Humor

Grandes líderes não levar nada muito a sério, especialmente a si mesmos, sabendo muito bem que as pessoas precisam de um ambiente agradável para o sucesso.

Grandes seguidores encontram a alegria e humor em qualquer situação para que eles possam construir camaradagem e elevar o espírito humano de seus colegas.

5.   Visão

Os grandes líderes são capazes de enxergarem o futuro e podem articular, em linguagem clara, um plano estratégico para que todos cheguem lá.

Grandes seguidores são capazes de aproveitar os diferentes recursos para interpretarem uma visão e construírem um caminho para o sucesso.

6.   Observância

Grandes líderes sabem jogar com as regras uma vez que mesmo um rebelde tem de ter respeito e ordem para a sustentabilidade.

Grandes seguidores mantém o caminho enquanto são criativos dentro regras para que possam extrair todos os valores de cada oportunidade.

7.   Tolerância

Grandes líderes aceitam que as pessoas são indivíduos que se desenvolvem melhores quando são permitidos escolherem a suas próprias abordagens ao risco e felicidade.

Grandes seguidores aceitam que os líderes são humanos, e permitem-lhes imperfeições e falhas.

8.   Coragem

Grandes líderes abrem o caminho no escuro e derramam a sua própria luz, apesar de saberem que o terror espreita em cantos.

Grandes seguidores vão seguir para o desconhecido, e ainda, se levantarão e falarão quando souberem que um beco sem saída está à frente ou quando os valores estão comprometidos.

9.   Responsabilidade

Grandes líderes assumem a plena responsabilidade quando a sua equipe falhar independentemente de onde foram cometidos erros ou cujo desempenho foi inferior.

Grandes seguidores assumem plenamente a sua competência e apoiam os seus colegas, sabendo muito bem que a equipe só pode ser bem sucedida se todos os executantes forem.

10.   Gratidão

Grandes líderes demonstram grandes apreços a aqueles que dão de si para apoiar o sucesso do grupo.

Grandes seguidores mostram apreços por aqueles que assumem riscos, conduzem a equipe e são responsáveis pelo sucesso da equipe.


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

DAUM, kevin.  10 Traits of great leaders (and their followers). Inc. Magazine.  Disponível em <  http://www.inc.com/kevin-daum/10-traits-of-great-leaders-and-their-followers.html> Acessado em 20 de Jul. de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado Prático do 5S

Gerisval Alves Pessoa*
Daniel da Silva Jatahy**
Conceito de 5S


È um programa de educação e treinamento que busca a mudança no comportamento e nos hábitos das pessoas, de maneira simples e ao mesmo tempo revolucionária, por meio da prática de ações de melhorias contínuas no ambiente de trabalho e no gerenciamento do dia a dia das organizações.

Tem como objetivo principal preparar uma empresa, um departamento, um bairro, uma escola, uma cidade ou qualquer espaço físico para uma intervenção de melhoria no ambiente, por meio do envolvimento das pessoas e do trabalho em equipe.

Os 5S são uma derivação de cinco palavras de origem japonesa adaptadas para o português conforme descritas abaixo:


- Seiri: Senso de Utilização
- Seiton: Senso de Ordenação
- Seisou: Senso de Limpeza
- Seiketsu: Senso de Higiene, Saúde ou Bem Estar
- Shitsuke: Senso de Autodisciplina

Mas para torná-lo simples, é necessário que entendamos de forma prática o conceito de cada senso e que o torne uma ferramenta para ser utilizada …

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC (Process Decision Program Chart)

O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota
O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas.
Deve-se usá-lo quando:
1.A tarefa é nova ou única; 2.O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.A eficiência de implementação é crítica. 4.Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.Desenvolvimento e introdução de novos produtos
O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável.
Roteiro para Construção:
O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas:
• Fluxo básico • Macro-DPD • Micro-DPD

Roteiro Básico:
1.Definir os pontos de partida e de chegada 2.Traçar um plano otimista  3.Pensar sobre fatos qu…

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas
FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a:
-Melhoria de um produto ou processo já em operação. A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto.
A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e eliminar problemas potenciais de forma siste…