Pular para o conteúdo principal

Como conquistar o que desejas em sua carreira e na vida


Você gostaria de ser bem sucedido em tudo que faz, é claro. Veja como fazer isso acontecer.

Conseguir o que você deseja em sua carreira e na vida não é tão difícil como pode parecer.

Para ser feliz, tanto profissionalmente como pessoalmente, veja as sete dicas de Davi Kerpen que podem ajudá-lo a fazer isso acontecer. Em essência, trabalhe para colocar os outros em primeiro lugar, para ser mais simpático e para acabar com o que eu quero em tudo que faço.

1.   Ouça primeiro e nunca pare de ouvir

Ouvir é uma habilidade de uma única pessoa mais importante nas relações profissionais e pessoais. Ernest Hemingway disse: "Quando as pessoas falam, ouça-as completamente. A maioria das pessoas nunca escuta." É triste, mas é verdade: A maioria das pessoas tem a sua própria agenda e estão muito ocupados conversando (ou esperando para falar) para ouvi-lo. Então aqui está o paradoxo: Se você, ao contrário da maioria das pessoas, pode realmente ouvir com empatia, então as pessoas vão gostar de você, e eventualmente, ajudá-lo a obter o que deseja.

2.   Ajude os outros

É talvez um paradoxo, mas funciona: Quando você quer alguma coisa de alguém, em vez de pedir a ele, ajude-o a conseguir o que ela quer. Se você não sabe o que ela quer, então simplesmente pergunte: "Como posso ajudá-lo?" Uma vez que muitas pessoas estão querendo apenas ajudar a si mesmos, quando você, realmente, tenta ajudar aos outros a terem sucesso em seus objetivos e sonhos, você vai se destacar. São aquelas pessoas que você, realmente, ajudam, por sua vez, lutarão para ajudá-lo a ter sucesso e dar-lhe-ão tudo o que quiser. Ajude os outros em primeiro lugar, sem esperar nada, e o retorno será enorme.

3.   Seja você mesmo: Autêntico, Transparente e Vulnerável.

Oprah Winfrey declarou: "Eu não tinha ideia de que ser autêntica poderia me fazer tão rica como eu me tornei. Se eu soubesse, eu teria feito isso muito antes." Profissionais, especialmente da geração “X”, tendem a ter dificuldade com autenticidade e transparência no trabalho. As pessoas, especialmente os homens, tendem a ter dificuldades de serem vulneráveis, especialmente com pessoas que não conhecem bem. Muitos também, não têm certeza quanto a serem transparentes on-line, ou no trabalho, ou para pessoas que acabaram de conhecer. Mas, por mais que essas escolhas possam ser difíceis, autenticidade, transparência e vulnerabilidade todas criam a confiança. E quando as pessoas confiam em você, elas vão fazer-lhe qualquer coisa. Abra-se para as pessoas e aproveite a chance, e serás recompensado.

 
4.   Fale, não venda.

Tão importante quanto ouvir e ajudar os outros, a fim de obter o que você quer, eventualmente, você tem que dizer às pessoas o que é. Mas ninguém quer ser enganado. Então, se é um produto, serviço, ideia ou a si mesmo que você está tentando vende, desista de "vender". Em vez disso, concentre-se em contar uma grande história, cativar o seu público, trazendo à vida o que o futuro trará, e pinte um grande retrato do que vai acontecer se você conseguir o que deseja. Quando você ficar bom em contar histórias, as pessoas querem fazer parte dessa história, e elas vão querer ajudar os outros a fazerem parte dessa história também.

5.   Encha-se de paixão em cada interação

A paixão é contagiosa, porém, a falta também é. Se você não for apaixonado pelo que você está falando, por que alguém se importará? Se você quiser algo, você deve estar mais animado e dedicado à causa do que ninguém. Se você não está apaixonada por ela, talvez realmente não seja importante para você. Nem todo mundo tem super alta energia e extroversão, embora essas qualidades possam ajudar a transmitir paixão em muitos casos. Paixão e energia só o colocarão na faculdade e no seu primeiro emprego. Mas, afinal, você não precisa bater nas paredes para convencer alguém de alguma coisa. Você só precisa revelar sua verdadeira paixão, da forma que é verdadeira para você.

6.   Surpreenda e encante outros

Sabe quando você entra em um cassino, há sempre uma máquina caça-níqueis em algum lugar no fundo, dizendo ao mundo que outra pessoa acabou de ganhar um prêmio acumulado? Isto é o que os psicólogos chamam de recompensas variáveis. Você não sabe quando vai ganhar, só tem experiências bastante positivas que o farão sentir-se animado, mesmo quando você não está ganhando. Quando você surpreende e encanta os outros, você não só os fazem felizes, quanto eles lembraram que você é do tipo de pessoa que pode surpreender e encantá-los em breve novamente. Alguns exemplos clássicos: Trazer flores para sua esposa sem "nenhuma razão" e dizer a um cliente que seu pedido chegará somente na próxima semana, mas depois o entrega antecipado. Se você sair de sua forma tradicional de fazer as coisas e tiver uma experiência, especialmente, quando as pessoas menos esperam, você terá grandes resultados ao longo do tempo.

7.   Use as quatro palavras mais importantes nos negócios e na vida

Diga "eu sinto muito" quando cometer um erro e "obrigado", tanto quanto puder. Estas palavras são tão simples, mas muitas vezes as pessoas ignoram a importância de dizê-las. Todo mundo comete erros, e todos sabem disso. Não é quando você cometer um erro que é um problema é quando você cometer um erro e for orgulhoso demais ou tiver vergonha de ser vulnerável, confessar e pedir desculpas. Basta dizer "me desculpe" e deixe a outra pessoa te perdoar, para que possa seguir em frente, e, finalmente, obter o que deseja. Por outro lado, a gratidão sincera para as pessoas é uma emoção poderosa para transmitir, e abre muitas portas. Quando pertinente, envie mensagens de agradecimento com “muito obrigado” para a sua equipe, clientes, fornecedores, mídia, família e amigos. Não é apenas sobre o envio de uma mensagem, no entanto. É sobre ter um profundo apreço e admiração sobre as pessoas e ao mundo ao seu redor.

Obrigado por ter um tempo e lido este texto!


REFERÊNCIAS: 

Tradução e adaptação do texto original de:

 

KERPEN. Dave.  How to get everything you want. Seriously.  Inc. Magazine. Disponível em< http://www.inc.com/dave-kerpen/how-to-get-everything-you-want.html > Acessado em 30 de Jun. 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o