Pular para o conteúdo principal

8 palavras a serem evitadas em uma venda



Ao analisaremos os processos de vendas encontramos palavras banais e ineficazes que realmente levantam polêmicas dos clientes.

Aqui estão as piores palavras transgressoras de um processo de vendas:

1.   "Emocionante"

Não há palavra mais chata do que a palavra "emocionante". Afirmar que algo é "emocionante" comunica a todos que não é. Em vez disso, encontre alguma coisa sobre sua oferta que realmente estimula o interesse do cliente.

2.   "Inovador"

Acredito que ninguém se lembra de alguma vez ter ouvido da Apple a pretensão de ser inovadora, eles apenas são. Isso é verdade para todas as empresas que realmente inovam. Para elas, é apenas comportamento diário e normal. Elas não precisam informar isso.

3.   "Desconto"

Vamos deixar esse velho e cansado termo de volta ao mundo onde "mas, espere! Tem mais!" seja o estado da arte do discurso de vendas. Olhe, o seu material tem um preço e, talvez, você tenha alguma flexibilidade. Mas oferecer um "desconto"? Já é demais.

4.   "Garantia"

Todo mundo que tem um pouco de bom senso sabe que a "garantia" não significa absolutamente nada. "Garantia" é apenas a palavra que as pessoas usam quando têm medo de informar que ela é prevista em lei.

5.   "Honestamente"

Quando esta palavra que sai da boca de um vendedor, faz com tudo o que ele disse até agora pareça que estava provavelmente mentindo. A mesma coisa vale para começar uma frase com "Para dizer a verdade,..." Diga o que? Você esteve mentido até agora?

6.   "Colaboração"

Como é que esta palavra horrível entra no vocabulário de negócios, afinal? Sim, você tem que trabalhar em conjunto com pessoas para fazer outras coisas, mas a "colaborar"? Ei, isso é o que a França de Vichy fez com os nazistas.

7.   "Oportunidade"

Este é o caso clássico de uma palavra que soa positivo, mas carrega uma enorme carga de "é tudo comigo". Chamar qualquer situação de vendas uma "oportunidade" é dizer ao cliente que você tem tudo para fechar o negócio. Assim como qualquer outro oportunista.

8.   "Comissão"

Em qualquer planeta a comissão se faz com um atendimento ao cliente ou você faz seus próprios números? Vender tem tudo a ver com ajudar o cliente a tomar a melhor decisão ... Para o cliente. Quando você está vendendo, a sua comissão deve ser a coisa mais distante de sua mente.


REFERÊNCIAS: 

Tradução e adaptação do texto original de:

 

JAMES. Geoffrey.  8 Words to avoid when selling.  Inc. Magazine. Disponível em< http://www.inc.com/geoffrey-james/8-words-to-avoid-when-selling.html > Acessado em 29 de Jun. 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o