Pular para o conteúdo principal

8 palavras a serem evitadas em uma venda



Ao analisaremos os processos de vendas encontramos palavras banais e ineficazes que realmente levantam polêmicas dos clientes.

Aqui estão as piores palavras transgressoras de um processo de vendas:

1.   "Emocionante"

Não há palavra mais chata do que a palavra "emocionante". Afirmar que algo é "emocionante" comunica a todos que não é. Em vez disso, encontre alguma coisa sobre sua oferta que realmente estimula o interesse do cliente.

2.   "Inovador"

Acredito que ninguém se lembra de alguma vez ter ouvido da Apple a pretensão de ser inovadora, eles apenas são. Isso é verdade para todas as empresas que realmente inovam. Para elas, é apenas comportamento diário e normal. Elas não precisam informar isso.

3.   "Desconto"

Vamos deixar esse velho e cansado termo de volta ao mundo onde "mas, espere! Tem mais!" seja o estado da arte do discurso de vendas. Olhe, o seu material tem um preço e, talvez, você tenha alguma flexibilidade. Mas oferecer um "desconto"? Já é demais.

4.   "Garantia"

Todo mundo que tem um pouco de bom senso sabe que a "garantia" não significa absolutamente nada. "Garantia" é apenas a palavra que as pessoas usam quando têm medo de informar que ela é prevista em lei.

5.   "Honestamente"

Quando esta palavra que sai da boca de um vendedor, faz com tudo o que ele disse até agora pareça que estava provavelmente mentindo. A mesma coisa vale para começar uma frase com "Para dizer a verdade,..." Diga o que? Você esteve mentido até agora?

6.   "Colaboração"

Como é que esta palavra horrível entra no vocabulário de negócios, afinal? Sim, você tem que trabalhar em conjunto com pessoas para fazer outras coisas, mas a "colaborar"? Ei, isso é o que a França de Vichy fez com os nazistas.

7.   "Oportunidade"

Este é o caso clássico de uma palavra que soa positivo, mas carrega uma enorme carga de "é tudo comigo". Chamar qualquer situação de vendas uma "oportunidade" é dizer ao cliente que você tem tudo para fechar o negócio. Assim como qualquer outro oportunista.

8.   "Comissão"

Em qualquer planeta a comissão se faz com um atendimento ao cliente ou você faz seus próprios números? Vender tem tudo a ver com ajudar o cliente a tomar a melhor decisão ... Para o cliente. Quando você está vendendo, a sua comissão deve ser a coisa mais distante de sua mente.


REFERÊNCIAS: 

Tradução e adaptação do texto original de:

 

JAMES. Geoffrey.  8 Words to avoid when selling.  Inc. Magazine. Disponível em< http://www.inc.com/geoffrey-james/8-words-to-avoid-when-selling.html > Acessado em 29 de Jun. 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...