Pular para o conteúdo principal

3 perguntas que apenas os melhores candidatos a emprego fazem



Em uma entrevista de emprego existem três perguntas muito difíceis que os melhores candidatos podem fazer.  Como executivo, esteja preparado para respondê-las, pois você não quer que um excelente candidato pense que seu futuro gerente seja tímido sobre o compartilhamento de informações internas da organização.  De acordo com Kathy Rapp elas são:

1.   Por que eu deveria deixar um trabalho que eu amo para vir trabalhar aqui?

Essa questão diz: Eu sou um candidato extremamente passivo, e você terá que realmente me convencer a continuar, mesmo no processo de entrevista. Ele também está pedindo transparência: Qual é a verdadeira história sobre a sua organização e a função do candidato?

2.   Quais seriam as minhas prioridades para os primeiros 6 a 12 meses?

O candidato fica intrigado. Ele está agora à procura de detalhes como seria o seu primeiro ano na organização. É também uma questão para testar se você (o gerente de contratação) realmente pensou nas prioridades e expectativas do cargo. É melhor ser capaz de responder a este questionamento, e com mais do que "eu quero que você construa relacionamentos".

3.   O que você diria a sua mãe, esposa ou ao melhor amigo sobre o porquê gosta de trabalhar aqui e como foi o seu pior dia aqui?

São na realidade duas perguntas em uma: É uma questão sobre cultura, e é também a verdadeira questão, aquela em que o candidato quer ver se você pode sair do modo de entrevista para a realidade. Este é o lugar onde o candidato não só aprende sobre a cultura, mas o seu estilo e como você lida com o bom e o ruim. É sondagem, mostra interesse, e indica que eles querem saber sobre as coisas legais e não tão legais da sua cultura.

Entrevistas de emprego geralmente são desgastantes. Ela pode ser melhorada quando há diálogo real entre o entrevistador e o entrevistado.

Aos gerentes de recrutamento: A fim de selecionar os melhores talentos para a sua empresa, você não só tem que estar preparado para fazer perguntas interessantes, mas talvez o mais importante, avaliar os tipos de perguntas que estão sendo feitas pelos candidatos e dar respostas significativas.

E os candidatos: Se você quer ser colocado na categoria “impressionante”, tem que acelerar o seu jogo também. Pense em quantas vezes o entrevistador foi questionado em média pelos candidatos sobre "oportunidades de treinamento e desenvolvimento". Se você recebeu um olhar fixo, não se esqueça deste momento e descubra perguntas mais intrigantes para a próxima vez que você estiver sendo entrevistado.

REFERÊNCIAS:      

Extraído, traduzido e adaptado do texto original de:

RAPP, Kathy. 3 Questions freakin’ awesome candidates ask. Disponível em< http://fistfuloftalent.com/2013/04/3-questions-freakin-awesome-candidates-ask.html > Acessado em 16 de Jun. 2013.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o