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Para ser autêntico, olhe além de si mesmo



Autenticidade - o que é? Quem tem? Como é que você conseguir? A maioria das pessoas associa a autenticidade de ser verdadeiro consigo mesmo. “Ou fazer o que diz”. Mas há um problema com essa associação, que se concentra em como você se sente sobre si mesmo. Autenticidade é realmente um comportamento relacional, não um egoísta. O que significa que para ser verdadeiramente autêntico, você não deve apenas estar confortável com você mesmo, mas também deve se conectar com outras pessoas confortavelmente.

Veja o exemplo de Mark, COO (Diretor de Operações) de uma empresa de capital privado. Uma hora antes da reunião inicial (kick-off) de um processo de coaching ele questionou aos especialistas sobre o que eles achavam dele. Era uma questão de risco em responder sobre isso no início do processo, ainda muito importante dado o que os especialistas tinham observado até o momento. Aqui foi a resposta: "É evidente que é inteligente, ambicioso e apaixonado pelo trabalho que você faz. Você parece sempre ter a resposta certa para nossas perguntas, ainda temos a sensação de que elas não são as suas reais respostas. Parece que você está dizendo-nos o que você acha que nós queremos ouvir. Nós estamos curiosos para descobrir se outras pessoas na sua organização estão percebendo você do mesmo jeito". Esta resposta foi pressentimento, na avaliação 360º Mark se aborreceu com as notas baixas nas competências de integridade e confiança, e nas entrevistas de follow-up com seus pares e líder imediato.

Os pares de Mark não confiavam nele, porque eles nunca tinham certeza se o que ele falava era verdade. Para ter habilidade de liderança, os outros precisam e querem saber onde você está. Não querem ficar adivinhando o que realmente você quis dizer. Enquanto não há uma solução rápida ou uma solução única a todos para aumentar sua autenticidade, há várias áreas de foco que certamente vão ajudar:

Ponto de Vista: Ter um ponto de vista é fundamental para ser autêntico. Estar aberto e disposto a participar de discussões sobre este ponto de vista acentua a sua liderança e demonstra força e flexibilidade. Ao articular seu ponto de vista sobre questões da empresa, desafios, encontros e desencontros, Mark tornou-se mais confortável falando sua opinião.

Posicionamento: Ter uma opinião é importante, o excesso de posicionamento sobre si mesmo é prejudicial. Saiba a diferença entre “navegar nas águas das políticas” de sua organização e realmente vivenciar a política em si. Obtenha apoio para suas iniciativas, mas seja transparente sobre o que você está fazendo, por que você está fazendo isso e como você está fazendo isso. Ao invés de trabalhar, principalmente nos bastidores, Mark tornou-se mais franco em seus esforços para implementar a mudança em sua organização.

História Pessoal: Na essência, você precisa se conectar com sua história pessoal e identificar os principais eventos, mensagens e as pessoas que moldaram quem você é hoje. Mark cresceu em circunstâncias difíceis, menos privilegiadas que ele aprendeu a navegar. Quando ele foi enviado para escolas de elite em uma idade jovem, a mensagem que recebeu foi "para sobreviver a este sistema, você precisa prestar atenção a sua volta e não balançar o barco." Enquanto essa mensagem poderia lhe servir tudo bem, porém, não seria mais útil no mundo da liderança corporativa. Explorando sua história pessoal, muitas vezes, virá à tona mensagens que valem a pena reexaminar a fim de expressar verdadeiramente a sua própria autenticidade.

Como Robert Goffee e Gareth Jones apontam em seu livro, Por que alguém deveria ser liderado por você? "Para atrair seguidores, o líder tem que ser muitas coisas para muitas pessoas. O segredo é fazer aquilo, permanecendo verdadeiro a si mesmo." Embora seja fácil para pressentir quem é autêntico e quem não é, não é tão simples para reconhecê-la em nós mesmos.

REFERÊNCIAS: 

Tradução e adaptação do texto original de:

SU, A. J. e WILKINS, M. M. To be authentic, look beyond yourself.Havard Business Review -  HBR Blog Network. Disponível em < http://blogs.hbr.org/cs/2013/04/to_be_authentic_look_beyond_yo.html> Acessado em 25 de Abr. 2013.

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