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A delicada arte de dar feedback



Para ser um gerente eficaz, é preciso ser hábil em dar tanto elogios como críticas. Enquanto o elogio é fácil de dar, é muito mais difícil e desagradável criticar seus empregados. No entanto, a prática da gestão exige que você ocasionalmente mostre aos empregados onde eles precisam melhorar. Assim, é vital para os gestores saberem como e quando dar feedback negativo.

A primeira coisa a entender é que as pessoas geralmente respondem mais fortemente a eventos negativos do que positivos. Em outras palavras, ficam geralmente mais chateadas com a perda de 100 reais do que felizes em ganhar R$ 100,00. De fato,
John Gottman, em seu livro “Por que os casamentos têm sucesso ou fracasso: E como você pode fazer o seu durarsugere que as interações positivas devem superar interações negativas em pelo menos na ordem de 5 para 1 para um casamento de sucesso.
 
Esta observação também é verdade no local de trabalho, como o professor Andrew Miner (Universidade de Minnesota) e seus colegas descobriram em um estudo publicado em 2005. Eles gravaram o humor dos empregados várias vezes por dia e, a cada vez, perguntou-lhes se eventos, tais como uma interação positiva com um colega de trabalho, ocorreram dentro das últimas horas.

Os resultados mostraram que os empregados reagiram a uma interação negativa com seu líder seis vezes mais forte do que eles reagiram a uma interação positiva. Isto sugere que o feedback negativo pode ter efeitos adversos significativos sobre o bem-estar de um empregado e, provavelmente, sobre a sua produtividade.

O que essa observação significa para os gerentes? Simplificando, os gerentes precisam ser cautelosos antes de criticar empregados.

Para começar, você deve evitar inadvertidamente criticar qualquer de seus empregados. Por exemplo, se um empregado escreve um primeiro esboço de um documento escrito, alguns gestores podem querer sugerir algumas pequenas revisões, mesmo que o documento geralmente estava bom. Nestas situações, os gestores devem comunicar claramente que as suas revisões são apenas sugestões provenientes de um segundo olhar e que eles não estão criticando o desempenho de seus empregados.

De modo mais geral, os gestores precisam ponderar as vantagens e desvantagens envolvidas na decisão de dar um feedback negativo. Se você criticar seus empregados, você provavelmente fornecerá algumas informações corretivas, mas você também deixará o seu empregado de mau humor. Se um erro é tão irrelevante que o valor corretivo da crítica é baixo, pode fazer sentido você manter esse feedback para si mesmo.

Claro, há situações em que um gestor deve fornecer feedback negativo. Nessas ocasiões, não perca de vista o seu propósito em oferecer esse feedback: melhorar o desempenho do empregado para que ele continue progredindo. Por mais que você queira escoriar seu empregado por acreditar que é desempenho dele é péssimo, sua empresa não ganha nada com isso.
 
Na verdade, envergonhar seus empregados é pode ter efeitos negativos sobre o seu negócio. Na pesquisa, publicada na Harvard Business Review (HBR), Christine Porath e Christine Pearson descobriram que muitos empregados se consideravam receberem a extremidade da indelicadeza no local de trabalho, com a crítica excessivamente dura de seu líder. De acordo com a pesquisa, quase metade desses empregados decidiram intencionalmente diminuírem as suas produtividades.

Em vez disso, a fim de obter os efeitos corretivos desejados do feedback negativo, você deve tomar medidas para suavizar o golpe emocional. Faça com que seus empregados se concentrem na mensagem que você está tentando transmitir, do que nas intensas emoções negativas.

No mínimo, certifique-se de fazer a sua crítica em particular. Não há nada mais humilhante do que ser criticado na frente de seus colegas de trabalho. E é fundamental para manter seu tom colaborativo. Deixe claro que o empregado ainda tem seu apoio e seu respeito.

Uma estratégia para fornecer feedback é começar literalmente, dizendo: "Deixe-me lhe dar um feedback." Essa declaração permite que o empregado se prepare emocionalmente para o que você está prestes a dizer, também pode ativar a parte calma e racional do cérebro do empregado, em vez da parte defensiva, emocional.

O feedback negativo é uma ferramenta-chave no kit do gerente eficaz. Mas, você deve usá-lo com sabedoria e cuidado, ou então ele vai fazer mais mal do que bem. Concentre-se em potenciais melhorias futuras, em vez de deter sobre os erros do passado. E pense duas vezes se realmente um erro requer feedback negativo: A crítica pode ter um grande impacto inesperado sobre a felicidade e a produtividade de um empregado.


E esta abordagem deve ser geralmente revertida quando se trata de elogios. Ao contrário das críticas, os gestores devem elogiar generosamente seus empregados, publicamente e em todas as oportunidades, especialmente na conclusão de projetos. Enquanto a maioria dos líderes parece pensar que distribuem elogios por dúzia, raramente podemos encontrar um empregado que sente seu líder valorizar suficientemente suas realizações. Então, sempre que possível, diga a seus empregados o quanto você valoriza o compromisso e a dedicação deles ao trabalho.


REFERÊNCIAS:      

Tradução e adaptação do texto original de:

POZEN, Robert C. The delicate art of giving feedback. HBR Business Review.  HBR Blog Network. Disponível em < http://blogs.hbr.org/cs/2013/03/the_delicate_art_of_giving_fee.html > Acessado em 25 de Mar. 2013.

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