Pular para o conteúdo principal

Método dos "Cinco Porquês" aplicado a desculpas para não fazer a melhoria da qualidade



Começar o processo de iniciativas para a melhoria de qualidade em qualquer organização é uma tarefa difícil. Além dos muitos obstáculos internos e externos encontrados pelo caminho, as desculpas são dadas pelos empregados porque este processo não vai funcionar. Isso é compreensível em um mundo de projetos concorrentes, o tempo e as pressões por dinheiro dentro do ambiente econômico atual. Ao longo dos anos temos ouvido muitas desculpas para espera, adiar, iniciar, parar ou simplesmente atrasar um processo que, uma vez aplicado, pode ser usado para efetivamente melhorar os processos principais e remover desperdiçadores de tempo.

Como todas as questões ou problemas a serem resolvidos, há a necessidade de encontrar uma "causa raiz". No caso de desculpas, a causa raiz parece ser que desculpas por si só são a razão suficiente, no seu valor literal, para não se envolver em atividades de resolução de problemas. Alguns de nós somos mestres em dar desculpas! Aprendemos que quando uma desculpa é dada e questionada, muitas pessoas simplesmente mudam para outra desculpa, e assim por diante! Lembre-se que "desculpas" não corrigem o problema.


 Uma das ferramentas que usamos frequentemente para determinar a verdadeira causa-raiz é técnica dos "cinco porquês". Podemos usar esta ferramenta de melhoria da qualidade para identificar a causa das desculpas.



Por isso, vamos utilizar a técnica dos cinco porquês para determinar a causa das desculpas:


1º - Por que as desculpas são dadas?


Resposta: Bem, elas são eficazes em adiar as atividades que não queremos fazer ou mesmo tememos que tenhamos que fazer.


2º - Por que são as desculpas são eficazes?


Resposta: As desculpas têm dado certo por tanto tempo que me desliguei da responsabilidade de me desenvolver ou mudar meu comportamento.


3º - Por que essas desculpas têm dado certo?


Resposta: Porque quando dou desculpas, ela me impede de engajar-se em mudar a forma como eu penso sobre um problema.


4º - Por que eu quero parar de se envolver em mudar a minha maneira de pensar?


Resposta: Porque as desculpas sempre funcionaram. (Na verdade, desculpas são uma "regra" na minha cabeça que me diz que devo dar uma boa desculpa se me pedirem para fazer algo que eu não quero fazer e que eu não vou ter que fazer).



5º Por que eu acho que desculpas vai sempre funcionar comigo?


Resposta: As desculpas me serviram bem por muito tempo e nunca ninguém me desafiou. Eu só espero que em longo prazo eu esteja aposentado antes que haja um dia de ajuste de contas.... Quando as desculpas não funcionarem mais para que eu não promova melhoria de qualidade.



A abordagem dos cinco porquês encontrou uma possível causa raiz que "ninguém desafia as desculpas”. Como gestores, devemos sempre desafiar as desculpas de nossos empregados por não fazerem a melhoria da qualidade e responsabilizá-los por nenhuma mudança ou melhoria ocorrida.


As dez melhores desculpas preferidas para não promover a melhoria da qualidade:



1.   Estou muito ocupado;

2.   Meu chefe não está envolvido;

3.   Meu chefe não vai aprovar;

4.   Somos novatos por aqui;

5.   Não há dinheiro para fazer isso;

6.   Vou aposentar em um ano de qualquer maneira;

7.   O sistema nunca vai mudar;

8.   Se eu economizar tempo no meu trabalho, eles podem não precisa mais de mim aqui;

9.    Nós tentamos isso antes e não deu certo quase tão logo começou;

10.   Eu não gosto de mudanças uma vez que as coisas parecem estar indo muito bem aqui.


REFERÊNCIAS:      
       

Tradução e adaptação do texto original de:

LENDERMAN, H. e MORAN, J. W. 3 “Five whys" applied to excuses for not doing quality improvement.  PEX – Process Excellence Network . Disponível em< http://www.processexcellencenetwork.com/people-performance-and-change-in-process-improveme/articles/the-five-whys-of-excuses-for-not-doing-quality-imp/&mac=SSIQ_OI_Featured_2011&utm_source=processexcellencenetwork.com&utm_medium=email&utm_campaign=SSIQOptIn&utm_content=1/3/13?elq=e41613dde94c46a993f574777737afcc&elqCampaignId=1188> Acessado em 03 de Jan. 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o