Uma
organização torna-se bem-sucedida quando se tem equipes vencedoras e, para tal,
é necessário o reforço em cinco áreas centrais: Estratégia, liderança,
comunicação, estrutura e pessoas.
Detalhando um pouco mais estas cinco áreas:
1. Estratégia - Ter uma estratégica claramente definida
2. Liderança -
Ter um líder certo para implementar a estratégia
3. Comunicação
- Manter uma comunicação aberta e transparente
4. Estrutura -
Ter uma estrutura que suporte o alto desempenho
5. Pessoas -
Montar uma equipe com pessoas comprometidas e engajadas
Estes cinco elementos-chave juntos lhe permitem ter uma equipe vitoriosa e consequentemente uma organização bem-sucedida.
Então,
como colocá-los em prática? Comece perguntando a si mesmo algumas perguntas
difíceis!
Estratégia
Um bom plano é a chave para o sucesso, dia após dia. Para vencer é necessário que se tenha uma estratégia claramente definida e comunicada a todos. Comece olhando para sua estratégia e pergunte:
§
A estratégia explica quem você quer
ser, aonde você quer chegar
e as orientações que ajudam você a chegar lá?
§
Será que responde os imperativos
organizacionais e
ajuda você a atingir seus objetivos?
§
Permite que a liderança possa comunicar
claramente a
estratégia?
§
Permite que a sua equipe entenda a estratégia e como e onde eles se encaixam em
ajudar a alcançá-la?
Liderança
Liderar uma equipe para que atinja os objetivos e metas organizacionais exige ter uma liderança adequada a cultura de sua organização, uma liderança com o compromisso e paixão para implementar sua estratégia e cumprir suas metas. Liderança é uma força motriz para atingir e manter os resultados de forma contínua. Comece olhando a liderança de sua organização e pergunte:
§ Seus líderes
servem de modelos por meio de ações e comportamentos positivos?
§ Eles
estão empenhados em estruturar uma equipe que tenha um senso de propósito comum?
§ Eles
têm habilidades em comunicação?
§ Será
que eles são capazes de transformar as ideais em ação?
Comunicação
Os líderes precisam comunicar claramente com sua equipe para garantir que todos estejam na mesma página. As práticas de comunicação, tanto verbal e não verbal, devem ser revistas, entendidas e praticadas por toda liderança da organização.
Comunicação frequente, transparente e autêntica entre a liderança, empregados, acionistas e clientes é uma necessidade. Para manter os empregados envolvidos com os produtos e serviços, e comprometidos com a estratégia, a missão e visão da organização, eles precisam saber o que está acontecendo e por que (a razão). Comece avaliando o processo de comunicação da sua organização e pergunte:
§ A
sua organização tem como valor uma comunicação aberta, honesta e transparente e permite compartilhamento
de ideias?
§ Você
sabe receber e dar feedback á sua equipe?
§ Você
usa processos de comunicação de forma clara que garantem que todos os públicos sejam atingidos os conteúdos
e frequências adequadas para eles?
§ Você está permanentemente atento às mudanças
dos ambientes externos e internos e
adapta os seus processos de comunicação quando necessário?
Estrutura
Para que você possa ter êxito na implementação das ações é necessária uma plataforma projetada para auxiliá-lo a ter sucesso. Você precisa dos processos apropriados para avaliar seus empregados, para assegurar que suas ações estejam alinhadas com a missão e a visão da organização, e uma estrutura projetada para ajudá-lo a atingir seus objetivos. Então, o que dizer das estruturas e processos?
§ Será
que as estruturas e processos da sua organização suportam a implementação da
estratégia?
§ Será
que as estruturas e processos estão alinhados à missão e visão?
§ Elas
são flexíveis o suficiente para se adaptarem às mudanças ao longo do tempo?
§ A
estrutura não só apoiar a implementação da estratégia e do serviço, mas
também suportam a conexão com os empregados em todos os níveis?
As pessoas
Para termos mais probabilidade de sucesso é necessário que se tenha as pessoas certas, com as habilidades certas, nas posições certas. Uma organização não pode continuar vencendo sem ter foco nas pessoas.
§ Você
recruta, contrata e retém as pessoas certas para à cultura e estratégia?
§ Você fornece
ferramentas e tecnologia para ajudar as pessoas a terem sucesso em seus
trabalhos?
§ A sua
organização permite que os empregados sintam-se livre para experimentar
coisas novas e que suas ideias são valorizadas e suas vozes possam ser ouvidas?
§ E sobre
a diversidade? Será que a sua organização
valoriza e apoia a diversidade?
Se as respostas a estes questionamentos
forem positivas, você terá uma equipe
vencedora e as chances de sua organização ter sucesso são maiores.
REFERÊNCIAS:
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