Pular para o conteúdo principal

Cinco elementos-chave de uma equipe vencedora



Uma organização torna-se bem-sucedida quando se tem equipes vencedoras e, para tal, é necessário o reforço em cinco áreas centrais: Estratégia, liderança, comunicação, estrutura e pessoas. 

Detalhando um pouco mais estas cinco áreas:

1. Estratégia - Ter uma estratégica claramente definida
2. Liderança - Ter um líder certo para implementar a estratégia
3. Comunicação - Manter uma comunicação aberta e transparente
4. Estrutura - Ter uma estrutura que suporte o alto desempenho
5. Pessoas - Montar uma equipe com pessoas comprometidas e engajadas

Estes cinco elementos-chave juntos lhe permitem ter uma equipe vitoriosa e consequentemente uma organização bem-sucedida.

Então, como colocá-los em prática? Comece perguntando a si mesmo algumas perguntas difíceis!

Estratégia
Um bom plano é a chave para o sucesso, dia após dia. Para vencer é necessário que se tenha uma estratégia claramente definida e comunicada a todos. Comece olhando para sua estratégia e pergunte:

§  A estratégia explica quem você quer ser, aonde você quer chegar e as orientações que ajudam você a chegar lá?
§   Será que responde os imperativos organizacionais e ajuda você a atingir seus objetivos?
§   Permite que a liderança possa comunicar claramente a estratégia?
§   Permite que a sua equipe entenda a estratégia e como e onde eles se encaixam em ajudar a alcançá-la?

Liderança

Liderar uma equipe para que atinja os objetivos e metas organizacionais exige ter uma liderança adequada a cultura de sua organização, uma liderança com o compromisso e paixão para implementar sua estratégia e cumprir suas metas. Liderança é uma força motriz para atingir e manter os resultados de forma contínua. Comece olhando a liderança de sua organização e pergunte:

§   Seus líderes servem de modelos por meio de ações e comportamentos positivos?
§  Eles estão empenhados em estruturar uma equipe que tenha um senso de propósito comum?
§  Eles têm habilidades em comunicação?
§  Será que eles são capazes de transformar as ideais em ação?

Comunicação
Os líderes precisam comunicar claramente com sua equipe para garantir que todos estejam na mesma página. As práticas de comunicação, tanto verbal e não verbal, devem ser revistas, entendidas e praticadas por toda liderança da organização.

Comunicação frequente, transparente e autêntica entre a liderança, empregados, acionistas e clientes é uma necessidade. Para manter os empregados envolvidos com os produtos e serviços, e comprometidos com a estratégia, a missão e visão da organização, eles precisam saber o que está acontecendo e por que (a razão). Comece avaliando o processo de comunicação da sua organização e pergunte:

§   A sua organização tem como valor uma comunicação aberta, honesta e transparente e permite compartilhamento de ideias?
§   Você sabe receber e dar feedback á sua equipe?
§   Você usa processos de comunicação de forma clara que garantem que todos os públicos sejam atingidos os conteúdos e frequências adequadas para eles?
§    Você está permanentemente atento às mudanças dos ambientes externos e internos e adapta os seus processos de comunicação quando necessário?

Estrutura
Para que você possa ter êxito na implementação das ações é necessária uma plataforma projetada para auxiliá-lo a ter sucesso. Você precisa dos processos apropriados para avaliar seus empregados, para assegurar que suas ações estejam alinhadas com a missão e a visão da organização, e uma estrutura projetada para ajudá-lo a atingir seus objetivos. Então, o que dizer das estruturas e processos?

§   Será que as estruturas e processos da sua organização suportam a implementação da estratégia?
§   Será que as estruturas e processos estão alinhados à missão e visão?
§   Elas são flexíveis o suficiente para se adaptarem às mudanças ao longo do tempo?
§   A estrutura não só apoiar a implementação da estratégia e do serviço, mas também suportam a conexão com os empregados em todos os níveis?

As pessoas

Para termos mais probabilidade de sucesso é necessário que se tenha as pessoas certas, com as habilidades certas, nas posições certas. Uma organização não pode continuar vencendo sem ter foco nas pessoas.

§   Você recruta, contrata e retém as pessoas certas para à cultura e estratégia?
§   Você fornece ferramentas e tecnologia para ajudar as pessoas a terem sucesso em seus trabalhos?
§   A sua organização permite que os empregados sintam-se livre para experimentar coisas novas e que suas ideias são valorizadas e suas vozes possam ser ouvidas?
§   E sobre a diversidade? Será que a sua organização valoriza e apoia a diversidade?

Se as respostas a estes questionamentos forem positivas, você terá uma equipe vencedora e as chances de sua organização ter sucesso são maiores.  


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

SPAN, Scott The things  you’ll need to ask if you want a winning team in 2013. TLNT – The Business of HR. Disponível em <http://translate.google.com.br/#en/pt/The%20things%20%20you%E2%80%99ll%20need%20to%20ask%20if%20you%20want%20a%20winning%20team%20in%202013> Acessado em 20 de Jan. 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o