Pular para o conteúdo principal

Melhor feedback ao empregado equivale a melhores resultados aos negócios



A maioria dos executivos concorda que quanto melhor for feedback entre um gerente e seus empregados melhores serão o desempenho, o desenvolvimento e o engajamento dos empregados e, assim, melhores resultados para os negócios.

Lacunas de feedback ocorrem quando os empregados precisam de feedback mais frequentes e/ou de maior qualidade do que recebem. Dezenas de artigos e estudos, sem falar no senso comum, sugerem que o desempenho da maioria das organizações está estagnado em função das lacunas de feedback.


Uma das mais importantes tarefas de um gerente


Se o feedback é pobre, não importa quão bom seja o seu processo de gestão de desempenho. Sem conversas significativas sobre desempenho, potencial, desenvolvimento e aspirações pessoais, pois é improvável que o alto desempenho sustentável seja atingido.

O feedback é, sem dúvida, uma das mais importantes tarefas de um gerente. Gestores que não dão feedbacks eficazes devem ser treinados ou retreinados, mas não tolerados.

Não há desculpa para um gerente não dar feedback, não é só o seu trabalho, é um dos poucos meios confiáveis ​​para melhorar significativamente o desempenho. Se um gerente não der um feedback eficaz, então sua posição como gestor deve ser avaliada.

Como desenvolver eficácia do feedback


Antes de reclassificar os gerentes para a posição de staff (ou ex-empregados) considere as seguintes formas de desenvolver a eficácia feedback.


§   Prática no trabalho – Dar feedback eficaz aos empregados é uma habilidade que pode ser melhorada com a prática. A prática constrói competência e confiança e isso conduz a um melhor retorno. Incentive os gestores a dar feedback mais frequente e a pedir conselhos construtivos sobre como dar um melhor feedback no futuro.


§   Em sala de aula ou treinamento on-line - Ensine os gestores sobre os conceitos, fundamentos e as táticas de feedback.


§  Simulação – Forme grupos de gestores para participarem de dinâmicas de grupo sobre feedback. Esta opção pode ser cara, devido a custos de viagem e um pouco prejudicial perturbador, porque tiram as pessoas do ambiente de execução do negócio. Ainda assim, o retorno sobre o investimento (ROI) é alto quando é bem feita.


§  Abordagem mista - Os melhores resultados vêm da combinação desses elementos em um programa abrangente de desenvolvimento de gestão.


O problema de feedback é agravado se as promoções são com base na capacidade técnica, em vez da habilidade em gerenciar pessoas. Eu já vi talentos técnicos muito valorizados que se tornaram péssimos gestores depois de uma promoção.


Melhor feedback impacta nos resultados empresariais



Falha nas promoções reduzem a capacidade e a eficácia organizacional por que:

§ Perde-se um valioso especialista técnico;
§ Se ganha um gerente de baixo desempenho;
§ Aumenta o número de empregados mal gerenciados.  


Profissionais de desenvolvimento organizacional e gestão de talentos podem impactar diretamente nos resultados da empresa, aumentando a eficácia feedback. Mas eles devem usar o bom senso e gestão de tempo para agregar valor.

 
Um executivo que já não concorda com a importância do feedback para os negócios não é susceptível de mudar de ideia, independentemente de quantas evidências sejam apresentadas. É prudente fazer algumas tentativas para superar a resistência, mas não insista muito.


Seu tempo, sua energia e influência seriam melhores utilizadas fazendo coisas que o conduza a dar um melhor feedback.



REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

JARDIN, David. Better employee feedback equals better business results. TLNT – The Business of HR. Disponível em  <http://www.tlnt.com/2013/01/17/better-employee-feedback-equals-better-business-results/#more-73303> Acessado em 21 de Jan. 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o