Por quase
três décadas, eu tenho tentado entender o que impulsiona as equipes ao sucesso.
Teorias
convencionais não funcionam mais, eu descobrir que o segredo de uma equipe de
sucesso tem três ingredientes básicos:
1. Proporcione sempre um grande desafio: A diversão está na perseguição. Quando as pessoas enfrentam grandes metas, complexas e audaciosas, buscar soluções torna-se emocionante, até mesmo obsessivo. A declaração da missão do Google é ousada, mas simples: "Organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil". É uma declaração bem elaborada que estimula a todos em perseguir essa meta incrivelmente audaciosa.
2. Pessoas com paixão em fazer acontecer: É muito divertido assistir a uma sessão de brainstorming promovida por uma equipe. A emoção e a inquietação das pessoas que estão tentando encontrar soluções para problemas difíceis são inestimáveis, o que não pode ser substituído por competência ou experiência. As pessoas demonstram uma energia incrível na mobilização para encontrar soluções. Elas gastam pouca atenção para as recompensas, pois suas atenções absorvidas na superação dos desafios que enfrentam.
3. Ambiente para a inovação: O terceiro elemento crucial é o espaço para inovar, para ser capaz de cometer erros e começar de novo. Somos pessoas comuns com poderes extraordinários para o sucesso, basta termos espaço para experimentação. Um líder de equipe que fornecer um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias pode despertar o poder da paixão e gerar resultados milagrosos que podem gerar um diferencial competitivo para a organização.
Se as pessoas veem um desafio naquilo que estão fazendo, têm a paixão por aquilo que faz e têm o espaço para criar, elas se destacarão. As pessoas não realizam as atividades apenas por incentivos financeiros, as atividades têm que ter significado para elas. Então, líder compreenda a importância da autonomia, do domínio e do senso de propósito na condução do sucesso de sua equipe.
Os participantes de uma banda de “garagem” criam músicas não à espera de alguém para enrolá-los com a promessa de recompensas monetárias, eles são apaixonados, autocontrolados e, muitas vezes, auto-organizados. Não seria a hora de nós seguirmos o exemplo deles?
REFERÊNCIAS:
Tradução e adaptação de parte do texto original de:
NAYAR, Vineet. The key ingredients
of a successful team. Havard Business
Review. Disponível em < http://blogs.hbr.org/hbr/nayar/2012/06/three-things-that-drive-teams.html?referral=00563&cm_mmc=email-_-newsletter-_-daily_alert-_-alert_date&utm_source=newsletter_daily_alert&utm_medium=email&utm_campaign=alert_date
> Acessado em
24 de Jun. 2012.
Comentários
Postar um comentário