Pular para o conteúdo principal

Os ingredientes-chave de uma equipe de sucesso


Por quase três décadas, eu tenho tentado entender o que impulsiona as equipes ao sucesso. Teorias convencionais não funcionam mais, eu descobrir que o segredo de uma equipe de sucesso tem três ingredientes básicos:

1. Proporcione sempre um grande desafio: A diversão está na perseguição. Quando as pessoas enfrentam grandes metas, complexas e audaciosas, buscar soluções torna-se emocionante, até mesmo obsessivo. A declaração da missão do Google é ousada, mas simples: "Organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil". É uma declaração bem elaborada que estimula a todos em perseguir essa meta incrivelmente audaciosa.

2. Pessoas com paixão em fazer acontecer: É muito divertido assistir a uma sessão de brainstorming promovida por uma equipe. A emoção e a inquietação das pessoas que estão tentando encontrar soluções para problemas difíceis são inestimáveis, o que não pode ser substituído por competência ou experiência. As pessoas demonstram uma energia incrível na mobilização para encontrar soluções. Elas gastam pouca atenção para as recompensas, pois suas atenções absorvidas na superação dos desafios que enfrentam.

3. Ambiente para a inovação: O terceiro elemento crucial é o espaço para inovar, para ser capaz de cometer erros e começar de novo. Somos pessoas comuns com poderes extraordinários para o sucesso, basta termos espaço para experimentação. Um líder de equipe que fornecer um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias pode despertar o poder da paixão e gerar resultados milagrosos que podem gerar um diferencial competitivo para a organização.

Se as pessoas veem um desafio naquilo que estão fazendo, têm a paixão por aquilo que faz e têm o espaço para criar, elas se destacarão. As pessoas não realizam as atividades apenas por incentivos financeiros, as atividades têm que ter significado para elas. Então, líder compreenda a importância da autonomia, do domínio e do senso de propósito na condução do sucesso de sua equipe.

Os participantes de uma banda de “garagem” criam músicas não à espera de alguém para enrolá-los com a promessa de recompensas monetárias, eles são apaixonados, autocontrolados e, muitas vezes, auto-organizados. Não seria a hora de nós seguirmos o exemplo deles?


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação de parte do texto original de:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produt...