Pular para o conteúdo principal

Os ingredientes-chave de uma equipe de sucesso


Por quase três décadas, eu tenho tentado entender o que impulsiona as equipes ao sucesso. Teorias convencionais não funcionam mais, eu descobrir que o segredo de uma equipe de sucesso tem três ingredientes básicos:

1. Proporcione sempre um grande desafio: A diversão está na perseguição. Quando as pessoas enfrentam grandes metas, complexas e audaciosas, buscar soluções torna-se emocionante, até mesmo obsessivo. A declaração da missão do Google é ousada, mas simples: "Organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil". É uma declaração bem elaborada que estimula a todos em perseguir essa meta incrivelmente audaciosa.

2. Pessoas com paixão em fazer acontecer: É muito divertido assistir a uma sessão de brainstorming promovida por uma equipe. A emoção e a inquietação das pessoas que estão tentando encontrar soluções para problemas difíceis são inestimáveis, o que não pode ser substituído por competência ou experiência. As pessoas demonstram uma energia incrível na mobilização para encontrar soluções. Elas gastam pouca atenção para as recompensas, pois suas atenções absorvidas na superação dos desafios que enfrentam.

3. Ambiente para a inovação: O terceiro elemento crucial é o espaço para inovar, para ser capaz de cometer erros e começar de novo. Somos pessoas comuns com poderes extraordinários para o sucesso, basta termos espaço para experimentação. Um líder de equipe que fornecer um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias pode despertar o poder da paixão e gerar resultados milagrosos que podem gerar um diferencial competitivo para a organização.

Se as pessoas veem um desafio naquilo que estão fazendo, têm a paixão por aquilo que faz e têm o espaço para criar, elas se destacarão. As pessoas não realizam as atividades apenas por incentivos financeiros, as atividades têm que ter significado para elas. Então, líder compreenda a importância da autonomia, do domínio e do senso de propósito na condução do sucesso de sua equipe.

Os participantes de uma banda de “garagem” criam músicas não à espera de alguém para enrolá-los com a promessa de recompensas monetárias, eles são apaixonados, autocontrolados e, muitas vezes, auto-organizados. Não seria a hora de nós seguirmos o exemplo deles?


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação de parte do texto original de:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o