Pular para o conteúdo principal

Cinco habilidades que os supervisores de produção enxuta precisam


Os supervisores de produção enxuta  (lean production) são muitas vezes as engrenagens fundamentais no processo de melhoria das empresas. Estão na fronteira entre a gestão da empresa e o “chão de fábrica”, lidam com questões de entrega e ajudam os seus subordinados a entregarem as melhorias necessárias.

Mike Wroblewski, diretor do Instituto Americano Kaizen, recentemente destacou cinco principais habilidades exigidas pelos supervisores de produção enxuta necessárias para se sobressairem em suas funções:

1.   Excelente conhecimento técnico. É essencial que os supervisores de produção enxuta sejam um especialistas nas atividades sobre as quais eles tem responsabilidade. Eles devem conhecer os processos envolvidos de dentro para fora.
2.   Conhecimento das responsabilidades de cada um. Parte de sua interface com a gestão requer uma compreensão clara da descrição de cada cargo, de saber as políticas da empresa ou de outras normas do local de trabalho.

3.    Um especialista em Kaizen. O supervisor de produção enxuta deve ter uma sólida compreensão e habilidades nas ferramentas de produção enxuta. Coisas do tipo PDCA e 5S devem ser confortável dominadas pelo supervisor de produção enxuta.

4.    Habilidades de liderança. O gerente imediato é sem dúvida o mais importante em qualquer organização, já que definem o tom das práticas e padrões para toda a organização. Se você quiser que a cultura da produção enxuta seja implementada, você precisa que seus supervisores sejam excelentes líderes.

5.    Um excelente orientador. A atividade de orientação (coaching) é possivelmente a mais sub-avaliada no conjunto de ferramentas dos gestores, por muitos gestores imporem a sua vontade pelo medo ao invés do engajamento. No entanto, se você pode ensinar seus subordinados, então você está no caminho certo para se tornar um excelente supervisor de produção enxuta.

Se você é um supervisor e está implantando a filosofia da produção enxuta em sua área, quantas dessas habilidades você possui?

REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

GASKELL, Adi.  5 Skills every lean manager needs. PEX Process Excellence Network. Disponível em  http://www.processexcellencenetwork.com/lean/articles/5-skills-every-lean-manager-needs/> Acessado em 22 de Jun. 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...