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Sete razões para ter um centro de saúde na empresa: O caso da SAS


A empresa de software SAS tem uma grande reputação como um bom lugar para trabalhar. A Fortune, por exemplo, nomeou a melhor empresa para se trabalhar nos EUA tanto em 2011 e 2010.

Uma de suas maiores vantagens: Possui no site um centro completo de serviços de saúde para os empregados e suas famílias, composto por 55 pessoas, incluindo quatro médicos e 10 enfermeiros e também, não cobra pelos serviços oferecidos.

De acordo com o artigo “Faça você mesmo - Cuidados com a saúde do trabalhador”, os autores Leonard L. Berry, Gale Adcock e Ann M. Mirabito (MIT Sloan Management Review, 2012) citam que “numa época de crescente dos custos com cuidados com a saúde, pode parecer irreal que a SAS ofereça cuidados de saúde gratuitos para os empregados e suas famílias e também economizem dinheiro”.

E, no entanto, eles observam:

Em 2010, a eficiência dos serviços permitiu a SAS gerar diretamente só no seu plano de saúde uma economia de mais de US$ 1,50 para cada dólar gasto para operar o seu centro de saúde.
A eficácia e qualidade conduziram mais de 75% dos 4.700 empregados à sede da empresa para escolher o centro de saúde como local de atenção primária, embora o plano de saúde permita a eles usarem provedores de saúde externos.
Como o SAS faz isso? Berry, Adcock e Mirabito destacam as seguintes características dos serviços de saúde:
• Foco em manter as pessoas saudáveis, não apenas tratá-los quando estão doentes.
• Eliminação da "taxa de serviços", conforme dizem os autores: Pela "recompensa do excesso de exames e tratamentos”.
• Coordenação dos tratamentos, o que minimiza a duplicação de esforços.
• As enfermeiras fazem o trabalho que nas quais foram treinadas, liberando assim, os médicos e a enfermeira-líder.
• Ter uma equipe não clínica para fazer as atividades como pesagem e aferição da pressão arterial.
• Não ter que pagar equipe para negociar pagamentos de reivindicações de companhias de seguros.
• Economia de tempo para os empregados: Cerca de duas horas por visita, pois o indivíduo permanece no local, que somaram cerca de US$ 3,6 milhões em economia de produtividade em 2010.

REFERÊNCIAS:       

Extraído e adaptado do texto original de:

BROKAW, L. 7 Reasons on-site health care works for SAS. MIT Sloan Management Review.  Disponível em <http://sloanreview.mit.edu/improvisations/2011/12/29/why-on-site-health-care-works-for-sas/#.T7BkgPWE7NR>  Acessado em 14 de Mai. 2012.

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