A
diversidade é o elemento decisivo para a criatividade da equipe. Equipes
encarregadas de inovação com a criação de novos produtos ou tecnologias ou interação
existentes necessitam de opiniões opostas para produzir avanços e este conflito
de ideias vem de diversos pontos de vista. Este é o oposto do pensamento de
grupo, o chamado fenômeno “mate a criatividade”,
que apresenta muita concordância e de perspectivas muito semelhantes que às vezes
paralisa de qualquer forma as grandes equipes. Todos nós temos estes tipos de
equipes: O consenso vem rapidamente, e só mais tarde, quando falhamos e nos perguntamos
por que, percebemos que as fáceis concordâncias e as conclusões compartilhadas nos
condenam desde o início.
A estruturação e gerenciamento de equipes diversificadas é um trabalho difícil. Esse conflito essencial para a criatividade é difícil de gerenciar, que exige uma liderança hábil. O gerente deve garantir que, às vezes, as fortes discordâncias aconteçam sem deixar que surjam argumentos que paralisem as equipes.
Como começar? Escolha um desafio difícil de ser resolvido que você esteja enfrentando atualmente e crie uma reunião informal com um alguém com opinião crítica muitas vezes não concorda com seu ponto de vista. Pessoas críticas desafiam suposições e são geralmente muito apaixonadas. Convide-as, ouça-as. Você pode se surpreender com o quanto você aprende e também, pela forma como pensar sobre um problema de uma perspectiva diferente pode refrescar e energizar suas próprias ideias. Na melhor das hipóteses, esta pessoa agora faz parte de sua equipe, e não por acaso, será a dona do problema específico que você o questionou. Transforme um crítico em um defensor apaixonado, pois ter defensores de problemas é um grande objetivo em inovação.
Às vezes a visão diversificada necessariamente não é aquela que está fora da norma: Ela pode estar ali na sua frente.
Finalmente, integre pontos de vista divergentes para aumentar a criatividade. Descubra quais são os atributos de valor que os clientes mais valorizam e inove para entregá-los. Se o fizer, estará ajudando enormemente, integrando diversas ideias em uma equipe única de inovação. Os problemas apresentados pelos clientes são muitas vezes bastante complexos para serem solucionados com uma única abordagem, portanto, integrar as diversas perspectivas a partir de dentro e até mesmo de fora da empresa são a chave para resolvê-los com novas descobertas.
REFERÊNCIAS:
Extraído e adaptado do texto original de:
COMSTOCK,
Beth, Want a team to be creative? Make it diverse. Havard Business
Review. Disponível em <http://blogs.hbr.org/cs/2012/05/want_a_team_to_be_creative_mak.html?referral=00563&cm_mmc=email-_-newsletter-_-daily_alert-_-alert_date&utm_source=newsletter_daily_alert&utm_medium=email&utm_campaign=alert_date#.T67YlM4aSt0.facebook>
Acessado em 11 de Mai. 2012.
Comentários
Postar um comentário