Quem um dia já não
ficou frustrado com colegas de trabalho? Nesta situação, a nossa primeira reação
é reclamar deles “pelas costas”. Mas, essa atitude pode ser pode ser destrutiva.
Ela corrói a confiança na equipe, corre o risco de prejudicar os sentimentos da
pessoa e faz você parecer mal. Da próxima vez que você for tentado a reclamar
de alguém, pare e pergunte a si mesmo por quê. Se é para justificar seus
sentimentos ou confirmar que você está certo, não faça isso. Por outro lado, se você está tendo um problema com
um colega de trabalho e quer que outra pessoa interprete o problema, ou queira
pensar em soluções úteis, vá em frente.
E quando alguém chega até você para uma sessão de reclamação sobre seus colegas
de trabalho, desvie a conversa da queixa e e a direcione para a solução de
problemas. Você também pode adotar uma política de "fale primeiro" a
seus colegas, o que significa que você deixará alguém falar sobre um colega de
trabalho, contanto que já tenha conversado com esse colega sobre o assunto.
REFERÊNCIAS:
Tradução
e adaptação do texto original de:
HBR – Harvard Business Review. The management tip of the day. When You Want to Gossip About Someone at
Work, Stop and Ask Yourself Why. 08, Jan. 2019.
Comentários
Postar um comentário