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Ao reclamar de alguém no trabalho, pare e pergunte a si mesmo por quê



Quem um dia já não ficou frustrado com colegas de trabalho? Nesta situação, a nossa primeira reação é reclamar deles “pelas costas”. Mas, essa atitude pode ser pode ser destrutiva. Ela corrói a confiança na equipe, corre o risco de prejudicar os sentimentos da pessoa e faz você parecer mal. Da próxima vez que você for tentado a reclamar de alguém, pare e pergunte a si mesmo por quê. Se é para justificar seus sentimentos ou confirmar que você está certo, não faça isso. Por outro lado, se você está tendo um problema com um colega de trabalho e quer que outra pessoa interprete o problema, ou queira pensar em soluções úteis, vá em frente. E quando alguém chega até você para uma sessão de reclamação sobre seus colegas de trabalho, desvie a conversa da queixa e e a direcione para a solução de problemas. Você também pode adotar uma política de "fale primeiro" a seus colegas, o que significa que você deixará alguém falar sobre um colega de trabalho, contanto que já tenha conversado com esse colega sobre o assunto.


REFERÊNCIAS:


Tradução e adaptação do texto original de:

HBR – Harvard Business Review. The management tip of the day. When You Want to Gossip About Someone at Work, Stop and Ask Yourself Why. 08, Jan. 2019.

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