Muitas empresas ao
redor do mundo adotaram o conceito do escritório aberto, ideia desenvolvida por
arquitetos e projetistas que tentavam transformar o ambiente de trabalho em um
lugar melhor e mais humanizado. Eles acreditavam que para quebrar as barreiras
sociais era necessário quebrar também as paredes. Mas, nem tuto é só vantagens: um escritório aberto pode ser um pesadelo
quando se trata de ruído, especialmente quando você está trabalhando em algo
que requer atenção total. Em um ambiente ruidoso, podemos
perder até 15% de produtividade.
Para obter o foco de
que você precisa, converse com sua equipe para sincronizar as expectativas
sobre como todos podem trabalhar de forma otimizada. Desenvolva
algumas regras básicas. Por exemplo, todos vocês podem
concordar que quando um colega está ao telefone, todos os outros apenas
sussurram. Também é inteligente investir em fones de
ouvido com cancelamento de ruído. Eles não apenas abafam
o ruído indesejado, mas também servem como um sinal visual que você não quer
ser incomodado. Outra tática é procurar um espaço privado
e silencioso - digamos, uma sala de reunião pouco utilizada - que permitirá que
você escreva e pense quando realmente não puder ser interrompido. Finalmente, se o ruído ainda é um problema, pergunte ao seu gerente sobre
a mudança para um novo local de trabalho. Não apresentar
reclamações sobre seus colegas de trabalho; seja positivo
e diga ao seu líder que você será mais produtivo em outro espaço.
REFERÊNCIAS:
Tradução
e adaptação do texto original de:
KNIGHT, Rebecca. Staying
Focused in a Noisy Open Office. HBR – Harvard Business Review. Disponível em
< https://hbr.org/2018/10/staying-focused-in-a-noisy-open-office
>
Acessado
em 18 de Oct. de 2018.
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