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10 erros comuns em dar feedback



O feedback gerencial pode ser desconfortável para ser dado, mas com a técnica certa pode ser transmitido de uma forma mais satisfatória. Para tal, evite cometer um destes 10 erros comuns ao dar feedback aos outros, de acordo com “guia de feedback que funciona, do Centro de Liderança Criativa”.

Erro nº 1: Que os empregados sejam os juízes do feedback. Transmitir um feedback sem ações associadas em termos de julgamento coloca as pessoas na defensiva. E você não saberá se transmitiu a mensagem certa ou errada.

Erro nº 2: Feedback muito vago. Orientações generalizadas e com frases clichés. Seja específico sobre o comportamento observado. Se você quer realmente encorajar alguém a repetir um comportamento produtivo, você tem que deixá-los saber o que fizeram para que possam continuar fazendo isso.

Erro nº 3: Feedback passado pelos os outros. Ficar com a informação que você sabe. Incluir nome de terceiros na transmissão do feedback só confunde o destinatário, que então se pergunta por que os outros estão falando dele por trás de suas costas.

Erro nº 4: Feedback negativo dado entre mensagens positivas. Pode parecer uma boa ideia combinar o feedback negativo com mensagens positivas para minimizar o impacto dos comentários negativos, mas o destinatário é inteligente o suficiente para ler nas entrelinhas também.

Erro nº 5: Feedback exagerado com generalidades. Evite essas duas pequenas palavras, "sempre" e "nunca". Elas colocam as pessoas na defensiva porque normalmente existe uma vez ...

Erro nº 6: Feedback que busca entender os motivos por trás do comportamento. Poderia ser um divórcio, o ressentimento sobre o avanço de um colega de trabalho, ou neutralização, mas achar que sabe sobre as intenções e motivações de alguém está errado e é provavelmente ineficaz.

Erro nº 7: Feedback longo demais. Saiba quando parar. As pessoas precisam de tempo para processar a informação que receberam.

Erro nº 8: Feedback dado com uma ameaça implícita. Falar a alguém que o seu trabalho está em perigo não reforça o bom comportamento ou ilustra o mau comportamento. Ele só cria animosidade.

Erro nº 9: Feedback dado com humor impróprio. Você pode usar o sarcasmo como um substituto para o feedback, especialmente se você está desconfortável em transmiti-lo em primeiro lugar. Mantenha os comentários sarcásticos para si mesmo.

Erro nº 10: O feedback é uma pergunta, não uma declaração. O feedback fraseado como uma questão é muito indireto para ser eficaz. E pode mesmo ser interpretado como sarcástico.

Aprender com os erros é importante. Você já se deparou com algum desses erros comuns durante a sua carreira?


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

10 Common mistakes in giving feedback. Center for Creative Leadership. Disponível em http://insights.ccl.org/multimedia/video/10-common-mistakes-in-giving-feedback/ > Acessado em 26 de Set. 2015.

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