Pular para o conteúdo principal

Como ser uma pessoa eficiente e dinâmica com a atitude proativa



Em vez de reclamar, lembre-se destas 10 atitudes.

A linha divisória que separa empreendedores de sonhadores é tênue mas discernível. O que faz a diferença?

Atitude. Empreendedores têm uma atitude proativa que os diferenciam de meros sonhadores. Empreendedores são focados para o sucesso, não importa os obstáculos, e estão dispostos a darem o máximo de si e pagarem o preço do sucesso.

Aqui estão 10 dicas para revelar sua própria atitude proativa:

1.    Renegue o seu desprezo. Pessoas proativas buscam agressivamente soluções, e, neste processo, descobrem soluções criativas que outros nunca sequer tentaram encontrar. Ao invés de render-se na impotência, líderes proativos diligentemente superam os seus obstáculos.

2.    Pegue o touro pelos chifres. Pessoas proativas são destemidas. Eles vão direto para a fonte de sua solução. Direcionam suas energias e atenção para resolverem um problema com rapidez. Eles não esperam; eles iniciam.

3.    Saem da zona de lamentação. Pessoas proativas não vivem reclamando reclamando. Elas reconhecem que reclamar é futilidade e guardar suas mentes e bocas contra o que está gerando desperdício de tempo.

4.    Coloque-se no lugar do outro. Pessoas proativas têm empatia. Elas tentam ver qualquer situação do ponto de vista da outra pessoa, a fim de tomar as melhores decisões.

5.    Alimente a sua paixão. Pessoas proativas são imunes ao stress. Elas amam o que fazem, porque elas aprenderam a alimentar o fogo que os impedem de se moverem. O prêmio não é dado para a pessoa que é mais inteligente, nem para a pessoa com as vantagens em termos de recursos e posição, mas para a pessoa com paixão.

6.    Caminhe a segunda milha. Pessoas proativas superam as expectativas. Enquanto outras se contentar com uma solução aceitável, elas não estão satisfeitas até conseguirem o inimaginável. Elas definem as expectativas mais elevadas para si próprias do que as que são exigidas pelas pessoas ou situações ao seu redor.

7.    Saia da inércia e comece a fazer. Pessoas proativas tomam medidas. Enquanto outras são aleijadas por preocupação, medo e ansiedade, elas têm a coragem para avançarem. O momento perfeito quando tudo estiver seguro e garantido pode nunca chegar, então por que esperar por isso?

8.    Vá em frente. Pessoas proativas podem ajustar-se à mudança. Elas não são pegas reclamando sobre uma curva inesperada na estrada. Aceitam transição com uma perspectiva otimista.

9.    Siga até o fim. Pessoas proativas as pessoas não só iniciam, elas terminam. Têm iniciativas com a capacidade de concluírem o negócio.

10.  Espere um retorno, como resultado de seu compromisso. Se você fizer um compromisso total com a atitude proativa, o retorno virá. Compromisso apaixonado é contagioso, e os recursos se resolvem. Líderes comprometidos colhem recompensas e encontram portas abertas e são atraídos para a emoção e energia que emanam deles.


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

MAXWELL, J. C. Instead of complaining, remember these 10 things. Success. Disponível em < http://www.success.com/article/john-c-maxwell-instead-of-complaining-remember-these-10-things > Acessado em 30 de Dez. 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o