No mundo
dos negócios, é fácil perdoar um descuido. Todos nós cometemos erros, e poucos
de nós possuímos uma capacidade perfeita para completar todos os projetos no
prazo e dentro do orçamento.
Você
pode ouvir algumas queixas em uma reunião sobre uma apresentação que fez no mês
passado, aquele em que você tinha alguns números desatualizados, mas a maioria
de seus colegas de trabalho vai esquecer tudo sobre isto.
Mas,
e se você realmente estragar tudo? Em alguns casos, você pode criar uma
reputação para si mesmo que promove uma vibração negativa no trabalho, ou mesmo,
ganhar um bilhete azul. Pode ser difícil de recuperar isso. Aqui estão as
receitas para um desastre total, uma maneira de criar uma reputação duradoura.
Evite-os se puder.
1. Levar
o crédito pelo o trabalho de outra pessoa
Nada
lhe dá a marca de um mau caráter como tomar crédito por algo que você não merece.
Pessoas são demitidas por situações menores. A melhor maneira de evitar a reputação
de um “ladrão de crédito” é analisar cuidadosamente o sucesso. Qual o papel que
você realmente desempenhou no projeto? Você deve levar o crédito somente para a
etapa de planejamento? É o suficiente para deixar todo mundo no trabalho saber
que você está feliz com o resultado geral? Aqui está o segredo: Não se preocupe em ter o crédito em primeiro
lugar. Quando você faz um grande trabalho, obtém um grande resultado, ou
uma grande venda, deixe que o trabalho fale por si.
2. Esconder
um erro
Já
vi um caso de uma pessoa que foi demitida por causa de não relatar um erro. Foi
em uma pequena empresa que a pessoa cometeu um grande erro em um pedido do
cliente, em seguida, tentou escondê-lo, eliminando alguns e-mails, mentindo para todos no escritório e escondeu alguns papéis
em uma gaveta. O que essa pessoa não percebeu é que a verdade sempre aparece.
Quanto mais você faz para esconder um erro, mais você vai ser desprezado. A
alternativa? Relate-o imediatamente.
Quanto mais cedo você relatar sobre o erro, como a perda de um contrato
assinado, ou um acidente ocorrido, você terá mais tempo para lidar com o
problema e tomar ações corretivas. Deixar um erro escondido é como desencadear uma
bomba-relógio. Quando as pessoas descobrirem, sua reputação sofrerá.
3. Deixar
suas tarefas saírem do controle
Ter
um dia ruim é uma coisa. Talvez seja um relatório de despesas que você precisa
preencher ou um resumo da última demonstração de vendas que deveria enviar para
a equipe. Tudo bem. Em um ambiente de trabalho, ninguém realmente espera que você
seja perfeito e complete todas as tarefas em dia. O problema começa quando você
ganha uma reputação de não concluir as tarefas, fazendo com que todos que
dependem das suas atividades fiquem mal com isso. Desacelerar um projeto é um
problema para o projeto específico e sua reputação provavelmente vai se
recuperar; não realização de tarefas em qualquer projeto vai fazer parecer que
você não pode fazer nada. Qual a solução definitiva? Se você não realizar algumas tarefas, faça um trabalho extra para
compensar no próximo projeto. Você vai se surpreender como perdoar as
pessoas podem perdoá-lo se você começar a acabar o seu trabalho mais cedo.
REFERÊNCIAS:
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