Como
gerente, você gostaria de trabalhar somente com empregados que sejam agradáveis
e bem dispostos, mas é claro que terá alguns que você simplesmente não gosta.
Se
esses empregados provarem o seu valor, então você vai ter que ajustar o seu
estilo de gestão para a sua sanidade e produtividade global da sua equipe.
Aqui
estão oito maneiras que podem estabelecer uma melhor relação de trabalho, mesmo
com o empregado mais irritante.
1. Aceite
que você não precisa ser amigo de todos os seus empregados
Entenda
que há uma linha entre negócios e sua vida pessoal, e ela pode realmente ser
útil para por alguma distância emocional entre você e as pessoas que lhe reportam.
Para o professor da Universidade de Stanford Robert Sutton, "do ponto de
vista de desempenho, gostar demais das pessoas que você lidera é um problema
maior do que gostar muito pouco delas". Alguns atritos podem permitir que
sua equipe repense a maneira como ela funciona.
2. Descubra
por que eles o incomodam
Será
que eles te irritam por causa de como se comunicam? Eles são muito agressivos
ou talvez não agressivos o suficiente? Depois de determinar exatamente o que os
tornam tão irritante para você, você será capaz de determinar a forma de liderá-los
adequadamente. É importante lembrar que você não pode mudar a personalidade de
um empregado, mas você pode mudar a maneira de lidar com essa personalidade.
3. Permaneça
positivo com eles
Os empregados
querem que seus líderes gostem deles. Mantenha um relacionamento profissional
cordial, mesmo com os membros da equipe mais irritantes. Isso o ajudará a
manter o foco na tarefa quando estiver na sua frente, assim como ajudará a
evitar mais conflitos.
4. Concentre-se
em como eles se beneficiam de sua equipe
Se
você já determinou que estes empregados são talentosos o suficiente para
mantê-los, então foque em que os tornam valiosos, em vez de quão irritantes
eles podem ser. Se suas peculiaridades não combinam com as suas atuais
responsabilidades, descubra se eles podem servi-lo melhor.
5. Não
deixe que as emoções dificultem a sua liderança
Não
deixe que os hábitos irritantes deles influenciem a maneira de tratá-los ou
avaliar o trabalho realizado por eles. Você pode ajudar na objetividade deles,
tentando entender por que eles são assim.
6. Antecipe-se
Apenas
aceite os traços de incômodos de um empregado pontualmente. Não deixe que a sua
bondade leve-os a continuarem assim. Se a atitude ousada destes empregados ou as
lamentações sobre as suas atribuições, por exemplo, estão desmotivando a equipe,
faça-os saberem. Seja específico sobre os comportamentos problemáticos e sugira
algumas formas alternativas de fazerem as coisas.
7. Trabalhe
em estreita colaboração com eles
Embora
contraditório, estudos mostram que trabalhar em projetos difíceis pode construir
afinidade entre colegas de trabalho. Se você dá a seu empregado problemático a
chance de provar o seu valor, então você estará menos inclinado a tornar-se
irritado com ele no trabalho, mesmo que você ainda não o convide para um
churrasco a qualquer hora.
8. Observe
como os outros lidam com eles
Observe
como os outros no trabalho lidam com estes empregados. Você pode perceber que está
entrando em confronto com eles por causa de seu estilo particular de
comunicação. Então, o ajuste a sua forma de liderá-los.
REFERÊNCIAS:
Tradução
e adaptação do texto original de:
FELONI, R. 8 Ways to manage someone you don't like.
Business
Insider. Disponível em http://www.businessinsider.com/how-to-manage-someone-you-dont-like-2014-3
> Acessado em 25 de Mar. de 2014.
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