Sentir-se
pronto para uma promoção antes de seu gerente promove-lo para uma nova responsabilidade
é uma frustração comum no local de trabalho. Muitas vezes, a visão de um
empregado do que constitui os pré-requisitos para uma promoção é muito
diferente do ponto de vista de seu gerente.
Antes
de pedir uma promoção, considere essas quatro perguntas:
1. Você
é bom no que faz?
Parece
simples, mas na verdade ser bom em seu trabalho muitas vezes é fundamental para
ter o direito a avançar na carreira. Pergunte a si mesmo se você tem um dos
melhores desempenhos de sua função e se é reconhecido como uma pessoa de alta
performance.
Só
porque você acha que é grande não significa que alguém acima de você notou isso.
Procure os sinais óbvios, como elogios, avaliações de desempenho, porcentagens
de bônus e rankings de resultados
internos da empresa para determinar onde você está nos olhos de gestão.
Se
você ainda não tem a reputação que você quer, busque maneiras de demonstrar o
seu valor. Algumas maneiras de fazer isso são participar voluntariamente de projetos
de alto impacto, demonstrando resultados mais fortes em métricas de desempenho,
coletando endossos ou referências para o seu trabalho. Em outras palavras, faça
suas contribuições, esforços e atitudes óbvias para aqueles que têm o poder de
promovê-lo.
2 . Você está mais eficiente?
Pense
em quanto tempo costumava levar para concluir todas as tarefas críticas sob sua
responsabilidade. Em seguida, compare com o tempo que você gasta atualmente. Os
empregados que se destacam geralmente tornam-se mais eficiente em relação a sua
função original e assumem projetos mais complexos e muitas vezes mais valiosos.
Observe
o quão bem você está fazendo nesta área e quais as novas funções tem absorvido
devido à sua eficiência. Essas conquistas demonstram que você pode dominar
novos desafios e aumentar o seu valor para a empresa. (Elas também servem como
um grande impulsionador da confiança, muito útil ao negociar o seu valor em uma
nova atribuição).
3. Você analisa a sua posição desejada?
Nem
sempre se fala livremente, mas profissionais prontos para a promoção se realizam
como os papéis que aspiram a alcançar. Avalie as tendências de vestuário,
comportamento e as horas de trabalho das pessoas superiores a você. Espelhe naqueles
com o melhor capacidade. Você não precisa ser um clone, mas as chances de ser gestores
vão estar à procura de alguém para se encaixar com esses padrões.
4 . Você já concluiu o seu trabalho? ]
Antes de pensar em promoção, avalie se
todas as suas entregas foram realizadas efetivamente. Assim, se você tiver feito
de forma diferenciada, a promoção é sua. Dessa forma, você pode perceber que
existirá alguém treinado e pronto para assumir o seu trabalho. Esta é uma das
melhores maneiras de crescimento. É claro que ter uma pessoa substituta que é
leal a você e gostaria de continuar a trabalhar para você também é uma grande
vantagem. Em geral, uma das melhores maneiras de demonstrar que está pronto
para crescer é desempenhar de forma efetiva o seu papel. Ao realizar isso, você
também está ajudando o seu gerente a economizar tempo necessário para recrutar
e treinar o seu substituto.
Se
você realizou todas as tarefas e desafios em até quatro anos, é hora de ir
atrás de uma promoção. Se não houver uma posição que você esteja alvejando,
reveja os requisitos fundamentais para que possa apresentar como você é um bom
jogador. Mesmo se não houver uma oportunidade hoje, torne-o público que você
está interessado em se desenvolver profissionalmente. Você pode perguntar:
"Eu tenho a meta de assumir a posição “X”. Que coisas são necessárias para
me considerar pronto a uma promoção?" Descubra se você é "visto"
como pronto para ser promovido, ou o que seria necessário para mudar o seu
comportamento e ser levado a sério.
Ninguém
deve se preocupar mais com o seu desenvolvimento profissional do que você mesmo.
Se você usa o tempo para analisar honestamente sua candidatura e faz as
perguntas difíceis sobre o que, e se alguma coisa é necessária para ajudá-lo a
seguir em frente, então você estará pronto para a promoção.
REFERÊNCIAS:
Tradução
e adaptação do texto original de:
RESHWAN, R. 4
Things that make you promotable. Business Insider. Disponível em http://www.businessinsider.com/4-things-that-make-you-promotable-2014-3?
> Acessado em
27 de Mar. de 2014.
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