Pular para o conteúdo principal

7 coisas que os comunicadores extraordinários fazem


Não importa em que negócio você esteja, de qualquer forma, o seu sucesso depende muito da comunicação. Quando as coisas vão mal, você quase sempre pode rastrear o problema a uma falha de comunicação. E quando as coisas vão bem, geralmente foi por que grandes comunicadores ajudaram a criar os resultados bem-sucedidos. É uma habilidade necessária em todos os aspectos do negócio, na vida social e familiar. Como você se comunica vai determinar se você vai liderar, impor respeito, ganhar confiança e será apreciado por muitos. Pobre comunicadores vão ter confusão, baixa autoestima e frustração.

Muitos de vocês já experimentaram comunicadores extraordinários, e a maioria já sofreu com uma palestra chata ou argumento enlouquecedor de uma pessoa que simplesmente não conseguia expor o seu ponto de uma maneira que você poderia compreender. Não há necessidade para que você seja o ofensor. Apenas use essas sete características, e você vai melhorar o seu maior potencial e aproveitar a vida ao longo do caminho.

1 . Eles se conectam

Então, muitas pessoas iniciam com a sua própria agenda. Elas têm algo a dizerem ou provarem, e assim começam sem considerar a pessoa do outro lado. Muitas vezes, simplesmente transmitem sua mensagem, assumindo que as pessoas vão pensar que é a informação mais importante no mundo. Os comunicadores extraordinários sabem que as pessoas não vão querer ouvi-los, a menos que eles se conectem intelectualmente e emocionalmente. Existem muitas vozes internas e muito estímulo externo. Conheça o seu público e comece a transmitir uma anedota emocional que mostre seu ponto de vista comum. Quando estiver falando com alguém, faça com que ela sinta-se a única pessoa no mundo. Deixe os seus ouvintes sentirem sua empatia e saibam que você valoriza a sua importância.

2 . Eles se envolvem

Pior que assistir palestrantes chatos e arrogantes, acho que a comunicação mais frustrante para estar presente é ter que ouvir toda a conversa. Comunicadores extraordinários sabem como dar e receber de forma recíproca. Não só eles iniciam uma conversa, eles ajudam a conduzir a direção e incentivam outras pessoas a participarem. Eles costumam reproduzir sua fala repetindo comentários, preocupações e sentimentos dos outros, de uma forma que mostre compreensão e interesse. Para ser um comunicador extraordinário, você deve estar bem informado e ainda pronto para aprender, ouvir e participar.

3. Eles desarmam

As pessoas ficam naturalmente na defensiva do excesso de comunicação nos dias de hoje. Comunicadores extraordinários são capazes de diminuir as defesas das pessoas com quem eles se comunicam. Não é que eles sejam manipuladores, mas eles são confortáveis, humildes e autênticos. Mostram interesse genuíno na outra pessoa e usam humor e autenticidade para tornar-se agradável e não ameaçadores. Sinta-se confortável e confiante em sua própria pele para que você possa dar uma boa energia na conversa e na plateia.

4 . Eles focam

Se você quer perder uma audiência, divagar sem rumo é uma maneira fácil de fazê-la. Comunicadores extraordinários são organizados em sua comunicação. Em uma apresentação, estruturam cuidadosamente as ideias e histórias para manterem o interesse do público e exporem seus pontos de vista. Eles também, trabalham para a consistência, pois contradição mata credibilidade e faz com que vozes interiores cresçam muito. Planeje suas conversas, pensando com o que vai sair de sua boca. Defina a estrutura de seu discurso e em breve você vai ser capaz de comunicar ideias de forma eficiente e poderosa.

5. Eles esclarecem

As conversas mais interessantes podem mergulharem em grandes detalhes. Se você sobrecarregar seus ouvintes, eles vão sair da zona de conforto ou vão se aborrecer. Seja simples e claro. Não assuma só porque você entende o que está dizendo que o público entenderá. Comunicadores extraordinários encontram maneiras de simplificar conceitos complexos sem serem condescendentes. Verifique durante a conversa para garantir que todos ainda estão a bordo.

6. Eles reforçam

Quantas vezes você já ouviu um palestrante ou teve uma conversa e, mais tarde, quando perguntaram o que você se lembra, vem com um grande não me lembro? Não se culpe. A comunicação é responsabilidade do comunicador. Comunicadores extraordinários entendem que as pessoas só retém dez por cento do que ouvem, e eles são artistas em reforçarem os pontos chave d comunicação por meio de contar uma histórias, contexto e repetição. Fazem isso sem serem redundantes ou enfadonhos. Faça um esforço para ser dinâmico e pensativo em sua entrega para ouvintes obterem profundidade e ênfase ao invés de uma miscelânea de conceitos. Qual é o ponto que devemos enfatizar?

7. Eles praticam

Os mais extraordinários comunicadores não começaram assim. Eles aprenderam com especialistas, estudaram as técnicas e praticaram com instrutores. Ao comprometer parte do seus tempo para melhorar, está mostrando a seus amigos e colegas de trabalho que você respeitar o seu tempo e atenção. Provavelmente, você tem alguns pontos fracos em sua comunicação que poderiam ser melhorados. A prática irá ajudá-lo em sua vida. Claro, existem algumas naturais, mas a maioria dos palestrante profissionais e líderes praticam por muitas horas. Seus negócios e carreiras dependem deles. E, na verdade, o mesmo acontece com você.

REFERÊNCIAS:     

Tradução e adaptação do texto original de:

DAUM. K. 7 Things really amazing communicators do. Inc. Disponível em< http://www.inc.com/kevin-daum/7-things-really-amazing-communicators-do.html?cid=sf01002 > Acessado em 02 de Nov. 2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado Prático do 5S

Gerisval Alves Pessoa*
Daniel da Silva Jatahy**
Conceito de 5S


È um programa de educação e treinamento que busca a mudança no comportamento e nos hábitos das pessoas, de maneira simples e ao mesmo tempo revolucionária, por meio da prática de ações de melhorias contínuas no ambiente de trabalho e no gerenciamento do dia a dia das organizações.

Tem como objetivo principal preparar uma empresa, um departamento, um bairro, uma escola, uma cidade ou qualquer espaço físico para uma intervenção de melhoria no ambiente, por meio do envolvimento das pessoas e do trabalho em equipe.

Os 5S são uma derivação de cinco palavras de origem japonesa adaptadas para o português conforme descritas abaixo:


- Seiri: Senso de Utilização
- Seiton: Senso de Ordenação
- Seisou: Senso de Limpeza
- Seiketsu: Senso de Higiene, Saúde ou Bem Estar
- Shitsuke: Senso de Autodisciplina

Mas para torná-lo simples, é necessário que entendamos de forma prática o conceito de cada senso e que o torne uma ferramenta para ser utilizada …

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC (Process Decision Program Chart)

O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota
O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas.
Deve-se usá-lo quando:
1.A tarefa é nova ou única; 2.O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.A eficiência de implementação é crítica. 4.Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.Desenvolvimento e introdução de novos produtos
O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável.
Roteiro para Construção:
O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas:
• Fluxo básico • Macro-DPD • Micro-DPD

Roteiro Básico:
1.Definir os pontos de partida e de chegada 2.Traçar um plano otimista  3.Pensar sobre fatos qu…

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas
FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a:
-Melhoria de um produto ou processo já em operação. A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto.
A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e eliminar problemas potenciais de forma siste…