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5 passos para manter sua equipe focada na melhoria contínua





"Se você é bom em tudo, você sabe que pode ser melhor”.(Lindsey Buckingham, músico norte-americano)

Bom o suficiente é bom o suficiente, certo?

Talvez isso seja verdade para a limpeza de sua casa ou para escrever um e-mail, mas como um líder, você sabe que pode ser uma atitude perigosa.
Complacência destroi empresas, muito mais rápida e completamente do que nunca.

Você e sua equipe devem sempre se esforçarem para obterem o melhor que fazem, porque, como Oliver Cromwell disse: “Aquele que deixa de ser melhor deixa de ser bom.”

Os benefícios da melhoria contínua

A melhoria contínua tem seus benefícios.
Tornou-se uma das estratégias orientadoras de muitas organizações modernas, na forma de Lean, Kaizen , Seis Sigma e filosofias semelhantes.

Se você pode implementar a mentalidade de "melhorar sempre" como um dos valores fundamentais da sua equipe, estará um passo à frente daqueles que se contentam em ficar parado. Como fazer isso?

1 . Implante-a cuidadosamente

Aplicação de excesso de zelo de estratégias de melhoria contínua pode sufocar a inovação, se as novas idéias não conseguirem o tempo e os recursos que elas precisam para amadurecerem e florescerem.

Além disso, a abordagem única nunca funciona para todos.
 Força-os a ajustarem, adequarem as iniciativas de cada membro da equipe. Perceba também, que a aplicação de tal iniciativa provavelmente pode interromper os processos existentes, tão quanto bloquear o seu pessoal para as mudanças significativas necessárias.

2 . Tenha calma

Você não precisa realizar a melhoria contínua a um ritmo alucinante.
Melhoria incremental é ainda melhor, e algumas filosofias, como Kaizen, enfatizam o desenvolvimento lento.

Um atleta não completa sua primeira maratona treinando duramente um mês antes da corrida.
Leva-se mais tempo de constante treinamento e aperfeiçoamento gradual para ser capaz de fazê-la.

3. Envolva sua equipe na implementação

Não é recomendável que você dite práticas de melhoria à sua equipe.
Em vez disso, seja um facilitador e um visionário, abrindo o caminho e apontando-a na direção certa.


Leve-a a bordo desde o início, pedindo-a para ajudá-lo a definir as ineficiências e problemas atuais. Juntos, busque as soluções e determinar a melhor maneira de seguir em frente, evitando os obstáculos para a equipe conforme necessário.

4 . Padronize suas práticas

Para se certificar de que todos estão na mesma página e o processo é repetível, documente suas soluções.

Toda vez que incluir um novo procedimento de trabalho, atualize o seu manual de procedimentos.
Dessa forma, tendo os procedimentos documentados, você pode facilmente capacitar os novos empregados.

Além disso, a própria equipe permanece na mesma página, com todo o entendimento quem faz o quê e quando. Os fluxos de trabalho dos processos avançam como uma máquina bem lubrificada, com menos dificuldades.

A idéia é fazer com que todos a utilizem automaticamente as melhores práticas para maximizar a produtividade e minimizar o desperdício.

5. Realize avaliações regularmente

Realizar avaliações a cada projeto concluído.
Uma pesquisa rápida por e-mail ou algumas perguntas do tipo survey lhe permitirá coletar informações de pessoas-chave, oportunidades de melhoria e lições aprendidas.

Relatar os resultados para todos, em um esforço para melhorar a comunicação, promove o desenvolvimento da equipe e aumenta a eficácia. Dê tempo para discussão na próxima reunião de equipe também.

Diálogo aberto vai ajudar a equipe saber o que fazer e o que não fazer na próxima vez.


Visão sistêmica (a grande figura)

É claro que esta lista não é o fim de tudo para a equipe de melhoria contínua, mas ela lhe dá uma orientação de onde começar e alguns desafios para alcançar.

Apenas lembre-se : Como acontece com qualquer esforço organizacional, faça verificações frequentes contra métricas objetivas.
Você ainda está indo na direção certa? Os objetivos organizacionais e as prioridades estratégicas mudaram? Você realmente melhorou?

Se você desviou-se do caminho, é fácil de resolver se o desvio ocorreu apenas alguns dias atrás, mas é mais difícil se vários meses se passaram.
É tarde demais , se você acabar em Porto Alegre, quando você estava indo para Natal.

O que você adicionaria a esta lista? Como você mantém a mentalidade de melhoria contínua viva com sua equipe? Existe uma prática que emprega regularmente? Você reserva um tempo para discutir ineficiências?


REFERÊNCIAS:

STACK, Laura. Maximizing ROI: Continuous improvement as a core value. Theproductivitypro.com. Disponível em< http://theproductivitypro.com/blog/ > Acessado em 26 de out. 2013.

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