Se o Google e a Amazon não podem
impedir que seus empregados peçam contas, então o dinheiro e as regalias não
são as respostas. Veja as dicas aqui.
Você
pode abandonar as perguntas misteriosas de entrevistas; deixar de lado os
benefícios peculiares e as melhores condições de trabalho e esquecer a
construção de uma marca incrível. Quando se trata de contratação, e mais importante
em manter ótimos empregados, nem mesmo pagando remuneração bem acima de mercado
garante sucesso.
Em
uma recente pesquisa de empresas com maiores índices de rotatividade de
empregados, as mundiais Google e Amazon ficaram em segundo e quarto
lugares, respectivamente. Isso só serve para mostrar, como os Beatles disseram uma vez, o dinheiro não
pode comprar o amor.
Se as
grandes empresas como o Wynn Resorts
e Berkshire Hathaway Inc. (6ª e 18ª,
respectivamente, na lista de empresas com o mínimo de empregados leais) não
podem construir a lealdade de sua força de trabalho, que chances têm as médias
e pequenas empresas, com recursos escassos?
Bem,
a verdade é que, com muita frequência.
Apesar
do fato de que a maioria dos empresários dos pequenos negócios sente como se estivesse
em uma batalha de Davi e Golias quando se trata de comparar seus talentos com os
dos mega empregadores, a realidade é que os grandes empregados estão todos à
procura de um ambiente que qualquer grande ou pequena empresa pode fornecer.
Aqui
estão as quatro principais formas de garantir que seus empregados permaneçam
engajados e fiéis, independentemente do tamanho do seu negócio:
1.
Boa comunicação. Você ficaria em um relacionamento
com alguém que raramente ou nunca se comunicou com você, e que, quando o fez,
parecia acreditar que era um pouco vago, delinquente, não confiável?
Provavelmente não. Nem o seus empregados.
Comunicação
com os empregados tem se tornado mais complicada e mais complexa durante os
últimos 25 anos ou mais. Os princípios são simples e evidentes: Comunique-se
muitas vezes, mais do que você pensa que precisa. Comunique-se sobre as coisas
que são importantes, não triviais. Seja aberto e honesto, dentro dos limites da
prudência e da legalidade. Comunique-se simplesmente, e se possível, com um
pouco de humildade e elegância. Mas, acima de tudo, comunicar é você está em um
relacionamento com essas pessoas, depois de tudo.
2.
Consistência. Às vezes, bons empregados explicam claramente
quais foram as razões de seus desligamentos, mas muitas vezes eles saem por
razões que até mesmo acham difícil de serem explicadas. Quando pressionados,
eles dirão que não houve um incidente ou evento específico que fizesse com que
eles saíssem.
Quase
sempre no coração de uma separação existe algo mundano: Um sentido de minar o
desrespeito causado pela simples, mas persistente, a inconsistência na forma
como eles foram tratados.
Seja
consistente em suas relações com as pessoas. Empregados notam inconsistências
precisamente da mesma maneira que qualquer outra pessoa em qualquer outra
caminhada da vida. Muitos ótimos empregados deixaram as empresas apenas por
causa de um eventual colapso de confiança causado pelo efeito cumulativo, do gotejamento,
pinga-pinga, de uma ladainha interminável de inconsistências.
Quando
você diz que vai fazer uma coisa, faça. Quando você precisa estar em algum
lugar, com alguém, esteja lá. Quando você tiver uma iniciativa que envolva
outros, chame-os, ou pelo menos envolva-los com alguma finalidade. Quando você tiver
um compromisso importante ou aparentemente sem importância, anote-o e faça-o
acontecer. Mostre respeito simplesmente por ser coerente. Aplique a mesma
consistência nos outros.
3.
A oportunidade de fazer um excelente
trabalho. Ninguém vai
receber o seu salário e ficar na empresa enquanto, você faz tudo que é
importante ou mesmo emocionante, ou favorece àqueles que começam a fazer as
coisas boas. Dê às pessoas a oportunidade de fazerem um grande trabalho.
4.
Um decente, gerente não tóxico. A ascensão da agora onipresente
"pesquisa de engajamento dos empregados" aconteceu por causa do temor
da maioria dos departamentos de RH em lidar com uma única e principalmente
gritante questão: Os gestores tóxicos (é mais fácil e menos politicamente
perigoso, realizar um levantamento e tentar fazer alguma coisa, do que enfrentar
um quadro de entrincheirados mandões ou incompetentes).
No
entanto, em todas as pesquisas de desligamento, uma razão consistente encabeça
a lista de por que os bons empregados vão-se embora, são os maus gestores.
Isso
não é complexo: Não faça alguém um gerente, porque ele fez o seu trabalho hoje.
Não faça do seu primo Jimmy um
gerente, porque sua irmã lhe pediu um favor. Não faça promoções no campo de
batalha sob pressão, pois você se arrependerá em um ou dois meses mais tarde.
Você já tem o roteiro: Nomeie gerentes que se comunicam bem, que são
consistentes, que deixam sua equipe fazer um excelente trabalho e que são
razoavelmente competentes no que fazem.
REFERÊNCIAS:
Tradução e adaptação do texto original de:
McKEOWN, L. 4 Things That Keep Employees Loyal
(Hint: It's not money or perks) Inc. Magazine. Disponível em < http://www.inc.com/les-mckeown/how-to-keep-employees-loyal-4-things.html?cid=sf01002>
Acessado em 01 de Ago. de 2013.
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