Pular para o conteúdo principal

Seis coisas que realmente tornam as pessoas produtivas



Você já reparou que algumas pessoas realizam toneladas de atividades e ainda parecem felizes e relaxadas?

Muitas vezes as pessoas perguntam e ficam espantadas como certas pessoas conseguem realizar tantas coisas diariamente e outras não.  Para que as pessoas possam realizar o futuro preferido, a dinâmica do mundo atual, geralmente, exige um alto nível de atividade.

Todas as pessoas têm as mesmas 24 horas em um dia, mas o que faz a diferença em ser mais ou menos produtivas são as escolhas específicas que permitem fazerem o melhor a cada dia e ainda sentirem felizes e relaxadas. Talvez, estas seis dicas vão ajudá-lo a tirar o máximo proveito do seu tempo:

1.   Escolha suas prioridades: Faça escolhas sobre as atividades em sua vida. Com a maioria dos empreendimentos, você pode ir fundo ou ser superficial. Concentre-se em passar o tempo que seja produtivo e ao mesmo tempo divertido. Priorize suas escolhas com base no estilo de vida que você quer ter.

2.   Busque eficiência: Você não faz tudo bem. As coisas que você faz bem, geralmente, dão-lhe maior alegria e requerem menos tempo. Não se envolva em atividades com uma curva de aprendizagem se você não tem a tempo suficiente para tal. Projete sua vida para atender às suas necessidades e reconheça a hora de dizer não para as oportunidades que estão fora do alcance de seus desejos. Viva a sua vida desde a concepção e não como padrão.

3.    Integre suas atividades: Muitas pessoas enlouquecem tentando descobrir como passar o tempo com os amigos, família, trabalho, lazer, etc. Pare de tentar equilibrar o tempo entre todos eles. Encontrar maneiras de apreciá-los de forma combinada. Construa a sua vida social em torno de pessoas em seu ambiente de trabalho. Encontre pessoas de sua empresa que compartilham interesses comuns e desenvolva a sua carreira em torno das pessoas e atividades que você ama. Se tudo estiver fora de sincronia, o levará para um ponto no qual você se sentirá cansado e estressado, e provavelmente, uma mudança iminente, de uma maneira ou de outra, será necessária.

4. Gerencie ativamente os desperdiçadores de tempo: As mídias sociais, amigos, empregados, colegas de trabalho e outros em determinadas circunstâncias podem sugar o seu tempo precioso, se você deixá-los. Planeje o seu tempo para as atividades necessárias. Faça uma escolha para limitar as interações que não o energiza. Quanto aos meios de comunicação social, que podem facilmente ser um buraco negro de tempo e produtividade, use-os de forma adequada e com moderação como uma ferramenta para apoiar os seus esforços e as necessidades sociais.

5. Seja um aprendiz ativo: Você sempre pensou que aprender leva tempo, mas na verdade há sempre novas ferramentas e novas formas de fazer as coisas que você pode economizar tempo em tarefas desnecessárias libertando-o para as suas prioridades. Sempre procure uma nova forma de ter de volta uma hora aqui ou ali. Basta experimentá-la e abandoná-la rapidamente se começa a perder tempo.


6. Mantenha-se alegre: Não há necessidade de se lamentar se você não puder fazer todas as coisas que deseja, porque você pode está lidando com outras coisas que precisa de maior atenção. Isto acontece. O mundo não vai acabar na maioria dos casos, só porque você deixou algumas coisas por fazer. Comemore o progresso e mantenha foco em direção a ser feliz e produtivo. Portanto, ter uma lista do que agrega ou não valor é necessária em qualquer manual de produtividade. Toda realização é uma pequena vitória que se acrescenta a uma grande escalada.


REFERÊNCIAS:      

Extraído e traduzido e adaptado do texto original de:

DAUM, Kevin.  6 Things really productive people do.  Inc. Magazine. Disponível em< http://www.inc.com/kevin-daum/6-things-really-productive-people-do.html > Acessado em 11 de Mai. 2013.

Comentários

  1. Obrigada professor pelas dicas,vou tentar absorve-las o máximo possível no meu dia a dia, estava precisando destas orientações, pois ultimamente venho gastando meu tempo com coisas banais nas redes sociais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o