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Eu sou o chefe! Por que eu deveria me importar se você gosta de mim?



Muitas pessoas acreditam que é possível uma pessoa ser um líder eficaz, sem ser simpático. Isso é tecnicamente verdade, mas você pode não gostar de probabilidades. Um estudo com 51.836 líderes aponta que apenas 27 foram classificados no quartil inferior em termos de simpatia, mas no quartil superior em termos de eficácia de liderança global, apresenta em torno de um em cada 2.000.

O índice de simpatia, com base em dados coletados a partir de avaliações de 360º, mede um amplo conjunto de comportamentos que vão muito além de sorrir e ter uma personalidade agradável.

Simpatia ou carisma soa como uma característica imutável, algo que as pessoas têm ou não. Mas, Zenger e Folkman (2013) sugerem o contrário em sua pesquisa. Os dados das avaliações de 360 graus ​​desses mais de 50.000 líderes destaca sete etapas principais que os executivos podem tomar para aumentar substancialmente a sua simpatia:

1.   Aumente as ligações emocionais positivas com os outros. Assim como a gripe ou um resfriado, as emoções são contagiosas. Se o líder está com raiva ou frustrado, esses sentimentos vão se espalhar para outros. Por outro lado, se um líder é positivo e otimista, as emoções também se espalham. Esteja ciente de seu estado emocional e trabalhe para difundir as emoções positivas.

2.   Mostre a sua integridade. Será que os outros confiam em você para manter seus compromissos e promessas? Eles estão confiantes de que você vai ser justo e fazer a coisa certa? As pessoas gostam de líderes confiáveis.

3.   Coopere com os outros. Alguns líderes acreditam que eles estão em concorrência com outras pessoas na organização, mas o propósito de uma organização é unir os empregados para trabalharem juntos em um propósito comum.

4.    Seja um treinador, mentor e professor. Pense em alguém que tenha ajudado a desenvolver ou aprender uma nova habilidade. Como você se sente sobre essa pessoa? A maioria das pessoas tem boas e positivas lembranças de treinadores e mentores. Ajudar os outros a se desenvolverem é um dom que nunca é esquecido.

5.    Seja uma inspiração. A maioria dos líderes sabe muito bem como conduzir a equipe para obter resultados. Eles exigem excelência. Eles insistem que os empregados atinjam as metas desafiadoras. Em outras palavras, eles estimulam. E os melhores chefes fazer isso também. Mas, isso não é tudo o que fazem. Os líderes mais bem sucedidos também são eficazes para estimularem as pessoas. Eles arregaçar as mangas quando necessário e contribuem com a equipe. Eles se comunicam poderosamente. Líderes inspiradores, como se poderia esperar, são mais simpáticos.

6.    Ser visionário e focado no futuro. Quando os empregados não entendem claramente para onde eles estão indo e como vão chegar lá, ficam frustrados e insatisfeitos, sentindo-se como passageiros sem controle e reclamando da falta de opções. Compartilhar uma visão de futuro e ajudar os membros da equipe a entender como chegar lá, inspira confiança: É difícil gostar de um líder que está perdido no deserto.

7.    Peça feedback e faça um esforço para mudar. Os dados da pesquisa mostram claramente que ​​a maioria das pessoas se classificaria mais simpática do que seus chefes, colegas e subordinados. Como você pode preencher essa lacuna? Existe uma forte correlação entre o carisma de um líder e na medida em que eles pedem e respondem ao feedback dos outros. Feedback de outras pessoas ajuda os líderes a compreenderem o impacto (positivo ou negativo) que eles têm sobre os outros.

Você pode ser mais simpático. Identifique duas das ações da lista acima que seriam mais prioritárias para ajudá-lo em sua situação atual. Uma ótima maneira de começar seria pedir feedback aos membros da equipe para identificar quais atividades teriam mais valor para eles. Faça um plano, identificando algumas etapas específicas que você precisa tomar para melhorar e depois as cumpra. Peça aos outros feedback sobre o seu progresso.

E, a propósito, se você é do sexo masculino, isso é ainda mais importante para você considerar, porque a probabilidade é maior deles gostarem menos de você do que dos seus colegas do sexo feminino, e pode prejudicar a sua eficácia como líder.

REFERÊNCIAS:      

Tradução e adaptação do texto original de:

ZENGER, J. e FOLKMAN, J.  I'm the boss! Why should I care if you like me?  HBR Blog Network. Harvard Business Review. Disponível em<  http://blogs.hbr.org/cs/2013/05/im_the_boss_why_should_i_care.html> Acessado em 10 de Mai. 2013.

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