Segundo
Osborn (1987), devemos incentivar as pessoas a pensarem seguindo uma estratégia
que conduza à criatividade. A estratégia consiste em se perguntar repetidas vezes
a respeito de um problema ou de um processo: “Seria Possível”?
Analise
sistematicamente seus processos, suas atividades, seus produtos ou serviços sob
esta perspectiva e você verá a melhoria contínua acontecer de fato. Então,
pergunte:
Seria Possível?
1. Modificar?
-
O
que acrescentar?
-
Mais
tempo, maior frequência?
-
Mais
forte, mais alto, mais longo, mais grosso?
-
Duplicar,
multiplicar, exagerar?
2. Minimizar?
-
O
que retirar?
-
Menor,
mais condensado?
-
Omitir,
simplificar, dividir?
-
Abaixar,
encurtar, tornar mais leve?
3. Substituir?
-
Outro
processo, ingredientes, material?
-
Outro
lugar, outro modo ou forma?
4. Rearrumar?
-
Redispor
os componentes?
-
Outra
sequência, plano, padrão, leiaute?
-
Outra
pessoa?
5. Reverter?
-
Transpor
positivo e negativo
-
Experimentar
o posto, virar ao contrário ou cabeça para baixo?
-
Inverter
os papéis?
6. Combinar?
-
Usos,
propósitos, ideias e abordagens.
7. Dar
outra utilização?
-
Novas
formas de usar?
-
Outro
uso se for modificado?
-
O
que é mais parecido?
Se
você acha que este conjunto de perguntas não é adequado à sua equipe, mude-o
como achar melhor. Sabe-se que esta técnica, juntamente com a do brainstorming, tem estimulado a
criatividade em todo o mundo, desde 1953, quando o livro de Osborn foi lançado
pela primeira vez.
REFERÊNCIAS
OSBORN, Alex. O poder criador da mente. São Paulo: Ibrasa, 1987.
Comentários
Postar um comentário