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Como despertar a criatividade das pessoas?



Segundo Osborn (1987), devemos incentivar as pessoas a pensarem seguindo uma estratégia que conduza à criatividade. A estratégia consiste em se perguntar repetidas vezes a respeito de um problema ou de um processo: “Seria Possível”?
Analise sistematicamente seus processos, suas atividades, seus produtos ou serviços sob esta perspectiva e você verá a melhoria contínua acontecer de fato. Então, pergunte:

Seria Possível?

1.   Modificar?

-     O que acrescentar?
-     Mais tempo, maior frequência?
-     Mais forte, mais alto, mais longo, mais grosso?
-     Duplicar, multiplicar, exagerar?

2.   Minimizar?

-     O que retirar?
-     Menor, mais condensado?
-     Omitir, simplificar, dividir?
-     Abaixar, encurtar, tornar mais leve?

3.    Substituir?

-     Outro processo, ingredientes, material?
-     Outro lugar, outro modo ou forma?
      
4.    Rearrumar?

-     Redispor os componentes?
-     Outra sequência, plano, padrão, leiaute?
-     Outra pessoa?


5.   Reverter?

-     Transpor positivo e negativo
-     Experimentar o posto, virar ao contrário ou cabeça para baixo?
-     Inverter os papéis?

6.   Combinar?

-     Usos, propósitos, ideias e abordagens.


7.   Dar outra utilização?

-     Novas formas de usar?
-     Outro uso se for modificado?
-     O que é mais parecido?

Se você acha que este conjunto de perguntas não é adequado à sua equipe, mude-o como achar melhor. Sabe-se que esta técnica, juntamente com a do brainstorming, tem estimulado a criatividade em todo o mundo, desde 1953, quando o livro de Osborn foi lançado pela primeira vez.

REFERÊNCIAS

OSBORN, Alex. O poder criador da mente. São Paulo: Ibrasa, 1987.

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