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14 Palavras para reflexão


Apresentamos a seguir o nosso entendimento sobre o significado de 14 palavras voltadas para a orientação pessoal e profissional destacadas na primeira quinzena de abril 2012 no programa de coaching desenvolvido pela equipe de John Maxwell por meio de um vídeo diário intitulado “Um minuto com Maxwell(http://johnmaxwellteam.com).

1.    FAROL. (LIGHTHOUSE). Ter direção e foco é essencial para o nosso sucesso. O farol nos dar a direção certa e no faz manter o foco nos nossos objetivos. Farol é a nossa bússola, guia-nos ao caminho certo sem sair do curso. Na vida é necessário que todos nós tenhamos um farol que para chegarmos aos nossos objetivos, temos que estabelecer metas de curto, médio e longo prazos bem como planos para chegarmos lá de forma segura.
2.    TOLO (FOOLISH). Quem nunca passou por tolo ou que não fez uma tolice um dia? Fazer com que os outros se passem por tolos acreditando em sua mentira ou você passar por tolo, é uma brincadeira saudável. Admita, aproveite o máximo da situação, ria bastante do ocorrido, porém o respeito e o cuidado devem ser sempre lembrados, para que ninguém saia prejudicado. Depois, siga em frente, pois a vida continua e tem que ser vivida no presente.
3.    SUSTENTABILIDADE (SUSTAINABILITY). O ser humano já superou diversos desafios, venceu várias crises e várias guerras, mas seu principal desafio atualmente é a sua própria existência na face da Terra. Uma questão de toda a Sociedade. A sustentabilidade só é verdadeira se ela for deixada como herança para as próximas gerações. É a capacidade de continuidade no longo prazo. É o desenvolvimento equilibrado entre as três áreas interdependentes: social, econômica e ambiental. Portanto, a sustentabilidade é uma questão de toda a Sociedade. A transformação da realidade atual e a busca de uma vida com qualidade, passa pela atuação articulada de todos os agentes sociais: governo, empresas, cidadãos e o 3ª setor.
4.    AUTOCONHECIMENTO (SELF-IMAGE).  O que você acredita em você? O que você pensa sobre você? Como é seu retrato? Ele é real? Como as pessoas o veem?  Nosso autoconhecimento determina o nosso "EU" real ou aberto, conhecido por você e pelos outros. Identifique claramente as características de personalidades positivas: Use-as e elimine ou evite as que não o ajudarão a construir sua imagem. Melhorando nossa imagem, o nosso desempenho melhora. Descubra exatamente quem você é, em seguida, saia para a luta e seja essa pessoa todos os dias. Tenha mais autenticidade e menos carisma. Crie uma imagem que descreva você com precisão, pois os outros veem sua imagem pessoal primeiro, depois o profissional, suas ideias, seu trabalho ou o seu produto. Conhecer bem as particularidades da sua personalidade certamente o ajudará a trilhar no caminho para o verdadeiro autoconhecimento, criará a autoestima, a autoconfiança, a maneira que nos apresentaremos para os outros. Líder lembre-se que as equipes agem de acordo com o seu comportamento.
5.    CELEBRAÇÃO (CELEBRATION). Celebre todos os momentos vividos. Existem vários motivos para celebração: Nossa família, nossos amigos, bons momentos, nossa equipe de trabalho, as nossas conquistas e principalmente a nossa vida. Celebre também, as pequenas conquistas diárias, pois elas vêm primeiro, validam a autoconfiança, pavimentam o caminho para o sucesso posterior, permitem adotar medidas mais ousadas e ampliam seus limites. Quanto mais você louvar e comemorar a sua vida, mais na vida para comemorar.
6.    CONEXÃO (CONNECTION). Todos nós temos a necessidade básica de fazer parte de um grupo, a necessidade social. Uma das coisas mais importantes é ter amigos. Então, comece agora conectando com as pessoas. As redes de relacionamento (networking) e as amizades iniciam-se com a conexão. Uma boa rede de relacionamento é aquela que adiciona valor para as partes, os conectados. Se você quer ter uma rede de relacionamento forte e construir amizades permanentes, comece conectando consigo mesmo, ou seja, esteja aberto às opiniões dos outros, seja o primeiro servir, a dar e a adicionar valor.  Não espere pelos outros, conecte já. Líder conectar-se com os outros é essencial para o desenvolvimento de uma liderança eficaz, pois ninguém faz sucesso sozinho.
7.    SENSÍVEL (SENSITIVE). Ser sensível é sentir a beleza das coisas e das pessoas, saber apreciar o que é bom, justo e verdadeiro. É contribuir com as outras pessoas. É adicionar valor às pessoas. É perceber o sentimento e as necessidades dos outros e proporcionar ajuda.
8.    COMPROMISSO (COMMITMENT). Como você pode pedir que as pessoas deem o melhor de si se você mesmo não der? Compromisso é essencial, nada acontece até nos comprometermos em fazer acontecer. Nada inicia, continua e finaliza bem sem comprometimento. Toda relação só será duradoura se for criada com comprometimento. Compromisso é uma palavra que só funciona se você trabalhar com comprometimento. Dê o melhor de si, foque, comprometa-se consigo, com suas causas e com os outros, você será uma pessoa completamente feliz. Usemos nosso tempo, nosso conhecimento e nossa energia em prol de nossas vidas, de nosso crescimento, de nossa família, de nossa equipe, da nossa empresa e do planeta.
E você líder, questione-se sempre: Sou o melhor líder que posso ser para a minha equipe?
9.    COMPAIXÃO (COMPASSION). As pessoas precisam de compaixão, de graças, de cuidado e de demonstrar cuidado com outras pessoas. Compaixão é a compreensão do estado emocional do outro. A compaixão leva a empatia, pois nos faz sentir-se como se estivessemos na situação do outro, é sentir o outro.  A compaixão é o desejo de aliviar ou minorar o sofrimento do outro. A compaixão é caracterizada através de ações. Compaixão é o amor em ação. A compaixão nos ajuda a sermos mais felizes e fazermos com que os a pessoas ao nosso redor se sintam mais felizes.
10.  INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (EMOTIONAL INTELLIGENCE).  Um dos mais importantes tipos de inteligência e é a maior responsável pelo sucesso das pessoas, pois a maioria das situações de trabalho envolve relacionamento interpessoal.  É saber perceber as situações. É conectar consigo mesmo e com outras pessoas. É a capacidade de autoconhecimento, de lidar e controlar os sentimentos, de gerenciar as emoções, de nos motivamos em prol dos objetivos pessoais e organizacionais, de relacionar-se e perceber o emocional de outras pessoas. Portanto, reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem; lide com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida; dirija as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal; reconheça as emoções no outro e empatia de sentimentos; e interaja com as outras pessoas utilizando competências sociais.
Líder use a sua inteligência emocional para ser um formador e desenvolvedor de equipes e negociador de soluções.
11.  MICROGESTÃO (MICRO-MANAGEMENT). É o controle excessivo das atividades dos empregados. É avaliar nos mínimos detalhes. É não focar nos resultados e sim nos meios. É a centralização do poder decisório. É a promoção da liderança autoritária. No mercado altamente competitivo a microgestão deve ser desestimulada e não promove grandes resultados. É necessário gerenciar com base na confiança excepcional e na delegação, portanto, é necessário desenvolver sua equipe, capacitá-la na autoinspeção e no autocontrole e comunicar valores, normas e padrões. Promova a delegação, a descentralização das decisões e foque nos resultados globais da organização. Promova e sustente as condições para que a sua equipe se comprometa espontaneamente com o propósito comum da organização: Sugira, apõe, defina autoridades e responsabilidades, foque nos resultados, comunique sempre, espere, contrate, conduza discussões e avalie o desempenho. Ofereça a sua equipe uma causa e não apenas tarefas. Preocupe-se com a macrogestão.
12.  POTENCIAL (POTENTIAL). É um dom natural, um presente que nos é dado quando nascemos. Diariamente enfrentamos desafios para que possamos usar ou não nosso potencial humano. A escolha que fazemos é que vai determinar o nosso crescimento e a nossa felicidade. A maioria tende a se julgar incapaz de vencer os desafios e não usam sequer uma fração do seu potencial tornando-se vítimas. Mas, é necessário que sigamos a trilha do crescimento pessoal, percebendo e usando nosso próprio potencial, tendo a coragem de enfrentar os desafios de forma proativa, transformando-os sempre em oportunidades. Aprendendo com cada desafio enfrentado e transformando erros em acertos seguiremos rumo à grandeza.
13.  HÁBITOS (HABITS). Um padrão comportamento que aprendemos e repetimos frequentemente e automaticamente sem pensar como devemos executá-los.  Existem bons e maus hábitos. Temos que substituir os maus hábitos por bons hábitos, pois os bons hábitos nos ajustam ao ambiente, faz-nos levantar. Já os maus hábitos irão nos escravizar.
14.  CUIDADOS (CARING). Se eu gosto de você, eu me preocupo e importo com você. Este cuidado deve acontecer com a família, com os amigos e colegas de trabalho. Líder para que as pessoas o sigam voluntariamente, você que cuidar de sua equipe, sentir e demonstrar preocupação com seus liderados e ser empático. Esta demonstração de cuidado fará com que as pessoas se sintam importantes e fiquem mais motivadas a darem seu melhor. Lembre-se: Se não nos importamos com as pessoas da equipe, elas não vão nos seguir.

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