Pular para o conteúdo principal

3 estratégias usadas pelos líderes eficazes para resolver problemas


Diariamente enfrentamos problemas, alguns pequenos e outros grandes. Na verdade, todos nós fomos contratados para sermos solucionadores de problemas profissionais. A nossa remuneração é baseada na nossa capacidade de resolver problemas e atingir metas. Se você é responsável em resolver os problemas de rotina, a sua remuneração será geralmente perto de um salário mínimo. No entanto, quanto mais complexa ou incerta a questão e quanto mais impacto tem sobre sua organização, você será bem recompensado.

Os líderes eficazes compreendem a importância das entregas. Em outras palavras, o primeiro passo para resolver um problema ou atingir uma meta é assumir a responsabilidade pela solução. Aqueles que não conseguem assumir a responsabilidade não possuem as competências necessárias para se tornar parte da equipe de liderança. Assumir a responsabilidade por solucionar um problema tem um risco, mas os líderes entendem que se deixarem de focar na solução dos problemas para a obtenção dos resultados, o risco será ainda maior para a organização.
 
Aqui estão três estratégias usadas pelos líderes eficazes para resolver problemas:

Estratégia nº 1: Assuma o problema

O líder eficaz não está preocupado com a forma como o problema foi gerado. A questão aqui é que o problema pode intensificar-se e potencialmente ter um impacto negativo em uma meta ou objetivo organizacional. Esse líder deve estar consciente de que culpar os outros é contraproducente para encontrar uma solução.

Por exemplo, você verifica que alguns dos equipamentos de informática fornecidos a você estão desatualizados e não permitirá que você cumpra os requisitos para atender o escopo do projeto.
Em vez de culpar a área de compras, o líder assume a responsabilidade do problema. Ele decide contatar com o patrocinador do projeto para explicar a situação e solicitar os equipamentos necessários para fazer o trabalho direito e na hora certa.


Estratégia nº 2: Identifique claramente o problema.

Antes de tomar qualquer ação, o líder deve entender o problema, ou seja, analisar como ele ocorreu, o seu fenômeno. Enquanto, soluções alternativas podem fornecer somente uma solução temporária, a causa-raiz do problema deve ser identificada e eliminada. Combater os sintomas não resolve o problema, pois as causas-raiz vão agir novamente e o problema vai reincidir no futuro.

Por exemplo, você observa que a os empregados juniores da equipe de manutenção não possuem as competências necessárias para resolver um problema específico. Para sanar o problema imediato, você determina que um técnico especializado sênior auxilie a equipe na solução, mas esta é uma solução de curto prazo. A solução em longo prazo requer que você se reúna com a equipe de RH e discutam quais são os requisitos de competência específicos necessários para a equipe de manutenção.

Estratégia nº 3: Implemente uma política de monitoramento e controle.

Ronald Reagan tinha uma filosofia ao lidar com o estadista soviético, Mikhail Gorbachev: Confie, mas verifique. Identificar o problema e implementar uma solução são importantes, mas os líderes eficazes devem continuamente acompanhar a implementação das ações para assegurar que elas estão funcionando. É ingênuo abrir mão do controle e permitir que outros se apropriem.
O líder é responsável do início ao fim do processo de solução do problema (PDCA)[1].

Gerenciar problemas críticos é parte de função de um líder. Ele deve ser pró-ativo e identificar os problemas antes que eles tenham um impacto negativo nos resultados da organização. Existem alguns problemas imprevistos que vem à tona e um plano de contingência deve ser posto em prática para combatê-los. No entanto, os líderes devem fazer o possível para evitar ou mitigar o efeito dos problemas identificados.

Assumir a responsabilidade pela solução dos problemas faz com que o trabalho dos líderes seja mais desafiador. Portanto, os líderes eficazes veem a gestão de problemas como parte da descrição de suas atribuições e não como mais um trabalho fora de sua rotina diária.

REFERÊNCIAS: 

Tradução e adaptação do texto original de: 3 Strategies used by effective leaders to resolve problems. JMBOK.com. Disponível em < http://www.jmbok.com/blog/2012/02/3-strategies-used-by-effective-leaders-to-resolve-problems/ > Acessado em  09 de Fev. 2012.



[1] Ciclo PDCA (ou ciclo de Deming). É a seqüência de atividades que são percorridas de maneira cíclica para melhorar atividades. P – Plan (Planejar), D Do (Executar)  C- Check (Verificar) A – Act (Agir).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o