Pular para o conteúdo principal

Três Estratégias para iniciar uma mudança de carreira

Onde você quer estar daqui a cinco anos? Você tem uma idéia clara? O que o motiva a crescer na carreira corporativa? Antes de fazer uma mudança de carreira, tenha uma razão clara. Depois, é importante que você documente onde você está hoje. Em gerenciamento de projetos, isto é conhecido como sua linha de base (baseline). Em outras palavras, você deve conhecer seu ponto de partida.

Em alguns casos, as pessoas fazem uma mudança para melhorar a sua remuneração. Para outros, remuneração é apenas uma parte da equação. Muitas pessoas querem um melhor equilíbrio entre trabalho e vida. Surpreendentemente, algumas pessoas querem maiores desafios.

Se o que você faz já é uma rotina, é hora de direcionar sua carreira para uma posição diferente. Em vez de permanecer complacente, esteja preparado para dar um grande salto. Enquanto este movimento pode lhe parecer um pouco arriscado, uma pessoa empreendedora e batalhadora está interessada no potencial de recompensas futuras.

Quando você estiver pronto para iniciar uma mudança, aqui estão alguns fatores a serem seguidos:

Fator 1: Qual é a sua estratégia?

Sua estratégia é composta da sua missão e visão. Missão é o que define você. Em outras palavras, o que você quer ser quando crescer? Para muitas pessoas, as escolhas das suas carreiras mudam à medida que amadurecem. Antes você queria ensinar em uma faculdade, mas agora você quer viajar pelo mundo. Para começar essa jornada, você está pensando em buscar uma graduação em negócios internacionais on-line.

Sua visão permite que você tenha uma perspectiva de longo prazo. Você é capaz de dar um passo atrás e considerar os benefícios. Você se imagina gerenciando equipes de projeto em Zurique, na Suíça, ou em Toronto, Canadá. Através da criação de metas, suas ações tornam-se alinhadas com sua visão.

Fator 2: Qual é o seu estudo de caso?

O estudo de caso (business case) é a sua versão da análise de custo/benefício. Em outras palavras, o que você deve oferecer para receber os benefícios? Para aqueles que estão mudando de negócio, esta mudança pode exigir mais educação, treinamento, ou experiência de trabalho.

Você deve planejar cuidadosamente quanto tempo vai demorar até que você esteja totalmente preparado. Este movimento pode significar aceitar um salário menor do que você está recebendo agora. Claro, você está fazendo sua lição de casa e é necessário compreender o impacto desta diferença salarial.

Fator 3: Qual é a sua ação inicial?

Nada acontecerá até que você crie um plano, identifique os itens de ação-chave e comece a trabalhar na atividade nº 1. Dar o primeiro passo é sempre difícil, e você pode esperar desafios. Algumas pessoas, mesmo amigos e familiares, vão criticá-lo por perseguir seus sonhos. Você deve ter o empenho e perseverança para continuar seguindo o seu plano de ação.

É importante que você procure orientação de profissionais no negócio escolhido. Quanto mais bem sucedidas são essas pessoas, mais elas estão dispostas a ajudar. Quando você demonstrar que você é sério, eles vão fazer o possível para ajudá-lo a ter sucesso. Encontrar um mentor pode fazer uma enorme diferença em seu período de transição.

Muitos de nós sabemos qual é a hora de fazer uma mudança em nossas carreiras, mas temos medo de começar. Em alguns casos, o medo é real, mas, na maioria das vezes, é imaginado. Independentemente, se a mudança de carreira é importante para você, não deixe que o medo o impeça de realizar seus objetivos de longo prazo.

REFERÊNCIAS: 
  
JMBOK.  3 Strategies to Initiating a Career Change. Disponível em http://www.jmbok.com/blog/2012/01/3-strategies-to-initiating-a-career-change/ Acessado em 22 de Jan. 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...