Contar uma boa história pode ajudá-lo a conquistar uma pessoa, uma equipe, um executivo, um recrutador ou um grande público. Mas como é isso? As melhores histórias não apenas comunicam informações ou provocam uma reação emocional, também são uma ferramenta para persuadir e motivar as pessoas. Portanto, comece contextualizando sua história, vinculando-a ao caso que está tentando construir. Adapte-a às necessidades do seu público: fale com as ansiedades ou preocupações específicas dele e evite banalidades insípidas que possam se aplicar a qualquer pessoa. Seja claro sobre o que você deseja que eles façam. Se você dá conselhos práticos e orientações ao seu público, você o capacita a agir e fazer sua própria história. Finalmente, seja humilde. Não tenha medo de compartilhar histórias de fracasso, momentos de fraqueza ou ocasiões em que você precisou da ajuda de outras pessoas. A humildade genuína mostra que você tem capacidade para crescer e aprender, com a qual todos podem se identificar. É claro que contar uma boa história requer prática, mas se bem feita, ajudará a construir credibilidade para você e suas ideias.
REFERÊNCIAS:
Tradução livre e adaptação do texto original de: Use Storytelling to Persuade and Motivate Your Audience. The Management Tip of Day – HBR, 26 de Out. 2020.
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