Todo líder de equipe sabe que é
importante manter as melhores pessoas. Mas, quando surgem
problemas de retenção, é fácil culpar alguém, exceto a você mesmo. Em vez de apontar o dedo, pense muito sobre por que seus melhores
empregados podem pensar em sair e o que é necessário para aumentar o
engajamento deles. Considere a possibilidade de você ou
outros líderes terem contribuídos para o problema. Não
confie em seu instinto, no entanto, colete alguns dados. Por
exemplo, pesquisas rápidas e frequentes ou feedbacks contínuos podem ser úteis
para manter o controle sobre como os empregados se sentem em relação aos seus
trabalhos e o que a liderança está fazendo. Você pode
ouvir algumas verdades desconfortáveis quando pede opiniões, mas não fique na
defensiva. Esteja aberto para ouvir e mudar a forma como
você gerencia com base no que as pessoas dizem. A boa
notícia é que, se os empregados perceberem que você está disposto a fazer
alterações significativas para melhorar o engajamento e o ambiente de trabalho,
alguns deles se sentirão apoiados e inclinados a permanecerem.
REFERÊNCIAS:
Tradução
e adaptação do texto original de:
HBR – Harvard Business Review. The management tip of the day. Are You Doing Enough to Retain Your Best
Employees? 14, Jan. 2019.
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