Quando um colega de trabalho lhe solicita um feedback, ele espera que o
mesmo seja útil. Mas, é necessário que você se conecte ao que é importante para
ele, e separe-o de suas crenças e preferências pessoais, pois ele não poderá agir
sobre isso. Enfatize fatos, não interpretações. Isso significa ficar longe de
comentários subjetivos, do tipo: ela é egocêntrica. Ele não tem confiança. Mesmo se você
acredita que o comportamento de um empregado decorre da falta de confiança, por
exemplo, essa é apenas sua opinião; pode ou não ser exato. Aponte para
comportamentos específicos: ele não contribui durante as reuniões. Ela me
interrompe quando estou falando. E garanta que seus comentários incluam notas
negativas e positivas, o que ajuda a neutralizar seus preconceitos e preferências
pessoais. Para o seu colega melhorar, ele precisa saber o que estão fazendo bem
e onde tem espaço para crescer.
Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS: Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy. Bu...
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