Pular para o conteúdo principal

Convença um sabe-tudo a considerar outros pontos de vista


Quando alguém tem 100% de certeza de que está certo, convencê-lo do contrário não é uma tarefa muito fácil. Para fazer com que a pessoa possa considerar outro ponto de vista, use essas duas dicas: a primeira é fazer perguntas: se o sabe-tudo está se prendendo a um lado de um problema, você pode dizer algo como: "você já viu uma situação em que o oposto era verdadeiro?". Tente convencê-lo a repensar suas suposições e olhar para a situação de forma diferente. Se as perguntas não funcionarem, use a segunda abordagem: pare por um tempo. Por exemplo, você pode adiar a conversa para reunir dados que suportem seu argumento. Você pode dizer: "antes de tomarmos uma decisão, eu gostaria de coletar alguns dados sobre como as pessoas veem a qualidade do serviço. Podemos nos reunir novamente na próxima semana para discutir isso". Use esse tempo para considerar outras opções ou procurar conselhos de colegas sobre como mudar a mente do sabe-tudo.

Fonte: Tradução livre e adaptação do texto original Persuade a Know-It-All to Consider Other Points of View. HBR – The Management Tip of the Day, March, 21, 2018

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco habilidades que os supervisores de produção enxuta precisam

Os supervisores de produção enxuta  (lean production) sãomuitas vezesas engrenagensfundamentais noprocesso de melhoria das empresas. Estão na fronteira entre agestão da empresa eo “chão de fábrica”, lidam com questõesde entrega eajudam os seus subordinados a entregarem asmelhorias necessárias.
MikeWroblewski, diretor do Instituto Americano Kaizen, recentemente destacou cinco principais habilidadesexigidaspelos supervisores de produção enxuta necessárias para se sobressairem em suas funções:
1.Excelente conhecimento técnico.É essencialque ossupervisores de produção enxuta sejam um especialistasnas atividades sobre as quaiseles temresponsabilidade.Elesdevem conhecer osprocessos envolvidos de dentro para fora. 2.Conhecimento das responsabilidades de cada um. Parte desua interface com agestãorequer uma compreensão clara da descrição de cadacargo, de saberaspolíticas da empresa oude outras normas dolocal de trabalho.
3.Um especialista em Kaizen. O supervisor de produção enxuta deve teruma sóli…

Série Ferramentas de Gestão: FTA

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas
FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a:
-Melhoria de um produto ou processo já em operação. A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto.
A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e eliminar problemas potenciais de forma siste…